A comunicação como elo do processo educativo
Quando falamos ou quando escrevemos, individualmente utilizamos uma técnica que ordena respostas, conhecimentos ou conteúdos interessantes. No jornalismo, essa técnica é desenvolvida, aperfeiçoada e dependendo do orador ou redator, um simples fato pode ser destacado com conotações interpretativas. Essa técnica que pode ajudar a escrever chama-se lead.
O lead (do inglês: guia – o que vem na frente) é o que forma basicamente o início de toda reportagem jornalística. Ele contém as informações mais importantes do fato ocorrido. Para se fazer um lead, temos que responder a seis perguntas básicas:
O quê? Quem? Como? Quando? Onde? E Por quê?
Em muitos casos, quando o autor divulga simplesmente o fato como notícia, essas respostas são limitadas. Então surge o diferencial, a importância, a capacidade e responsabilidade daquele que se propõe a ser comunicador social. E os estilos surgem, adquirindo simpatizantes e muitos críticos.
Surgem as notícias, às vezes distorcidas e sofismadas por outros interesses, geralmente bem aceitas e até retransmitidas por aqueles que se acham “imparciais!”. Enquanto a verdade contundente, incrustada como se fosse um corpo em conteúdo inviolável, quando analisada ou interpretada e publicada com conhecimento, dita com convicção, rica em detalhes, aí são consideradas evasivas proferidas por irresponsáveis que utilizam o pleno direito da livre expressão oral e escrita que lhes outorga a Constituição.
A interpretação e discernimento dos fatos exigem uma simbiose entre o redator e o conteúdo escrito para que flua com interesse, curiosidade e prazer ao leitor interpretativo. Então o lead, tão importante para formação de um texto, às vezes não define respostas para todas as seis perguntas. Podemos ter apenas duas ou três para formação do lead. Podemos ter o por que? Onde? E não termos os outros. Neste caso o lead induz a busca de maior conteúdo. Veja um exemplo como funciona um lead:
Aleatoriamente peguei um parágrafo de um texto do Blog “aluiziolacerda.zip.net”:
“As Secretarias municipais montaram seus stands de atendimento a população, fizeram esclarecimentos das atividades desenvolvidas e contemplaram os presentes com shows de danças regionais, exibição de arte popular, apresentação de mamulengos, uma vasta distribuição de brindes foi realizada aos moradores das comunidades do assentamento e suas adjacências”.
Assim poderíamos formar um lead com objetivos de enriquecer o conteúdo:
O quê? Montaram seus stands de atendimento à população, fizeram esclarecimentos das atividades desenvolvidas e contemplaram os presentes
Quem? As secretarias municipais
Como? Com shows de danças regionais, exibição de arte popular, apresentação de mamulengos, uma vasta distribuição de brindes
Quando?
Onde? foi realizada os moradores das comunidades do assentamento e suas adjacências”.
Por Que?
Nesta interpretação o quarto e sexto itens (Quando? e Por que?) não foram preenchidos. Não significa que eles não existam. Pode existir ou não. O importante é colocar todas as informações mais importantes do lead para melhor compreensão da notícia. O objetivo do lead é ajudar na construção do texto, assim como na expressão oral onde individualmente todos têm um lead próprio com muitas outras opções como criatividade, síntese, prática, concisão, objetividade, público alvo e postura. Na blogosfera observamos conteúdos abrangentes, muitos deles contidos de expressiva individualidade, outros com posicionamentos claros e alguns com análises que somam conhecimentos pelas informações e imagens que comprovam a veracidadade dos fatos.
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