A ainda presidente da Petrobras, Graça Foster, será substituída do cargo. O governo ainda estuda nomes que possam ocupar a função.
Após quase três anos no cargo de presidente da Petrobras, Graça Foster foi informada pelo Palácio do Planalto de que será substituída da função. A presidente Dilma Rousseff (PT) vinha segurando a presença da amiga na chefia da estatal, mas, foi convencida de que a condição da executiva é insustentável. As informações são da Folha de S.Paulo.

O fato de a Petrobras ter que baixar seus ativos em R$ 88 bilhões, devido a corrupção e ineficiência no planejamento e execução de projetos, pesou para a decisão de Dilma, que segurou o quanto pôde Graça no cargo. Vale lembrar que a executiva pediu, em vão, para sair do posto em outras ocasiões.


De acordo com a Folha, a presença de Graça Foster era vista pelo governo como um anteparo político às diversas denúncias de corrupção na estatal.


Além disto, Dilma está preocupada com a ainda presidente da Petrobras. Desde que comandava o Conselho da estatal como ministra de Lula, a petista tinha total confiança em Graça Foster.

O substituto de Graça Foster no comando da Petrobras ainda está em estudo pelo governo. Segundo a coluna Painel, também da Folha, Dilma promoveu o processo de seleção no fim da semana passada. Joaquim Levy, ministro da Fazenda, esteve em São Paulo nesta segunda-feira (2) para sondar nomes que possam ocupar o posto.
F: Folha SP