Pescadores do RN devem obedecer novas regras paradeclaração mensal da lagosta
Maiores exigências nas informações
de produtividade, diz o Ibama

As novas regras foram instituídas pela Portaria Ibama RN nº 16, de 18 de julho de 2014 e são um aperfeiçoamento da Instrução Normativa Ibama nº 144, de 2007. O objetivo é dar maior segurança à cadeia produtiva da lagosta, especialmente na identificação de sua origem. É de amplo conhecimento que quase 100% da lagosta produzida no Rio Grande do Norte é capturada de maneira ilegal, seja pela utilização de aparatos proibidos, como redes e equipamentos de mergulho, seja pela sua captura no período de defeso. Com as novas regras o pescador irregular terá mais dificuldade para acobertar fraudes, sendo forçado a migrar para a legalidade.
A próxima entrega das informações do Destino Mensal da Produção de Lagostas (DMPL) deverá ser feita até o décimo dia do mês de setembro e será referente à pesca realizada do mês de agosto. Todas as declarações deverão vir no novo formulário, que já está sendo enviado para as colônias de pesca do litoral potiguar.
O documento também pode ser adquirido junto ao Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC – do Ibama. O endereço é Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 1399, Tirol, Natal. Pescadores do litoral norte do estado também podem obter o formulário no Escritório Regional do Ibama em Mossoró, que fica na Rua Dr. Almir de Almeida Castro, 400, centro, Mossoró.
F: Ascom Ibama/RN
Foto: Airton De Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário