quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Escrever, Ler e Interpretar

Escrever é fácil, difícil é interpretar

Por que e pra quem escrever?
A diferença, que seja fundamental, é a condição de análise e da interpretação de quem lê. Quando a leitura lhe chama atenção pelo título ou se no primeiro parágrafo algo lhe é interessante, imagina-se, o leitor, um filósofo em potencial, a questionar qualquer coisa, até mesmo simples perguntas:
- O teólogo estuda o desamor?
O bem e o mal é um grande clássico?
A mídia é uma Universidade aberta?
Sorriso amarelo seria uma esperança?
O amor felino é uma paixão humana?
Reivindicação é sinônimo de trabalho?
O amor humano é igual ao de outros animais?
O crime é uma instituição particular ou privada?
O poliglota tem vantagens às conquistas amorosas na África ou na Suécia?
Mente consumida
E tantas outras indagações na mente fértil dos que exercitam a leitura. Infelizmente o que lemos é a realidade do mundo, imediatista, sintético e concorrente. O conhecimento que seja rápido por livre acesso e a deduzir. O importante é o mote, o fato em si. A novidade, o curioso, a informação vem por mil canais. Poucos são os textos que motivam à interpretação ou que o raciocínio questione com respostas próprias, autônimas e que o conteúdo não seja o repetido, relido, por situações, interesses e particularidades. Ser humano, natureza e conhecimento caminham lado a lado em desenvolvimento harmônico.
A história em cordel
Escrevam em rima e versos um cordel com título clássico: “A corja que engole PACs” (PACs - Abreviatura de Pacotes). – Seria uma história simples, contada em versos matutos versando sobre um grupo de colarinhos pretos. Seus membros bem distribuídos em todo país, com pacotes em cores vivas, em mão finas, agradecidos como se aniversariantes fossem.
O conteúdo
E a crônica, a crítica sendo feita e vista como afazeres à toa, nada significam para aqueles que usam o preto para despistar a pureza do branco denunciante. E os planos e ações em moderna filosofia não recomendável, invertem as classes, regredindo à arena, as espaçosas praças a esperar o gesto de apupo. Como se fora um neonazismo, agora extermina a dignidade, igualando as condições e distorcendo os valores. Ao cabresto temos a liberdade de expressão falada e escrita, atenuantes para aqueles poucos abnegados. Imagino a coletânea, a inspiração irônica, sábia ou até cultural a preencher laudas frias carentes do verbo sufocado por todos aqueles que leram esse artigo. Ou mesmo de um todo o nada entendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário