segunda-feira, 11 de agosto de 2014

ADVOGADOS RECEBEM HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN



Os advogados do Rio Grande do Norte foram homenageados nesta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa. A homenagem faz parte da comemoração pelo Dia do Advogado, celebrado no dia 11 de agosto. A data é um registro da criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil. Um foi inaugurado em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo. De acordo com o presidente da OAB, Sérgio Freire, o Rio Grande do Norte possui aproximadamente 13 mil advogados. Além de Miguel Josino, outros nomes que fizeram e fazem história no estado também foram homenageados na ocasião.Foto: João Gilberto
O presidente da Casa, Ricardo Motta (PROS), destacou a coragem requerida aos profissionais da advocacia. “Na minha humilde opinião, ser advogado é ser guardião da liberdade, defensor da Justiça, é ser fiel à preservação humana. Ser advogado é navegar nos mares da legítima intransigência, a intransigência pela verdade intocável. É combater o pecado e compreender o pecador. É ser combatente armado de idealismo”.
Para o propositor da sessão solene, deputado estadual Hermano Morais (PMDB), a profissão é  importante para a construção de uma sociedade justa. “Ser advogado, seja como procurador público ou privado, é ter um compromisso com a sociedade de servir, semear, cultivar e cultuar os grandes valores das relações humanas e patrimoniais. Ser advogado é ousar, ter coragem, perseverança em adentrar as realidades e meandros dos direitos humanos e sociais, levando aos indivíduos o horizonte e a perspectiva de que os legítimos pleitos podem se tornar realidade”.

O presidente da OAB RN, Sérgio Freire, falou sobre os problemas enfrentados pelos advogados do RN e da luta da OAB por melhorias profissionais, como a instituição de um piso salarial, principalmente para o início de carreira. “O advogado exerce serviço público e de importância social. Através da figura do advogado é que conseguimos a preservação de direitos e garantias fundamentais à humanidade. O advogado é sinônimo de justiça”, disse.

O Advogado Adilson Gurgel falou em nome dos homenageados do dia. “Advocacia não é profissão para covardes. Nenhuma profissão luta tanto pela defesa dos direitos fundamentais do ser humano, mas é preciso fazer isso com ética e justiça. Se ética fosse um verbo só poderia ser conjugado no indicativo do presente. A pessoa é ética e este deve ser o baluarte maior dos advogados”, afirmou.

HOMENAGEADOS
As comendas foram entregues aos homenageados e a parentes dos homenageados, no caso daqueles que não puderam comparecer ou in memoriam. “A Casa do Povo irmana-se na lembrança saudosa de grandes profissionais que partiram deixando para as futuras gerações, o legado do saber e da obstinada opção pela Justiça acima da tirania. Pelo Direito igualitário como forma prática de sociedade justa”, disse Ricardo Motta.

O procurador Miguel Josino foi lembrado com carinho pelo presidente da Casa. “Queria muito que aqui estivesse, para receber em mãos, a distinção que lhe é honrada em memória, o meu amigo, meu irmão de afeto e amizade, uma perda que Natal ainda não assimilou: Miguel Josino Neto. Dói, dói muito lá dentro da alma, saber que Miguel Josino se foi e não voltará mais com o seu sorriso sempre aberto, a solidariedade incansável, a inteligência suprema, o carinho dedicado aos seus amigos e a todos os que, um dia, dele necessitaram do conhecimento e do apoio moral”.

Lista

Dr. André Augusto de castro
Dr. Francisco Fausto Paula de Medeiros
Dr. Joanilson de Paula Rêgo
Dr. Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira
Dr. Djalma Aranha Marinho (In Memoriam)
Dr. Francisco Ivo Cavalcanti (In Memoriam)
Dr. João Medeiros Filho (In Memoriam)
Dr. José Áureo Lins Bahia (In Memoriam)
Dr. Manoel Varella de Albuquerque
Dr. Miguel Josino Neto (In Memoriam)
Dr. Silvio Bezerra Netto (In Memoriam)
Dr. Carlos Antônio Varella Barca (In Memoriam)
Dr. Claudionor Telógio de Andrade (In Memoriam)
Dr. Francisco das Chagas Rocha (In Memoriam)
Dr. Mário Moacyr Porto (In Memoriam)
Dr. Valdir da Silva Freire (In Memoriam)
Dr. Hélio Xavier de Vasconcelos (In Memoriam)
Dr. Eider Furtado de Mendonça e Menezes
Dra. Maria Lúcia Maciel Gomes Neto
Dra. Rita das Mercês Reinaldo
Dr. Adilson Gurgel de Castro
Dr. Armando Roberto de Miranda Gomes
Dr. Emmanoel Pereira
Dr. Israel Ferreira Nunes Neto
Dr. José de Ribamar de Aguiar
Dr. Marcelo Navarro Ribeiro Dantas
Dr. Odúlio Botelho de Medeiros
Dr. Roberto Brandão Furtado
Dr. Sérgio Eduardo da Costa Freire
Dr. Valério Djalma Cavalcanti Marinho
Dr. Vicente Venâncio de Oliveira
Dr. Washinton Alves de Fontes
Dr. Paulo de Tarso Pereira Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário