quinta-feira, 23 de abril de 2015

JOSÉ ADÉCIO DEFENDE RENOVAÇÃO DO PROGRAMA DO LEITE

 
A renovação do Programa do Leite no Rio Grande do Norte foi tema do pronunciamento feito em plenário pelo deputado estadual José Adécio (DEM) na manhã desta quinta-feira (23). A possibilidade de uma nova programação foi pauta de encontro recente entre o parlamentar e o governador Robinson Faria (PSD).
Foto: João Gilberto
“Esse programa possui valor social inquestionável. Apesar disso, passou for fases bem melhores que a atual. Agora está na UTI. Mas fui surpreendido com o chamado para contribuição pela continuidade do programa”, disse José Adécio.

O deputado, que foi relator da CPI do Leite, formada em 2003, foi chamado para contribuir com a possibilidade da renovação e redirecionamento do Programa do Leite. “Não podemos negar que esse programa precisa continuar”, destacou.
José Adécio apresentou sugestões, consideradas como principais, para renovação do Programa, como a instituição do Cartão do Leite, de modo a permitir maior controle sobre os beneficiários e sobre a distribuição; a democratização do Programa, a fim de permitir uma maior participação dos segmentos da cadeia produtiva e dos beneficiários; a garantia de preço mínimo ao produtor, fixando-o em percentual de no mínimo 60%, sobre o preço do litro de leite pago às usinas.

O parlamentar ainda acrescentou que a nova fase do programa deverá priorizar as aquisições de leite in natura a micros e pequenos produtores pecuaristas, que apresentarem produção média de até 100litros/dia e que estejam sediados na mesma região e que o leite a ser distribuído pelo Programa deverá, obrigatoriamente, ser adquirido a produtores do Estado do Rio Grande do Norte.
F: AL

Um comentário:

  1. - Cinco (5) pontos importantes foram colocados e questionados pelo Deputado José Adécio:
    1 - Continuidade do programa;
    2 - Cartão do Leite para controle:
    3) - Maior participação dos segmentos da cadeia:
    4) - Garantia preço mínimo ao produtor:
    5) - Nova fase priorizando pequenos produtores.

    O ítem (5) tem uma abrangência agro/socio/econômica de fundamental importância para as regiões produtoras. Destacando o leite caprino na região Central.

    O segmento além de produzir, fixa e dá condições de permanência do homem no campo, agregando e gerando receita e renda.

    ResponderExcluir