BRASÍLIA
Governadora consegue inclusão da Ufersa de Pau dos Ferros no PNE
Pau dos Ferros terá um Campus avançado da Ufersa. A governadora Wilma de Faria conseguiu incluir a implantação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Pau dos Ferros, no Plano Nacional de Educação (PNE) ainda este semestre. A garantia foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante audiência nesta quarta-feira (24), em Brasília. O ministro se comprometeu a vir ao Estado para anunciar pessoalmente a novidade.
O Campus Avançado de Pau dos Ferros vai atender a toda a região do Alto Oeste, abrangendo a demanda de mais de 50 municípios. A única unidade da universidade no Rio Grande do Norte está instalada atualmente em Mossoró, mas com o projeto de descentralização da educação, a governadora vem lutando para implantar mais dois campus no Rio Grande do Norte: um em Caraúbas, com processo de implantação já em andamento, e outro em Pau dos Ferros.
Saúde – Após a audiência com o ministro da Educação, Wilma de Faria se reuniu com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com quem tratou da ampliação e estadualização da rede do Samu no Estado a partir do mês de março, quando todos os municípios serão atendidos através da aquisição de 64 novas ambulâncias, que alcançarão todo o Estado em um prazo máximo de 20 minutos.
Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos mensalmente cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, os 10% restantes.
A governadora também conversou com o ministro Temporão sobre a implantação de mais um hospital de referência para a região Metropolitana de Natal e da implantação da UTI neo-natal em Mossoró. Durante a audiência, o ministro assumiu o compromisso de equipar os nove novos leitos da UTI neo-natal de Mossoró, que já atendem hoje toda a região Oeste do Estado.
A partir do segundo semestre, os governos federal e estadual, numa parceria conjunta, passarão a realizar a cirurgia bariátrica para tratamento de obesidade mórbida através do SUS, de forma gratuita para casos com indicação médica. Também será aumentado o atendimento a pacientes renais na rede do SUS do Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário