quinta-feira, 6 de agosto de 2015

SECRETÁRIO DA SEMARH CUMPRE AGENDA EM ASSU E NO SERIDÓ


O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, cumpre agenda de reuniões, no interior do Estado. Os compromissos começaram em Assu, na manhã de ontem, numa reunião pública promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH/PPA), no intuito de discutir a situação do sistema hídrico Curemas-Açu e as perspectivas do uso da água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
De acordo com Mairton, a reunião iniciou um diálogo com a sociedade civil e os usuários da bacia do rio Piranhas sobre a alternativa mais viável e que possibilite o uso da água por mais tempo, uma vez que os níveis são críticos e as previsões climáticas não são favoráveis. “A ANA apresentou estudos e simulações que servirão de base para a elaboração dos critérios a serem adotados para o uso eficiente da água da Armando Ribeiro” disse Mairton. Ele disse ainda que a ANA se reunirá, daqui a duas semanas, com o CBH/PPA e IGARN para continuar a discussão sobre as regras na demanda e uso dessa água.
 
Na noite desta quarta (05), o secretário participou da solenidade de assinatura de um convênio entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e a Agência Nacional de Águas (ANA) para o desenvolvimento de atividades que visam apoiar as ações do CBH/PPA. Mairton ressaltou que a Semarh apóia a criação, instalação e o funcionamento dos Comitês de Bacias no Rio Grande do Norte.
Na manhã de hoje, o encontro foi com o Procurador da República, que atua em Caicó, Bruno Lamenha, para tratar do andamento das obras que a Secretaria está executando no Seridó. Mairton, acompanhado de técnicos da coordenadoria de infraestrutura da Semarh, esclareceu informações sobre a retomada da obra da Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas e sobre a Barragem de oiticica.
 
“Em função das dificuldades que a região passa, causadas pela forte estiagem, o Seridó é atualmente uma das nossas prioridades. Estamos sempre por aqui discutindo, com a população e com poder público, a gestão dos recursos hídricos da região”, finaliza Mairton.
 
No final da tarde de hoje, o Secretário vai se reunir com o movimento dos atingidos pela construção da Barragem de Oiticica, na igreja de Barra de Santana. O objetivo do encontro é repassar aos moradores o andamento de todos os itens relacionados às questões sociais vinculadas a construção da barragem como o cronograma de pagamento das indenizações, a terraplenagem e drenagem do terreno onde será construída a nova comunidade e a desapropriação do terreno onde será construído o cemitério da nova Barra de Santana.
  F: AssImp Semarh
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário