quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ESTADO PODE GANHAR MAIS DELEGADOS NO CNPC EM EVENTO DE MOSSORÓ


O Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, realizará encontro descentralizado para as eleições do Conselho Nacional de Políticas Culturais no próximo sábado (19), em Mossoró. O processo eleitoral é realizado por meio da plataforma digital, mas, na ocasião, o Rio Grande do Norte poderá somar mais delegados ao CNPC, já que a definição do número final é proporcional à quantidade de presentes de cada setorial nesses eventos.

O encontro será na Estação das Artes e começa às 9h com roda de conversa sobre os temas “Participação Social na Gestão Cultural” e “Programas e Editais do MinC”. Às 14h, o debate será sobre cada setorial e o encerramento terá Painéis de Regentes de Corais Funarte/UERN, a partir das 18h30. 

Cada estado tem direito a, no mínimo, 16 delegados – um de cada setor (Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro). Mas o edital “premia” os setores que mais se mobilizaram para as reuniões presenciais.

Até 30 inscritos na respectiva área, elege-se um delegado para o Fórum Nacional Setorial; de 31 a 100 inscritos, são eleitos dois delegados e a partir de 101 inscritos, são eleitos três delegados.

No último sábado (12), o Ministério da Cultura realizou o encontro em Natal e o Estado somou mais três delegados, ficando com o direito de eleger 19. Os setores com maior representação no Rio Grande do Norte foram os do Livro, Leitura e Literatura e da Dança. Cada um deles teve 50 presentes no sábado. O de Teatro teve 39 participantes.

Ao todo, no fórum potiguar já são mais de mil inscrições entre candidatos (maiores de 18 anos, com atuação comprovada) e eleitores (maiores de 16 anos). Interessados podem se candidatar até 26 de setembro. A votação segue até 7 de outubro.

Para ser eleito, o candidato precisa de três ou mais votos. O principal objetivo dos encontros é explicar melhor como funciona o processo eleitoral do CNPC e discutir o aperfeiçoamento de políticas.

Fundação José Augusto
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Assessoria de Imprensa - (84) 3232 5321
Isabela Santos - (84) 9916 1236
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário