sábado, 28 de março de 2015

AC ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE


Conscientizar a população e alertar sobre a prevenção ao câncer de pele. Estes são os principais objetivos da primeira edição da Assembleia Cidadã 2015, que aconteceu na manhã deste sábado (28), próximo à estátua de Iemanjá, na Praia do Meio. Foram distribuídos mais de 300 kits à população com orientações educativas no local. O evento aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, Dia 8 de abril.
Foto Eduardo Maia
"A Assembleia Legislativa sai do prédio e vai de encontro às pessoas, mostrando a preocupação da Casa com a população. Vamos dar continuidade a ações como essa que trata de um assunto tão importante como a prevenção ao câncer", disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB).
A ação disponibilizou ainda uma tenda com um especialista em dermatologia. O médico João Gomes atendeu à população que apresentava algum sintoma de doenças de pele. “Foram detectadas pelo menos 90 lesões pré-cancerígenas e pelo menos um caso confirmado de câncer de pele. Nesse caso, as pessoas são orientadas a procurar um centro especializado em atendimento”, disse o dermatologista.

Natal é a cidade com maior incidência de radiação ultravioleta. Na América Latina, só perde para La Paz. “Diante deste cenário, nosso objetivo é levar às pessoas o maior número de informações possíveis para que elas se conscientizem sobre os riscos de se expor ao sol indevidamente”, disse Magaly Cristina, coordenadora do projeto Assembleia Cidadã.

A dona de casa Janeide da Silva saiu de casa para praia com as netas sem passar o protetor solar, mas ao passar na tenda da Assembleia Cidadã logo teve consciência do perigo e corrigiu o erro. “Vi que eu estava errada, fui orientada e ganhei um protetor solar. Já estou passando nas minhas netas”, disse Janeide.

Sônia Gouveia também estava na praia e foi orientada sobre os riscos para quem não se protege dos raios solares. “O sol está muito quente e é preciso usar sempre o protetor solar. Agora não saio de casa sem ele”, disse Sônia.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos educativos, kits com boné e protetores solares, além de atividades recreativas para todos os banhistas. Como atividades físicas, foram disponibilizados 'slacklines', alongamento com faixas elásticas, atividade funcional, circuitos com bola e frescobol.
 
Câncer de pele
O câncer de pele é uma doença frequente, sendo o mais incidente no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o carcinoma basocelular e epidermóide são os mais comuns e correspondem a 70% e 25%, respectivamente, dos casos totais de câncer de pele. O câncer de pele não melanoma é mais frequente em adultos, com picos de incidência por volta dos 40 anos.

Assembleia Cidadã
A Assembleia Cidadã oferece ao município visitado serviços como: retirada de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), oficinas de capacitação profissional, oficinas de artesanato, oficinas de educação, corte de cabelo, atendimento médico adulto e infantil, orientação em saúde bucal, recreação infantil, lazer para a comunidade, apresentações culturais, dentre outros. O objetivo é facilitar o acesso à informação e a assistência, para dessa forma, contribuir com a formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres.

A missão da Assembleia Cidadã na atual gestão é promover ações de cidadania sem fins lucrativos, em forma de mutirão, levando à população carente de municípios pré ­selecionados do Rio Grande do Norte, atendimentos nas áreas de ação social, saúde, educação, cultura e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário