terça-feira, 20 de maio de 2014

AEROPORTO RECEBE 1º VÔO NO DIA 31

Novo aeroporto do RN: operação vai começar às 8h30 do dia 31
Pela quarta vez neste ano, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, teve a data para início das operações modificada. Ontem, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) lançou nota anunciando o adiamento da abertura de 22 para 31 de maio. O novo prazo permite que as empresas aéreas concluam a conexão dos seus sistemas com o do aeroporto, segundo o Consórcio Inframérica – grupo que construiu e que vai administrar o aeroporto. De acordo com a SAC, os passageiros que comprarem bilhetes a partir de 31 de maio serão comunicados pelas companhias. Já o consórcio deve informar à comunidade local a partir da próxima quarta-feira (21).

Em nota, a SAC informa que os pousos e decolagens no novo aeroporto terão início às 8h30 do dia 31. As operações do aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, se encerram às 8h29 do mesmo dia.

A mudança na data de início da operação, informou o Consórcio Inframérica, dará tranquilidade à conclusão da conexão do sistema das companhias áreas com o do aeroporto. “Essa semana a mais foi necessária para conclusão da conexão do sistema das companhias aéreas com todos os sistemas do aeroporto e dar tranquilidade para todos os envolvidos desenvolverem um processo bem feito e com transparência. (O dia) 31 de maio é o tempo necessário para que o sistema de informação e tecnologia possam ser interligados”, informou o consórcio, em nota.

Em reportagem publicada ontem, a TRIBUNA DO NORTE expôs que uma mudança no cronograma poderia acontecer devido ao atraso na entrega do sistema de tecnologia da informação às aéreas. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), as empresas deveriam ter recebido essa estrutura no dia 1º, mas isso só ocorreu em 12 de maio. Após a publicação, a Abear enviou nota à reportagem esclarecendo que “o sistema da SITA (sistema operacional que centraliza as informações) está operante, mas não estava acessível pela falta de links de internet, o que impede a realização de testes.” O problema de conectividade era causado por dificuldades no cabeamento de telefonia.

O Inframérica informou que toda a estrutura para as aéreas foi entregue dentro do cronograma, mas houve  “dificuldade de conexão” de uma única companhia aérea ao sistema do aeroporto. O problema, segundo eles, foi resolvido. Não foi informado o nome da empresa.

Mantidas
Algumas datas do cronograma do aeroporto não mudaram. A vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil para “homologação do lado terra” do aeroporto permanece segunda-feira (19).

Segundo a Anac, serão vistoriadas a“operações de vôo, terminal de passageiros, tanto a área restrita quanto a área de check-in/externa.” Não foi informado a que horas a visita técnica terá início, ou quantos fiscais participam da operação. A agência frisou que este trabalho também só será concluído quando o relatório de homologação do “lado ar”, vistoriado entre 14 e 16 de abril, também for finalizado. Quatro pontos apontados como inadequados na inspeção anterior serão revistoriados. Não foi divulgado prazo para o resultado da homologação.

A SAC informou que o simulado para a Copa do Mundo também acontecerá na data original: 27 de maio. O simulado não avalia questões estruturais, mas o atendimento e a segurança na chegada e transporte das delegações. A primeira data anunciada para início das operações do aeroporto foi 15 de abril. A data mudou para 10 de maio e depois para os dias 22 e 31.  A nova data foi acordada ontem, durante reunião entre representantes da SAC, da Anac, do Inframérica e das aéreas, em São Paulo.
F> TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário