sexta-feira, 20 de março de 2009

Secretaria de Turismo do Estado do RN(SETUR)

O governo do Estado começa implantar o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

O Jornal Cajarana representado pelo seu diretor e editor Dutra Assunção participa do Encontro Estadual de Turismo para Prefeitos e Secretários Municipais de turismo, realizado no Praiamar Hotel nos dias 18 e 19 de Março.

O Ministério do Turismo convoca e orienta todos os segmentos turísticos do país, sinalizando uma nova visão - Um Plano Nacional do Turismo contemplando as diversidades regionais, configurando-se pela geração de produtos marcados pela brasilidade, proporcionando a expansão do mercado interno e a inserção efetiva do País no cenário turístico mundial.
Nesse encontro, a SETUR/RN, reuniu os municípios do Estado que tenham vocação turística, solicitando que encaminhem seus planejamentos para análise e execução das ações. Medidas essas, geradoras de emprego, ocupação e receita, e que certamente reduzirá as desigualdades sociais e regionais, são essas as metas em ações a serem executadas entre as Secretarias Estaduais de Turismo em todo o País.

O encontro teve significativa presença de 99 municípios inscritos, comparecendo ao evento cerca de 160 participantes entre prefeitos, secretários de turismo e assessores.

O encontro objetivou apresentar e debater com os prefeitos e Secretários Municipais de Turismo as políticas nacionais e estaduais do turismo e remapear os pólos turísticos do RN.
Representando a governadora Vilma de Faria o vice-governador Iberê Ferreira fez abertura dos trabalhos.

Foram debatidos os temas, Política Nacional e Estadual de Turismo, exemplificados Casos de sucessos, Projeto Inventário Turístico, Cadastramento no Turismo, Orientação sobre elaboração de projetos, Sistema de Convênios e Programa de Regionalização do Turismo.

Foram palestrantes Ana Clévia Guerreiro Lima – coordenadora do programa de regionalização do turismo do Ministério do Turismo, Secretário de Estado do Turismo do RN Fernando Fernandes, Jussara Maria Rocha superintendente de fomento e desenvolvimento do turismo SETUR-MG, Jurema Márcia Dantas Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária da UnP, Maria das Graças G. Pessoa – Coordenadora dos Serviços Turísticos da SETUR-RN, Solange Portela – Técnica da SETUR/RN, Francisco das Chagas de Oliveira – Subcoordenador de Execução Orçamentária da SEPLAN/RN, Carmen Vera Araújo de Lucena – Coordenadora Técnica da SETUR RN e Daniela Tinoco – Gestora de Turismo do SEBRAE.

No segundo dia do encontro, os secretários de turismo reunidos por pólos em trabalhos de Oficina apresentaram seus pontos fortes e fracos de sua região para o desenvolvimento do turismo, falaram da importância da formação de Conselhos de Turismo, convergindo assim, ações que deveriam ser realizadas para desenvolver o turismo na região.

SecTur de Lajes - Tárcio Araujo

O encontro considerado de suma importância para o início de ações nos polos Costa das Dunas, Costa Branca, Serrano, Seridó e Agreste/Trairi – dando orientação sobre o que é o Turismo. Mostrando a necessidade de classificação e qualificação de pessoal para o respectivo setor, necessidade de programas educativos nas cidades envolvidas.

Trabalhar por todos os meios disponíveis na mídia o tema Conscientização Turística da população, necessidades das infra-estruturas básicas nas cidades turísticas, tais como saneamento básico, sinalização de estradas e zona urbana, transportes, entender que o turismo é uma indústria onde envolve investimentos, lucros, necessidade constante de aprimoramento do produto a ser vendido. Saber definir o que é um Produto Turístico de uma Potencialidade Turística.

Enfim, um encontro onde os Secretários de Turismo saíram conscientizados da necessidade de serem articuladores, determinados e predispostos a estudarem e por em prática as ações de seus projetos turísticos de suas cidades.


Um grupo de Secretários do Polo Seridó: Francisco de Assis dos Santos (SecTur de Cerro Corrá), Aldenora Silva (SecTur de Bodó), Gilbereto Gomes(SecTur de Lagoa Nova e Maria Eliane(Coordenadora de Turismo em Lagoa Nova).


Muitas cidades mesmo sem estarem incluidas nos polos em andamento, estiveram presentes ao Encontro, tentando assim, inserir seus potenciais no projeto.

Santana do Matos, mesmo com todo o potencial existente, fica de fora por não ter uma pollítica pública dirigida a esse segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário