quarta-feira, 27 de maio de 2015

DESTINOS DA MATA ATLÂNTICA MOVIMENTAM O TURISMO NO BRASIL

Bioma abriga 115 unidades de conservação, entre elas, o Parque Estadual das Dunas, em Natal


Presente em 17 estados e considerada Patrimônio Ambiental da Humanidade, a Mata Atlântica abriga alguns dos principais destinos turísticos brasileiros em 115 unidades de conservação. São florestas, restingas e manguezais, em 1,3 milhão de quilômetros quadrados de rica biodiversidade de fauna e flora.

É neste território que está, por exemplo, o Parque Estadual das Dunas, que recebe visitantes diariamente, entre natalenses e turistas, na área de uso coletivo conhecida como Bosque dos Namorados. Considerado o segundo maior parque urbano do Brasil, com 1.172 hectares, o Parque das Dunas exerce uma grande importância na regulação do clima local, contribuindo com a recarga do aquífero subterrâneo, fixação das dunas e purificação do ar, além de ser uma bela paisagem para ao longo da Via Costeira e barros das zonas leste e sul da cidade.

Já o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é o maior parque urbano do país e o mais visitado em área de Mata Atlântica. No ano passado a Floresta da Tijuca, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, no Pico do Corcovado, recebeu 3,1 milhões de visitantes, um recorde histórico.

A fim de alertar para a necessidade de preservação deste ecossistema, o país celebra nesta quarta-feira (27) o Dia Nacional da Mata Atlântica. É neste bioma que são gerados cerca de 70% do Produto Interno Bruto brasileiro e onde vivem aproximadamente 120 milhões de brasileiros. O bioma também abriga cerca de 20 mil espécies vegetais, 261 espécies de mamíferos, 200 de répteis, 370 de anfíbios, 350 de peixes e 849 de aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário