segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

DESSALINIZADOR INSTALADO NA COMUNIDADE DE RESIDÊNCIA


Dessalinizador Dessalinização é o nome dado ao processo de retirada do excesso de sal e outros minerais da água, com o objetivo de torna-la própria ao consumo humano.


Já está funcionando em caráter experimental, por 10 dias, um Dessalinizador na comunidade de Residência em Santana do Matos/RN. Após essa fase, será recolhidos 2 litros do produto como amostragem para ser encaminhada em condições adequadas para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), onde serão feitos testes laboratoriais para determinar a qualidade do produto a ser, enfim, liberado para consumo humano.

A prefeita Lardjane escuta atentamente as explicações do projeto por Dutra Assunção e faz questão de conhecer o equipamento a ser instalado, acompanhada do Secretário de Agricultura Patrício Pinheiro e a assessora das Associação, Socorro Silva.
O projeto executado pela prefeita Lardjane Ciriaco(DEM) foi mais um compromisso de campanha quando citava o abandono e o descaso com a zona rural do município. No projeto do Dessalinizador foram cumpridas todas as etapas do programa referente a prefeitura em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Esse departamento já tinha perfurado um poço no local em parceria com o proprietário das terras, opção essa, oferecida pelo próprio órgão federal a vários proprietários da região mediante a contrapartida dos interessados e que os benefícios fossem estendidos a todos que morassem no local.
 


Dutra Assunção em reunião com a comunidade explica a prefeita e a todos os presentes a importância do projeto em oportunizar água potável com qualidade aos moradores do lugar, sendo necessário que a Associação se una, tornando-se forte e organizada para não depender de supostas lideranças com outros interesses.


Em Residência, após a perfuração do poço, o próprio DNOCS indicou a instalação de um dessalinizador no local, após verificar o preenchimento dos pré-requisitos exigidos e existentes no local a justificar tal investimento, à exemplo das condições naquela localidade, veja os ítens para sequenciar o projeto com a instalação do dessalinizador:
a)     Poço já perfurado e com evasão suficiente para instalação do equipamento;
b)    Configuração de local de fácil acesso, ao lado de uma RN (rodovia regional);
c)     Existência de uma Associação de moradores na comunidade;
d)    Carecer, a região, de reservatórios de outra natureza, configurando escassez de água para consumo humano;
e)     Evasão do poço adequada (Na época da perfuração 2013, previram os técnicos do DNOCS 5 a 6 mil L/Hora);
f)      Doação do terreno de 20 x 20 m² pelo proprietário das terras à prefeitura com instruções específicas e registradas em cartório para que o local doado seja para instalação de um dessalinizador e que o produto dessalinizado seja distribuído para os moradores da comunidade com gerenciamento, organização e critérios da associação local.
O secretario de agricultura Patrício Pinheiro, o pecuarista Dutra Assunção e o  representante da associação de Residencia Kerginaldo Varela, visitaram o projeto modelo de dessalinização no Rio Grande do Norte, instalado em Caatinga Grande - comunidade situada a 10 KM de Santana do Seridó. Na segunda foto Dutra Assunção escuta Dona Eva, a responsável pelo funcionamento do processo de dessalinização daquela localidade que abastece os moradores de mais duas comunidades vizinhas, cerca de 300 famílias. A visita a Caatinga Grande por iniciativa do idealizador do projeto foi de suma importância, servindo como referencial ao projeto que seria implantado em Residência.

Vencidas todas essas etapas, com algumas dificuldades, esperas e correções, hoje temos a conclusão e operacionalização do Dessalinizador em Residência.


Secretários Patrício Pinheiro e Chefe de Gabinete Hélio Macedo visitam local onde seria feito o tanque para concentração dos rejeitos do processo da dessalização em Residência.

Em tempo, é válido ressaltar e reconhecer o empenho de pessoas que durante meses  estiveram presentes e dando apoio aos que acreditavam na realização deste projeto, que é pioneiro e de grande importância, dados os benefícios que trará à população local.
O equipamento, produzindo água de qualidade para consumo será oficialmente entregue à Associação de Desenvolvimento Comunitário de Residência (A.D.C.R.) a associação local, sendo a produção do Dessalinizador destinada exclusivamente para consumo dos moradores da localidade, exatamente devido à estiagem, quando a evasão do poço diminuiu significativamente nos últimos meses. Brevemente a associação vai reunir seus associados e traçar os rumos e gerenciamento do projeto. A agua processado em dessalizadores tem um custo, necessita de manutenção técnica especializada, manuseio e organização. Tudo isso ao alcance de uma comunidade unida, à exemplo dos 20 dessalinizadores instalados e funcionando normalmente em assentamento no interior do Estado do Rio Grande do Norte.

Secretário de Agricultura Patrício Pinheiro sempre presente nas etapas da obra: na primeira fase coordenando a escavação da vala para colocação dos rejeitos, depois na colocação da lona impermeabilizante para proteção do solo. 


Em meados do ano visitou o Açude da Pedra o coordenador do DNOCS José Eduardo Alves Wnderley,  na oportunidade acompanharam o visitante o Secretário de Agricultura Patício Pinheiro e o funcionário da Caern Jucelino Guimarães. A partir desse momento o município foi contemplado com a perfuração de oito poços, sendo sete de vasão positiva e pronto para serem ativados por suas comunidades envolvidas,
dois sistemas simplificado de abastecimento de água nas comunidades de  Coroas Limpas e Bom Jesus. Ao mesmo tempo começaram os contatos do Coordenador do DNOCS com a prefeita Lardjane que culminou com o fechamento da parceria para a construção e instalação do dessalinizador em Residência. Na segunda foto os técnicos Acácio e Paulinho dão os ajustes finais no dessalinizdor.

O projeto envolveu diretamente o DNOCS, a Prefeitura de Santana do Matos e o proprietário da terra, onde foram investidas significativas importâncias para à aquisição dos equipamento, instalação e infraestrutura para funcionamento.

AGRADECIMENTO E EMPENHOS

Cito aqui o empenho e determinação da prefeita Lardjane, do Coordenador do DNCOS no RN José Eduardo, os Secretários da Prefeitura Municipal de Santana, do Matos Washington Luiz Junior (Obras), Hélio Macedo (chefe de Gabinete), Rubens Nélio (setor de licitação – que justificava e dava explicações sobre a demora e tramitação dos processos licitatórios), ao representante da Associação de Residência Kerginaldo Varela, aos oito funcionários da prefeitura, ao tratorista da retroescavadeira, que trabalharam no projeto, todos. Um destaque especial ao Secretário de Agricultura do Município, o jovem Patrício Pinheiro, participativo, interessado que não mediu esforços se deslocando e acompanhando a obra no local.  Nestas referências qualquer um imagina a expectativa que vive os moradores de Residência e aqui com os vínculos que tenho pelo lugar, Falo com emoção pelo que conseguimos sentimentos e pelo coração, agradecemndo a todos aqueles que acreditaram, ajudaram de uma maneira ou de outra, envolvidos no projeto que será de grande relevância, dado o impacto social na qualidade de vida dos moradores da comunidade.

´

Nenhum comentário:

Postar um comentário