sábado, 28 de março de 2015

AC ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE


Conscientizar a população e alertar sobre a prevenção ao câncer de pele. Estes são os principais objetivos da primeira edição da Assembleia Cidadã 2015, que aconteceu na manhã deste sábado (28), próximo à estátua de Iemanjá, na Praia do Meio. Foram distribuídos mais de 300 kits à população com orientações educativas no local. O evento aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, Dia 8 de abril.
Foto Eduardo Maia
"A Assembleia Legislativa sai do prédio e vai de encontro às pessoas, mostrando a preocupação da Casa com a população. Vamos dar continuidade a ações como essa que trata de um assunto tão importante como a prevenção ao câncer", disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB).
A ação disponibilizou ainda uma tenda com um especialista em dermatologia. O médico João Gomes atendeu à população que apresentava algum sintoma de doenças de pele. “Foram detectadas pelo menos 90 lesões pré-cancerígenas e pelo menos um caso confirmado de câncer de pele. Nesse caso, as pessoas são orientadas a procurar um centro especializado em atendimento”, disse o dermatologista.

Natal é a cidade com maior incidência de radiação ultravioleta. Na América Latina, só perde para La Paz. “Diante deste cenário, nosso objetivo é levar às pessoas o maior número de informações possíveis para que elas se conscientizem sobre os riscos de se expor ao sol indevidamente”, disse Magaly Cristina, coordenadora do projeto Assembleia Cidadã.

A dona de casa Janeide da Silva saiu de casa para praia com as netas sem passar o protetor solar, mas ao passar na tenda da Assembleia Cidadã logo teve consciência do perigo e corrigiu o erro. “Vi que eu estava errada, fui orientada e ganhei um protetor solar. Já estou passando nas minhas netas”, disse Janeide.

Sônia Gouveia também estava na praia e foi orientada sobre os riscos para quem não se protege dos raios solares. “O sol está muito quente e é preciso usar sempre o protetor solar. Agora não saio de casa sem ele”, disse Sônia.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos educativos, kits com boné e protetores solares, além de atividades recreativas para todos os banhistas. Como atividades físicas, foram disponibilizados 'slacklines', alongamento com faixas elásticas, atividade funcional, circuitos com bola e frescobol.
 
Câncer de pele
O câncer de pele é uma doença frequente, sendo o mais incidente no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o carcinoma basocelular e epidermóide são os mais comuns e correspondem a 70% e 25%, respectivamente, dos casos totais de câncer de pele. O câncer de pele não melanoma é mais frequente em adultos, com picos de incidência por volta dos 40 anos.

Assembleia Cidadã
A Assembleia Cidadã oferece ao município visitado serviços como: retirada de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), oficinas de capacitação profissional, oficinas de artesanato, oficinas de educação, corte de cabelo, atendimento médico adulto e infantil, orientação em saúde bucal, recreação infantil, lazer para a comunidade, apresentações culturais, dentre outros. O objetivo é facilitar o acesso à informação e a assistência, para dessa forma, contribuir com a formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres.

A missão da Assembleia Cidadã na atual gestão é promover ações de cidadania sem fins lucrativos, em forma de mutirão, levando à população carente de municípios pré ­selecionados do Rio Grande do Norte, atendimentos nas áreas de ação social, saúde, educação, cultura e lazer.

quarta-feira, 25 de março de 2015

BRASIL NA BANGUELA, REAVALIE-O

CRÔNICA Dutra Assunção
Lembro um fato que presenciei  em 1991/92 no Banco do Brasil em Campo Grande/RJ. Naquela época, mesmo nas grandes e médias agências não existia salões com cadeiras ou confortáveis acentos em área de espera para aguardar o moroso atendimento aos clientes. Nem tão pouco, uma maquininha expedindo uma senha para passar o tempo vendo e conferindo, conferindo e torcendo para a sua vez chegar. Era mais ou menos 15h, o salão sem os potentes ar condicionados que amenizam as irritações nos dias de hoje. Notava-se um mal estar no ar. Os cariocas, irrequietos, falantes e comunicativos por um olhar iniciava um papo pra lá de metros, extravasando a situação econômica e política que atravessava o país.  Assim passava o tempo naquele enorme salão parecendo uma ante sala de uma Torre de Babel. 
De repente, um senhor de meia idade, bate uma, duas, três vezes violentamente em um dos modernos terminais eletrônicos já instalados. Arranca a cobertura da máquina, joga no meio do salão, enfurecido chuta a estrutura onde estava montado o equipamento, derruba, quebra tudo. Veio um segurança, não conteve a fúria, dois, três e seguraram o homem desesperado porque seu salário não tinha sido depositado. Brasil assim, não o mais queremos, nunca mais. Mera coincidência por outras circunstâncias e condições. Um momento atual diferenciado: paira no ar, fluidos de desconfiança, medo, impunidade e impotência. As filas domadas - seres domesticados pagam tributos, altos impostos para que se sintam os terminais do sistema onde recebem as prendas, sorteios e benefícios como gado. Selecionadas raças, conveniências territorial para cada origem e região de uma República Federativa sem liderança, sem comando, sem um Estadista.

terça-feira, 24 de março de 2015

RAIMUNDO FERNANDES LAMENTA FALTA DE ÁGUA EM QUATRO MUNICÍPIOS DO OESTE

O deputado Raimundo Fernandes (PROS) lamentou na tarde desta terça-feira (24), em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, a falta de ação para solucionar o problema de abastecimento de água em São Miguel, Coronel João Pessoa, Venha Ver e Doutor Severiano, municípios da região Oeste.“O juiz da comarca de São Miguel determinou, no dia 19 de janeiro, que o Estado, no prazo de 60 dias, conclua e ponha em funcionamento obras que garantam a continuidade da rede canalizada destes municípios. Esse problema se arrasta desde o governo passado”, disse o deputado.
Durante o pronunciamento, Raimundo Fernandes disse que nesta quarta-feira viaja a Brasília, em companhia do prefeito de São Miguel Dario Vieira (PP) para uma audiência no Ministério da Integração Nacional. O objetivo é tentar conseguir recursos para amenizar a situação daqueles municípios.

De acordo com o parlamentar, a decisão judicial determina que o problema seja solucionado por meio de adutora expressa, adutora de engate rápido, perfuração de poços ou outra solução tecnicamente adequada.
 
Em aparte, o deputado Fernando Mineiro (PT) lembrou que esse foi um assunto bastante discutido no ano passado, inclusive com as sugestões de adutoras de engate rápido e de perfuração de poços, mas não foram atendidas. O líder do Governo disse que espera que o governo atual tenha condições de sanar o problema.
F: ALRN  - Foto Eduardo Maia

AGRIPINO COBRA INÍCIO DE OBRAS DA ADUTORA EM CURRAIS NOVOS

Em função do discurso em plenário do senador José Agripino, nesta segunda-feira (23), cobrando do governo federal explicações sobre a demora na construção de uma adutora de engate rápido para levar água da Barragem Armando Ribeiro (Assú) até Currais Novos, o diretor geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Walter Gomes, entrou em contato hoje pela manhã com o parlamentar para informar que a obra já está contratada pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e deverá começar efetivamente no mês de abril.
 F: AssCom

quarta-feira, 18 de março de 2015

PADRE MONTEIRO INAUGURA MINHA INSPIRAÇÃO

                               PADRE MONTEIRO INAUGURA MINHA INSPIRAÇÃO
Crônica - Dutra Assunção


Padre Monteiro - Voz austera, reflexiva, um grande orador
  1. Certa vez conversando com um santanense que considero um arquivo e acervo da cultura de Santana do Matos, tocamos no assunto, ouvi atentamente quando ele me falava dos costumes, hábitos e manias dos prefeitos da cidade. Traçamos ali um ligeiro perfil dos ex prefeitos da terra da vaquejada - Padre Monteiro ganhou em disparada quando foi citado o termo, o evento " Inauguração ", O vigário ficava fora, o político entrava em ação. Podia ser até benfeitorias no cemitério, era assunto pra lá de metros para um longo sermão. Infelizmente na época não existia tantas máquinas fotográficas, em compensação na criatividade desse meu amigo, reproduzo aqui um momento de pura ilustração sobre a construção da cidade. Naquela gestão foi pavimentada grande parte das ruas e praças. Corria boca a boca e mundo afora a fama de prefeito padre e trabalhador. Como se fora um momento para fotos, tal qual uma inauguração, o prefeito depois das 11 horas da manhã, sol quase a pino, sistematicamente, todos os dias antes do almoço fazia uma visita rua acima, rua abaixo inspecionando as obras. Quando avistava um grupo de pessoas conversando debaixo dos pés de figo, (mera coincidência) aos dias de hoje - interrompia a caminhada e arregaçando a batina até o joelho carregava alguns paralelepípedos amontoados nos canteiros até onde estavam os pedreiros. Repetia o carrego até que os olhares se transformassem em câmeras fotográficas. Padre Monteiro, o prefeito - uma página viva, imortal da história de nossa gente.

terça-feira, 17 de março de 2015

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO DE ENSINO MÉDIO NO MPF

O Ministério Público Federal abriu inscrições para o concurso de estágio de nível médio, voltado a alunos da rede estadual de ensino, com vagas para os municípios de Natal, Assu e Pau dos Ferros. Os interessados podem se inscrever até a sexta-feira, 20 de março.

Os alunos devem preencher a ficha de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.prrn.mpf.mp.br/concursos/estagiarios/2015, e comparecer à respectiva procuradoria (ver endereços abaixo) portando o original e cópia do comprovante de matrícula, do histórico escolar e do documento de identidade e CPF. Além disso, os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais devem levar laudo médico, em conformidade com o edital.

Para inscrever-se, os pré-requisitos são: estar matriculado e efetivamente frequentando as aulas no ensino médio em escola da rede estadual; ter concluído o 1º ano do ensino médio; não concluir o ensino médio no 1º semestre de 2015; ter média aritmética entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática igual ou superior a 6,0. Para quem estiver cursando o 2º ano, valerá a média das notas do 1º ano. Os alunos que cursam o 3º terão a média calculada entre as notas das duas disciplinas no 1º e 2º anos.

Estão reservadas 10% das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo aos portadores de necessidades especiais. O interessado devem anexar à documentação de inscrição um laudo médico, apresentado em original ou cópia autenticada, expedido no prazo máximo de 90 dias antes do término das inscrições. Também há reserva de 10% das vagas para as pessoas que se declararem participantes do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-raciais.

Provas - O Processo Seletivo consiste na aplicação de provas escritas, objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que irão avaliar conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos habilitados serão convocados para realizar a prova, na data provável de 12 de abril. O local e o horário, bem como a lista de habilitados, serão divulgados no endereço eletrônico www.prrn.mpf.mp.br e nos quadros de avisos das três procuradorias.

A aprovação não gera o direito à contratação do estagiário, que poderá ser ou não realizada, segundo a necessidade, a conveniência e a oportunidade, a critério da Procuradoria da República no RN. O processo seletivo tem validade de 12 meses e poderá ser prorrogado por igual período. A jornada semanal de estágio será de 20 horas, distribuídas em quatro horas diárias, sem prejuízo das atividades discentes. A bolsa mensal é de R$ 540, mais auxílio-transporte.

Locais para Inscrição:

PRRN- Natal:
Avenida Deodoro da Fonseca, 743. Tirol.
Fone: (84) 3232- 3995

PRM – Assu:
Rua Sinhazinha Wanderley, 912. Centro.
Fone: (84) 3331-7256

PRM- Pau dos Ferros:
Avenida Getúlio Vargas, 1911. Centro.
Fone: (84) 3351-3600

sexta-feira, 13 de março de 2015

JORNALISTAS, SOCIÓLOGOS E INTERNAUTAS A FINA FLOR DAS REDES SOCIAIS

As redes sociais se transformam na fina flor do jornalismo. Ecléticas são as opiniões como se fora uns "Editoriais"  . Destacam-se os mais críticos, alguns sarcásticos, arrogantes, descompromissados com as regras e normas, verdadeiros neuro-intelectuais anárquicos. Seus textos são consumidos pela carência de outros conteúdos que poderia ser jornalístico ou não. Em determinados casos, sim, encontramos as entrelinhas e contrapontos com argumentos e opiniões acima da sofismada guerra morna entre oposição e governo. Cursos e diplomas estão disponíveis e entregues. constituindo-se numa enxurrada de falsas identidades. No Brasil continental, um Nordeste sofrido, carente que antes de produzir tem suas possibilidades tuteladas pelo sistema, uma esmola como ração, substituído o leite em pó de outras décadas por pacotes que controlam a fome específica, entregando-se o peixe sem ensinar a pescar. 

quinta-feira, 12 de março de 2015

COMBATE À SECA È TEMA DE AUDIÊNCIA NA ASSEMBLÉIA

O combate à estiagem no Rio Grande do Norte será tema de audiência pública na manhã desta sexta-feira (13). O evento ocorrerá no Plenário na Assembleia Legislativa, a partir das 9h30, e pela primeira vez utilizará o recurso de videoconferência, integrando outros municípios do interior do estado. Dessa vez, a população de São Tomé e Angicos participará da discussão através do recurso.

Atualmente, o Rio Grande do Norte sofre com o colapso de água e, de acordo com os dados da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), dez municípios estão em colapso no abastecimento: Pilões, Doutor Severiano, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias. Outras quatro cidades estão em rodízio de abastecimento: Acari, Caicó, Currais Novos e Equador.

A audiência pública foi proposta pelo deputado Hermano Morais (PMDB), que enalteceu a importância de discussão sobre o tema. “O poder público não deve abster de um tema tão importante para a população, e mais do que discutir, tem que buscar soluções imediatas à emergencial questão”, destaca o deputado Hermano.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), lembrou ainda da importância de debater o assunto com a população nos municípios. “A seca atinge todo o Rio Grande do Norte e a Assembleia tem a preocupação de debater o assunto com a população no interior e a videoconferência fará a ligação entre os municípios”, comenta Ezequiel.

Além dos deputados estaduais, confirmaram presença na discussão representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetarn) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), além de prefeitos e representantes da sociedade civil.

Videoconferência
Na primeira Audiência Pública do ano, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte transmitirá, de forma inédita, todo seu conteúdo por meio de videoconferência. Serão instalados nos auditórios das Câmaras Municipais de Angicos e São Tomé equipamentos que permitem a recepção e transmissão de imagens via internet. Dessa forma, o público presente nestes espaços poderá assistir e interagir, em tempo real, com o público da audiência pública.
F: AssImp AL
Foto: Eduardo  Maia

segunda-feira, 9 de março de 2015

WALTER ALVES É OFICIALIZADO VICE-LIDER DO PMDB NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O deputado Walter Alves, no primeiro mandato de federal, foi oficializado essa semana como vice-líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. A escolha já havia sido feita no início do mês
Como vice-líder, Walter terá a prerrogativa de substituir o líder em ausência, terá atribuições regimentais e poderá fazer uso da palavra, orientar a bancada, indicar candidatos à Mesa e participar de qualquer Comissão de que seja membro, sem direito a voto, mas podendo encaminhar a votação de qualquer proposição sujeita à deliberação em plenário.

Walter destacou que vai trabalhar para manter a bancada do partido unida na ausência do líder Leonardo Picciani, deputado federal pelo RJ, e que o PMDB possui a maior bancada da Câmara. Ao todo, são 66 parlamentares. O parlamentar também destacou que a legenda manteve a Presidência da Casa, que antes era do deputado Henrique Alves e que agora está com o deputado Eduardo Cunha.

MPF DENUNCIA ENVOLVIDOS EM LAVAGEM DE DINHEIRO E EVASÃO DE DÍVIDAS

Desdobramento da “Operação Pomar” identificou ramificação no Rio Grande do Norte do esquema que gerou prejuízos de R$ 4 bilhões aos cofres públicos
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ofereceu denúncia contra quatro envolvidos no esquema ilícito investigado pela chamada Operação Pomar, que inicialmente não havia identificado ramificações em território potiguar. Edenilson Sebastião Cazula, Theógenes Costa da Silva, Eduardo Francisco Barbosa e Eliane Cristina Vieira da Silva foram denunciados por crimes como evasão de divisas e “lavagem de dinheiro”, através de uma empresa de fachada sediada em Natal.

A Operação Pomar foi deflagrada em São Paulo, em 2011, e apurou um esquema que incluía corrupção de agentes públicos, falsificação de documentos, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, subfaturamento de importações, descaminho e evasão de divisas. Estima-se que a quadrilha tenha causado, direta ou indiretamente, prejuízo de aproximadamente R$ 4 bilhões aos cofres públicos.

A nova denúncia, de autoria do procurador da República Rodrigo Telles, trata de uma ramificação do esquema no Rio Grande do Norte. Os envolvidos utilizaram uma empresa de fachada, constituída com documentos falsos, para promover ilegalmente a saída de divisas para o exterior, mediante contratos de câmbio baseados em operações de importação fictícias; além de usarem “laranjas” para receber e movimentar recursos provenientes do esquema.
F:AssCom PR/RN