segunda-feira, 26 de agosto de 2013

UM EQUILÍBRIO ENTRE O ESPIRITUAL E O FÍSICO

José Bezerra da Silva aos 78 anos pratica Yoga, corre 10 km e nada 10 minutos, diariamente. No terraço de sua residência em Ponta Negra faz aquecimento e concentração física e mental para ir a praia.
ARTIGO
José Bezerra da Silva

Um equilíbrio entre o espiritual e o físico


Amigos de todos os naipes, gostaria de participar um assunto que muito me fascina e para o qual tenho dedicado momentos de meditação e aprofundamento. Diz respeito à maneira ou modo como, de forma geral, estamos vivendo: parece que nos encontramos meio sem rumo no contexto social, nos dando por satisfeitos em seguir a manada à nossa volta, sem um projeto próprio, individual, carecendo um equilíbrio que estabeleça e defina nossa condição de ser racional. Não vislumbramos a esperança de que esse estatus possa vir retroagir, pois, a tendência é de agravamento o que pode ser aceito com naturalidade, uma vez que a vida segue.Durante o último século ou mesmo nos últimos anos, temos testemunhado uma desintegração sem precedentes de muitos de nossos valores, sistemas, costumes e estruturas. Porém, a desintegração de tantas coisas que nos são tão caras tem um lado positivo: ela faz com que reconsideremos nossa abordagem da vida.

Nossos sistemas de apoio, muitas vezes de curta duração, não surtiram os efeitos esperados. Há um clamor sem paralelo por um entendimento mais profundo dos assuntos referentes ao espírito. A busca de novos caminhos nos leva de volta a nós mesmos e às dimensões escondidas de uma consciência mais elevada.


Já que os problemas ao nosso redor são os resultados de nossos atos, é um passo lógico querer examinar a semente da ação — nossa própria consciência. Esses e outros aspectos da realidade podem ser descobertos pelo experimento prático dentro de nós mesmos.

Apesar de tanta beleza e inspiração das parábolas e exemplos de nossas tradições, as condições do mundo parecem estar piorando com o tempo. No nível individual, nossas vidas práticas raramente se equiparam aos nossos ensinamentos mais nobres.

Por isso, devemos equilibrar razão e emoção de forma a dar rédeas aos sentimentos mais verdadeiros sob a direção da mão firme da sabedoria: precisamos estar cientes do que acontece à nossa volta sem perdermos a cabeça. Na altura deste raciocínio estamos testemunhando que já identificamos o atual momento. Portanto, algo precisa ser feito. Uma sugestão que poderá ser passada, com o objetivo de busca por mudança, é cultivar diariamente um instante pessoal, no qual possamos permanecer sozinhos e em silêncio o mais profundo possível e meditar no significado do próprio silêncio. Respire lenta e profundamente enquanto mentalmente construa uma paisagem que lhe traga calma e harmonia. Neste procedimento o cérebro vai entender como uma mensagem de equilíbrio global, procurando harmonizar o físico, o emocional e o espiritual. Também é indicado assumir uma posição que represente o equilíbrio físico para dar mais respaldo. Pode parecer difícil: mas é possível.

“A busca de novos caminhos nos leva de volta a nós mesmos e às dimensões escondidas de uma consciência mais elevada”


Ken O´Donnel

Fraternal abraço e que as energias divinas envolva a todos

José Bezerra da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário