segunda-feira, 13 de abril de 2015

PARLAMENTO JOVEM DISCUTE CONSTRUÇÃO DE ESCOLA

Mesmo com o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município considerado alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a falta de escolas públicas de ensino médio ainda é um problema em Parnamirim. Foi com esse propósito que o Parlamento Jovem discutiu, na tarde desta segunda-feira (13), a construção de um centro de ensino médio para que os alunos não precisem se deslocar para Natal. O tema foi debatido em audiência pública.
Foto: João Gilberto

“Parnamirim tem 66 unidades de ensino, sendo 46 escolas e 20 centros infantis. É real a necessidade de uma escola de ensino médio para a população e foi por isso que escolhemos esse debate para a última audiência pública do Parlamento Jovem da edição 2014”, esclarece o deputado estadual jovem Lucas Felipe.

Na audiência, ainda foi discutida a questão da educação em todo o do Rio Grande do Norte. A falta de reparos, reformas, professores dentro da sala de aula, infraestrutura das unidades escolares e também a falta de política para a juventude. “Durante o ano de 2014 fiquei sem professores de línguas quase o ano inteiro, além da escola não ter estrutura física adequada para nos receber, sem falar ainda da falta de material, recursos e segurança”, afirma o deputado estadual jovem Pedro Cassiano.

A Coordenadora dos Órgãos Regionais, Mônica Guimarães, disse que a previsão para a conclusão do Centro de Educação de Parnamirim é para o 2º semestre. Entretanto, no projeto não foi previsto mobília para a estrutura do Centro nem pedagógica. “É preciso repensar e fazer um planejamento coletivo para atender essas necessidades, de nada adiantará o Centro pronto sem condições mínimas de funcionamento”, diz Guimarães.

A vice-prefeita de Parnamirim, Lucinha Thiago (PSD), firmou um compromisso de estabelecer as prioridades. “Temos pretensão de concluir esses desafios até o final da nossa gestão juntamente com o estado do Rio Grande do Norte, é um compromisso e um desafio nosso”, disse Lucinha.

Em aparte, presente na reunião, o deputado estadual Carlos Augusto (PTdoB) parabenizou a iniciativa dos jovens parlamentares. “É um assunto de suma importância e aproveito para parabenizar todos vocês e dizer que podem contar com meu mandato para colocar esse Centro para funcionar e presentear a educação de Parnamirim”, concluiu o deputado.

De acordo com estatísticas do IBGE no ano de 2012, Parnamirim tem uma população total estimada em 214 mil 199 habitantes, o que ainda classifica o terceiro município mais populoso do estado do Rio Grande do Norte, perdendo apenas para Natal e Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário