segunda-feira, 31 de agosto de 2015

FORTALECIMENTO DAS TVs LEGISLATIVAS DO BRASIL É DEBATIDO NA ASSEMBLEIA

O fortalecimento das TVs Legislativas foi debatido na tarde desta segunda-feira (31), no Seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Interior do Brasil, que ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa. O debate foi proposto pela Câmara dos Deputados, e Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), TV Assembleia e TV Câmara Natal.Foto:: Eduardo Maia

Durante o seminário foi discutida a situação e importância das emissoras legislativas do país, com destaque para a troca de experiência entre os representantes de Câmaras, Assembleias e da própria Câmara dos Deputados.

“O papel da TV Legislativa é apresentar o trabalho dos parlamentares nas Comissões, Plenários e Audiências Públicas e a TV Assembleia vem cumprindo esse papel de forma exemplar, garantindo a população o acompanhamento ao vivo das atividades do Poder Legislativo”, diz o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza.

Um dos assuntos abordados foi a ampliação da TV e da rádio Assembleia, ações propostas recentemente ao Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, em Brasília. “Atualmente o sinal da TV Assembleia cobre em torno dos 45% do Rio Grande do Norte e dentro do planejamento estratégico traçado nesta gestão, já foi reivindicado ao Ministro das Comunicações a ampliação deste sinal para 75%”, explica o diretor da TV Assembleia Bruno Giovanni.

Além da ampliação da TV e da rádio Assembleia, a emissora vai levar o ensino à longa distancia ainda este ano, através de parceria firmada com o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP).

DEBATE

A diretora da Coordenação da Rede Legislativa da Câmara dos Deputados, Evelin Maciel Brisolla, tirou dúvidas a respeito dos canais digitais das TVs Assembleia e TVs de Câmaras Municipais, dentro do sistema de multiprogramação, pelo qual o mesmo canal pode ser dividido em quatro.

“Este sistema já está em operação e vai levar a grande parte da população brasileira informações sobre o Poder Legislativo federal, estadual e municipal”, explicou a diretora.

Para o secretário de Comunicação da Câmara Federal, deputado Cleber Verde (PRB-MA), esse é um momento fundamental, onde todos estão empenhados em levar mais adiante o processo de democratização, valorizando a transparência, uma marca onde a população acompanha as atividades parlamentares, reivindicando projetos de interesse de todos.

“Entendo que a expansão da TV e rádio legislativas é algo muito importante, pois a comunicação é fundamental para dar transparência ao processo legislativo em tempo real, com diálogo direto”, destaca Verde.

Participaram ainda do evento, os deputados federais Rogério Marinho (PSDB), Rafael Motta (PROS) e Antônio Jácome (PMN), o deputado estadual Souza Neto (PHS) e o secretário geral da Fundação Djalma Marinho, Júlio César Queiroz.

Terceira emissora legislativa estadual mais antiga do Brasil, a TV Assembleia completa em 2015, doze anos. A TV entrou no ar no dia 8 de outubro de 2003. Atualmente tem a maior grade de programação local do Rio Grande do Norte e seus programas são referências em todo o país.

Parceria TV Assembleia/ TV Câmara Mossoró

No seminário, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) assinou um acordo de cooperação técnica celebrado entre a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Câmara Municipal de Mossoró/ RN, objetivando a implantação do sistema de transmissão de TV digital na cidade de Mossoró.

Para o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira (PSD), esse acordo foi a realização de um antigo desejo. “A TV câmara Mossoró é uma realidade que tem ajudado a apresentar o trabalho dos parlamentares aos mossoroenses.”, comemora o presidente.
F: AL/RN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário