quarta-feira, 9 de abril de 2014

TEIA DA DIVERSIDADE PRORROGA CHAMADA PARA ARTISTAS E FEIRA DA ECONOMIA CRIATIVA

Considerado um dos eventos de Cultura mais importantes do País, a Teia da Diversidade 2014 que acontece entre os dias 19 e 24 de maio em Natal, prepara programação

Foi prorrogada até sexta-feira (11) a Chamada para os artistas e grupos de todo o Rio Grande do Norte participar da mostra da Teia da Diversidade 2014. Além dos artistas, a Feira da Economia Criativa também está com inscrições abertas até o próximo dia 17 de abril.

Além dos pontos de cultura, o edital para chamada de trabalhos está aberto para todos os artistas e grupos residentes no Rio Grande do Norte para participação na Teia da Diversidade 2014 em programação paralela aos dos Pontos de Cultura e premiados do Cultura Viva.  Para a inscrição na Feira da Economia Criativa, poderão cadastrar-se agentes do Programa Cultura Viva relacionados à produção de artesanato, vestuário e outros itens artísticos destinados à venda, representativos das diferentes culturas regionais brasileiras para compor os estandes da Feira.

A Teia tem como proposta reunir os representantes dos Pontos de Cultura do País, na intenção de abrir um diálogo entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, para o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira. A expectativa é de que cerca de 2.000 pessoas de todo o Brasil estejam presentes.

O edital está disponível no site da Funcern ( http://www.funcern.br/fundacao/novfuncern/112-teia-nacional-da-diversidade-acontecera-em-natal-editais-sao-publicados.html). A documentação obrigatória deverá ser preenchida e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura. Os artistas que não forem pontos de cultura nem premiados do Cultura Viva devem preencher o formulário com as seguintes orientações: no item ponto de cultura em que está associado, deve-se colocar ‘comissão potiguar dos pontos de cultura’ e no item CNPJ do ponto, colocar o CPF da pessoa responsável pelo cadastro.

Estudantes do IFRN auxiliam nas inscrições aos artistas e proponentes
Para auxiliar os artistas e proponentes no preenchimento das inscrições nas Mostras Artísticas, Atividades Formativas e Feira da Economia Solidária e Criativa , uma equipe de alunos do Curso de Produção Cultural do IFRN Cidade Alta que está disponível de segunda a sexta, das 9h às 20h até o último dia de inscrição. Sábado e domingo os alunos fazem atendimento das 9h às 18h.
A equipe foi treinada por representante do Ministério da Cultura e atende presencialmente na sala 83 (laboratório de informática) do IFRN Cidade Alta ou pelo telefone (84) 4005-0964. Dúvidas também podem ser tiradas pelo telefone do MinC (61) 2024 2786 e o e-mail teia2014@funcern.br.

Dúvidas também podem ser tiradas com os membros da Comissão Potiguar dos Pontos de Cultura.

Link para o edital:

Entenda melhor a TEIA
De 19 a 23 de maio de 2014
Natal - RN

A Teia Nacional da Diversidade 2014 visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, Instituições de Ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.

Com esta proposta, a Teia inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade. As atividades da Teia 2014 incluem ainda as pré-Teias, encontros regionais e/ou estaduais para preparação e envolvimento da sociedade civil participante.

A Teia está em sintonia com as estratégias e diretrizes gerais do Plano Nacional de Cultura no que diz respeito ao fortalecimento de ações que visem o planejamento e a execução das políticas culturais; ao incentivo, proteção e valorização da diversidade artística e cultural do Brasil; a ampliação do acesso dos brasileiros à formação, fruição e produção cultural; a inserção da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável e na consolidação dos sistemas de participação social na gestão das políticas públicas.
O encontro pretende ampliar sua comunicação com os diversos fazedores da cultura Brasileira, incorporando ao Programa Cultura Viva também o Brasil Plural, construindo assim uma sinergia maior entre todos os segmentos com os quais o Ministério tem dialogado ao longo do últimos anos. A TEIA da Diversidade parte dos objetivos da Convenção Sobre a Proteção da Diversidade das Expressões Culturais e segue com eles como balizadores de uma política de integração e cooperação que pretende construir novos caminhos de diálogo.

Na visão de Pedro Vasconcellos, Diretor da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o Rio Grande do Norte é um Estado muito digno para receber o evento. “Por toda a sua riqueza cultural, por toda sua produção cultural e por todos os criadores, batalhadores e militantes da cultura que a gente sabe que tem aqui”, disse Pedro lembrando que o mestre Tião Moleiro faz 100 anos em maio e será um dos homenageados no Rio Grande do Norte. De acordo com o diretor, a Teia é fundamental para dar visibilidade aos grupos que historicamente não tem visibilidade na mídia e nem reconhecimento público. “A teia vem carregada de um simbolismo muito forte. Então teremos esse momento de homenagear esses mestres, de fazer reverência a esses mestres, ao reconhecimento dos conhecimentos tradicionais que eles tem passado de geração a geração, para que a gente possa fazer esse encontro dos novos com os velhos, da cultura digital com a cultura tradicional, de todo o Brasil com a cultura Potiguar. Essa vai ser uma grande Teia e estamos muito felizes de promover esse encontro aqui”, ressaltou Pedro.

Além dos Pontos e Pontões de Cultura, o MinC vai ampliar e intensificar as suas ações com o Programa: Pontos de Memória; Pontos de Leitura, CEUs, Incubadora Brasil, Cineclubes e NPDs, Mais Cultura nas Escolas e Universidades. A Teia Nacional é realizada com recursos próprios do Governo Federal, já as Teias estaduais são realizadas com recursos dos Estados, com o apoio do Ministério da Cultura.

Serviço
Teia da Diversidade Cultural 2014 – Natal/ RN
Campus IFRN Cidade Alta e Campus UFRN
Data: 19 a 24 de maio
Inscrições de Trabalhos: http://www.funcern.br/fundacao/novfuncern
Equipe de apoio IFRN: sala 83 (laboratório de informática) do IFRN Cidade Alta ou pelo telefone (84) 4005-0964. Dúvidas também podem ser tiradas pelo telefone do MinC (61) 2024 2786 e o e-mail teia2014@funcern.br

F: AssImp 
Michelle Ferret – (84) 8704.6795

Nenhum comentário:

Postar um comentário