sexta-feira, 6 de maio de 2011

RN PODERÁ SER REFERÊNCIA INTERNACIONAL NA PRODUÇÃO DE ENEREGIA EÓLICA

“Seremos referência internacional no setor eólico”, garante secretário Benito Gama

Catavento para energia eólica

A partir de 2012, o Rio Grande do Norte pode liderar o ranking nacional de geração de energia eólica. Essa é a perspectiva do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, que foi apresentada durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (6).

Na opinião do secretário, tal realidade será possibilitada com a realização do leilão eólico previsto para o próximo mês de julho. Na opinião do titular da Sedec, o Rio Grande do Norte passará a gerar aproximadamente 50% da energia eólica do país.

Para Benito, o Rio Grande do Norte vai entrar no mapa mundial como gerador de energia eólica. "Seremos uma referência internacional no setor eólico", afirmou. O secretário frisou que, com o investimento nesse setor eólico, o RN será sede de um centro internacional de tecnologia em eólica. "Já foi mantido contato com os Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, além do Instituto de Tecnologia aqui e a Universidade", informou.

O ex-ministro e atual secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, participou da audiência e destacou o investimento do Rio Grande do Norte nesta fonte de energia natural. "Aqui há uma grande potencialidade que está sendo bem aproveitada e trabalhada", disse.

Ainda de acordo com ele, o fato de se levar a discussão sobre energia eólica ao conhecimento da socidade "gera boas perspectivas para o futuro". "A eólica é um ponto muito positivo para investimentos", comentou.

Quem também participou da audiência foi o engenheiro José Tadeu Mateus, representante da Wobben, fabricante de aerogeradores e que já tem investimentos em território potiguar. "Temos uma fábrica na cidade de Parazinho com 200 empregos gerados de forma direta e olhe que começamos tem pouco mais de dois meses", declarou.

Ele destacou o envolvimento do governo estadual no empenho em trazer indústrias que atuam nesse setor para investir no Rio Grande do Norte. Vale lembrar que em março passado, o secretário Benito Gama e a governadora Rosalba Ciarlini estiveram reunidos com um grupo de diretores das principais empresas do setor eólico do mundo.

Além disso, o governo tem buscado soluções para dar mais fluxo a este desenvolvimento. Por exemplo, o porto de Natal já foi alvo de encontros da governadora e do secretário em Brasília para tratar de investimentos em sua ampliação. Por lá, os equipamentos serão desembarcados antes de seguirem para os parques eólicos no interior.

O governo também mostrou preocupação com a linha de conexão para energia eólica, o conhecido "linhão". Em Brasília, a governadora Rosalba Ciarlini esteve com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para solicitar a antecipação da conclusão da conexão
para escoamento da geração de energia eólica do estado.
Fonte: AssImp Sedec

Nenhum comentário:

Postar um comentário