terça-feira, 7 de abril de 2015

SOINGA, NOVA RAÇA "O CARNEIRO DA CAATINGA"

Em 2002 ao regressar as origens após 40 anos ausente de Santana do Matos, adquiri o pedacinho de chão de onde sai com 17 anos para conhecer o mundo, assim feito, retomei as raízes.  Resgatando a fazenda Residência uma das primeiras providências foi contactar os produtores e criadores do setor, estudando e conhecendo como estava  a Caprinovinocultura no Estado, na região e no município de Santana do Matos. 

Dutra Assunção e José Paz de Melo - Festa do Boi
Em fase avançada de pesquisa para reconhecimento de uma nova raça chamada "Soinga" me chamou à atenção. O responsável e criador da raça Soinga foi o médico veterinário José Paz de Melo, da fazenda Xique-Xique, Ingazeira/Pe. Ele começou o trabalho de cruzamento entre ovinos em 1988. Inicialmente, o médico José Paz cruzou animais das raças Somalis Brasileiro e Ingazeira. Depois, em cruzamentos alternados entre animais Bergamasco, Morada Nova Branco e de orelhas pendulas, surgiu o ovino Soinga, formado por uma genética 100% brasileira.
Exatamente um animal que se encaixou no semi árido ou seja, um ovino com rusticidade para enfrentar o sertão nordestino, precoce, pesado e prolífero. Tais características e adaptabilidade, esses exemplares se firmaram as condições adversas de nossa região e logo passaram a ser conhecidos seus reprodutores como “O Carneiro da Caatinga”, tendo como destaque sua rusticidade, precocidade e prolificidade. Bem adaptado as condições locais o ovino Soinga é criado para produzir carne.

Ovinos - Faz Residência cruzamento reprodutor
Somalis (Cabeça Preta) com matrizes Sta Inêz

Em 2005 com assessoramento do Dr José Paz de Melo adquiri um reprodutor Somalis (PO) cruzando com Santa Inèz Pretas produzindo por cinco anos seguidos, borregos para corte com rentabilidade significativa, abatidos dos 5 aos 6 meses em média com peso de 8 a 11 kg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário