quinta-feira, 30 de julho de 2015

PROJETO LEVA ESPETÁCULOS TEATRAIS GRATUITOS A COMUNIDADES RURAIS NO RN

Fando y Lis é um dos espetáculos do projeto (Foto: Ingrid Anne)

Fando y Lis é um dos espetáculos do projeto (Foto: Ingrid Anne)
Em 2 semanas, serão 11 apresentações gratuitas em 10 lugares diferentes. Duas comunidades rurais de Santana do Matos serão contempladas.
Pelo menos sete cidades do Rio Grande do Norte recebem espetáculos teatrais gratuitos de 3 a 18 de agosto. As peças Fando y Lis e O Último Godot vão passar por João Câmara, Macau, Currais Novos, Parelhas, Mossoró, Natal, e ainda por duas comunidades rurais no municípios de Santana do Matos.

O projeto passa ainda por João Pessoa e Campina Grande.
O projeto é da jornalista, produtora cultural e atriz Tiziane Virgílio e tem como objetivo "apresentar o teatro a conterrâneos que desconhecem seus encantos". Ela convidou três colegas atores para apresentar no RN trabalhos que tiveram início na sala de aula da Universidade do Estado do Amazonas.

O resultado vai poder ser visto a partir da próxima segunda, dia 3 de agosto, em palcos (profissionais e outros improvisados) no RN. “Queremos apaixonar, queremos fazer para quem nunca foi feito. A nossa intenção é diminuir essa carência por produtos culturais no Estado. Levar os espetáculos à cidades menos assistidas por projetos culturais é um dos maiores motivadores deste elenco”, enfatizou a idealizadora do projeto.

“Vai ser a realização de um sonho, mas também uma aventura. Os espetáculos acontecerão sempre à noite, e no dia seguinte, já vamos partir para uma cidade diferente, para uma nova apresentação. Vai ser bem corrido, mas foi tudo muito bem planejado pra dar certo”, completa Tiziane.  Em Currais Novos, Parelhas, Natal e João Pessoa, os interessados ainda poderão ainda participar de oficinas de teatro.
 
OS ESPETÁCULOS
Os espetáculos escolhidos são resultados de pesquisas acadêmicas universitárias.“Fando y Lis” é uma adaptação da obra do escritor, dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal. Conta a história de Lis (Tiziane Virgílio), uma mulher paralítica e completamente dependente do companheiro, Fando (Tony Ferreira). O relacionamento dos dois é marcado pelo amor e ódio, pela dependência física e psicológica, pela violência e pela afetividade. Em 2013, o espetáculo foi selecionado para a mostra competitiva do X Festival de Teatro da Amazônia e Tiziane Virgílio ganhou o prêmio de melhor atriz.
“O Último Godot” é uma peça em um único ato dedicada aos seus dois personagens, Samuel Beckett (Ismael Farias) e Godot (Tiziane Virgílio), que após serem expulsos do teatro por serem os únicos espectadores da noite, descobrem suas identidades e Godot decide questionar Beckett quanto a sua decisão de escrevê-lo como um personagem que não aparece. O espetáculo também estreou em 2013, em Manaus. No ano seguinte, participou da Mostra SESC de Artes Cênicas e em outubro foi selecionado para o XI Festival de Teatro da Amazônia. Tiziane Virgílio foi novamente indicada ao prêmio de melhor atriz.

Todas as atividades são gratuitas. Além disso, todos os locais das apresentações e oficinas respeitam a Lei de Acessibilidade, e permitem o acesso irrestrito às pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. Nos espetáculos em Mossoró, João Pessoa e Natal haverá a tradução em libras e a audiodescrição dos espetáculos.

“Unir estes dois espetáculos só foi possível pelos sentimentos comuns que motivaram suas montagens: paixão e muita vontade. Uma paixão avassaladora pelas personagens, pelos textos, pelas descobertas durante todo o processo de montagem e, depois, um orgulho tão grande pelo nosso trabalho que só fez aumentar a vontade de levá-lo ao maior número de pessoas possível, priorizando lugares pequenos que não possuam teatros nem cursos voltados às artes. Queremos retribuir o apoio recebido, difundindo o teatro e multiplicando os sentimentos”, explica Tiziane.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
“Fando y Lis”
1. João Câmara, 3 de agosto (20:00)
Local: Ginásio Poliesportivo João Lucas
2. Macau, 6 de agosto (20:00)
Local: Teatro Nossa Senhora da Conceição
3. São José da Passagem (Santana do Matos), 7 de agosto (19:00)
Local: Escola Municipal José Félix da Silva Júnior
4. Sítio Curralinho (Santana do Matos), 8 de agosto (19:00)
5. Currais Novos, 9 de agosto (20:00)
Local: Associação Avoante de Cultura
Oficina dia 10 de agosto às 14:00
6. Parelhas, 12 de agosto (19:30)
Local: Ponto de Cultura Companhia das Artes
Oficina dia 11 de agosto às 14:00
7. Campina Grande – PB, 13 de agosto (20:00)
Local: Teatro Municipal Severino Cabral / Sala Evandro Barros
 8. Natal, 19 de agosto (20:00)
Local: IFRN – Auditório do Campus Central (Salgado Filho)

“O Último Godot”
1. Mossoró, 4 de agosto (19:00)
Local: Teatro Municipal Dix Huit Rosado
2. João Pessoa – PB, 14 de agosto (19:00)
Local: Teatro Lima Penante
Oficina dia 15 de agosto às 9:00
3. Natal, 18 de agosto (20:00) Local: IFRN – Auditório do Campus Central (Salgado Filho)

F: G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário