quarta-feira, 28 de julho de 2010

SANTANA DO MATOS POR INSTANTES UM TERRITÓRIO DOS JOVENS


Paredões de som estremecem a praça Aluízio Alves em Santana do Matos


Foi um capítulo à parte nas manifestações de confraternização, fraternidade e fé da Festa de Nossa Senhora Sant’Ana. No domingo a tarde, a partir das 15:00h a praça Aluizio Alves foi tomada para uso e quase com direito de posse por uma inquieta e frenética juventude. Cálculos otimistas foram feitos. Recuperados, como se fosse um intervalo das noites anteriores ou como despertados pelos embalos do sábado a noite, cerca de 2 mil  jovens preencheram o centro, rua principal e adjacências com seus carros de som. Reboques com equipamentos instalados com altos decibéis (muito acima dos 70) eram estacionados e intercalados, potentes “Paredões” como uma prova sonora em disputa, expondo os seus grupos, representando turmas, grupos e cidades do Rio Grande do Norte.
 Domingo, 25/Jul 16:10h,  praça lotada, rua intransitável p/ veículo, o território é dos jovens, paz e amor

Uma festa, em gestos próprios e afirmações da idade, como se fossem felinos a marcar seus territórios. Uma glória, uma grata descoberta e que recebam boas vindas e despedidas da nossa gente, deixando orgulhosa a tranqüila cidade do pé de serra dos saudosos Aristófanes Fernandes e Lauro Miranda de Assunção. A Festa de Santana 2010 por ocasião dos festejos da padroeira, Nossa Senhora Sant’ana, definiu um marco, como uma nova fase, vislumbrada como início de um novo ciclo de desenvolvimento no município.

 Domingo, 25 de Julho, 16:00h, manifestação de jovens na praça como se fosse um Festival de Woodstock
Uma resposta ao trabalho de poucos que se propõem a divulgar nossos valores, através da secretaria de Educação pelo apoio ao programa de visitação da rede escolar aos sítios arqueológicos, pela união e participação ativa da mídia, incluindo Blogs e Jornais. Apoio de comerciantes locais; empresários que moram na capital; eventos que divulgam nossa beleza como o tradicional concurso “Flor de Maio” e mais recente, fazendo sucesso, dois anos seguidos o concurso “Garota e Garoto Cajarana”, que confirmam nossa vocação e culto a beleza ao representarem e serem vencedores, elegendo o nome de Santana em destaque no Concurso a nível estadual “Garota e Garoto do Vale”, realizado em Assu com a participação de 15 cidades do Estado.
 A cidade parou.  Entegamos as chaves dos portais ao domínio dos jovens, acompanhados de perto comparamos valores
Uma simples parcela que poucos oferecem somados aos tantos outros valores do povo santanense que sintonizados pela espontaneidade e pela poesia, com seus conceitos e doutrinas se impõem aos flexíveis valores da atualidade. Um momento de orgulho para nosso povo, pelo grau de politização que estamos atingindo, transferindo aos governantes as manifestações de oposição como uma importante contribuição em mostrar as falhas com intenções corretivas. Somando-se a essa análise, ações e atitudes recentes do governante, que interpreta, reconhece e retoma ações políticas de alcance sócio-educativas, contribuindo assim, para a retomada de importantes segmentos que estavam estagnados, à exemplo do que poderia ser mais implementado: a cultura, a educação e a dinamização da zona rural.

Potenciais adormecidos em Santana do Matos a espera de ações administrativas 

Vaqueiro na caatinga - Foto Canindé Soares 

Ao regressar as minhas origens após 40 anos de ausência (1962 a 2002) vejo agora, oito anos depois uma Santana em crescimento, sendo relembrada e comentada por seus filhos que moram na capital, reconhecendo que precisamos de união para permanecer o orgulho de dizermos que somos “Santanenses”! O isolamento pelas dificuldades dos 11,6 KM de estrada de barro que ainda enfrentamos para chegarmos ao seridó, serão asfaltados. A estrada de ferro que ligaria Lajes a Santana no final da década de 20, ficaram só os aterros nas passagens de rio, iguais aos barrancos que foram construídos em Residência, a mudança na época desviando para Angicos deixaram marcas e discriminação, foi tudo superado e hoje estamos recuperados e otimistas. Não ficaram marcas ou dificuldades que impeçam nossa luta e nosso lugar merecido. Apesar do recôncavo, das brenhas da serra grande, muitos ainda terão conhecimentos de nossos valores  e investirão em nossos potenciais. 

Prof Assis Braga acompanha estudantes visitando a Caverna da Serra dos Bassos na comunidade de Tapuia

Com objetivos voltados as minhas origens, externo meus pontos de vista com simplicidade e respeito a sabedoria deste povo e motivo que estamos no caminho certo. Para 2011 precisamos antecipadamente trabalhar as condições de infra estruturas da cidade para receber multidões igual a de 2010. Não pode faltar água na cidadde, precisamos investir em hotéis, pousadas e sermos otimistas, 2010 foi uma sinalização que seria viável trabalharmos o turismo ecológico, rural e de aventura. Relembro aqui o projeto turístico de Arqueologia ( Pinturas e gravuras rupestres ) que foi abortado em 2006 quando já estava pronto para ser executado. Existe ainda a necessidade de descentralização dos interesses, não esquecendo a grande carência do nosso povo está na zona rural, onde nada é feito, em nada se acredita.

 Professor Assis Braga coordena alunos visitando sítio arqueológico em Pixoré


Um comentário: