domingo, 25 de maio de 2014

PROGRAMA “JUSTIÇA E ESCOLA” ESTIMULA PROFESSORES EM SANTANA DO MATOS



Programa “Justiça e Escola” sinaliza uma nova época na educação do município de Santana do Matos
O programa ministrado por uma equipe do Poder Judiciário coloca de uma maneira abrangente e ao alcance de outros segmentos, sinalizando a escola e seu próprio universo, um  dos principais parceiros no necessário  equilíbrio para manutenção e harmonia entre as prerrogativas de direitos e deveres do cidadão. Contexto oportuno, diante dos novos valores a serem assimilados por uma nova sociedade em evolução globalizada.  O tema colocado com participação dinâmica entre a equipe e os professores do município de Santana do Matos, diria que foram dois dias de muito sol e luz na praia dos educadores.  Certamente os questionamentos, os objetivos e proposições foram avaliadas, constituindo não apenas um ponto a mais em suas capacitações, e sim, novos momentos de reflexões, oportunizando assim, reavaliação de posicionamentos, certamente reforçados com novos estímulos e renovada autoestima.



PROGRAMA E METODOLOGIA

O programa extensivo a todos os professores do município, lideranças locais, alunos, convidados especiais e o público em geral amplia de maneira significativa o questionamento do processo Ensino X Aprendizagem, assunto esse, que os professores têm o direito e obrigação de se manifestarem.  O Programa “Justiça e Escola” apresentou seis colunas a serem referenciadas e utilizadas como parâmetros de valores:
1 - Zelo;
2 - Sinceridade;
3 - Responsabilidade;
4 - Cidadania;
5 – Respeito;  e,
6 - Senso de Justiça.
Temas esses bem conhecidos dentro do universo escolar onde os professores tiveram uma participação interpretativa durante os dois dias das atividades, encerradas nesta sexta-feira, 23, com belíssima festa de encerramento com apresentações da banda de música da  cidade e apresentação de jovens. Belíssimas apresentações dos professores, representando as colunas do programa através de expressões culturais em grupo, interpretando músicas e tradicionais parábolas que motivam a interpretação e a reflexão de todos  os presentes ao evento.  Deixando no ar um clima de perspectivas, estímulo e autoestima ao segmento.

GESTÃO E PROGRAMAÇÃO VOLTADAS A EDUCAÇÃO
Cerca de 190 professores  da rede municipal de ensino estiveram presentes nas oficinas. No encerramento através de seis grupos deram uma resposta de participação com temas alusivos as colunas em pauta do programa: zelo, sinceridade, responsabilidade, cidadania, respeito e senso de justiça.

“A principal proposta do programa Justiça e Escola, além de levar noções básicas de cidadania baseadas nos seis pilares é convergir conhecimento e informações para que tenhamos cidadãos mais conscientes de nossos direitos e deveres e prevenindo conflitos no âmbito escolar”, disse a Desembargadora  Zeneide Bezerra, no encerramento do programa.

Além da presença da Desembargadora Zeneide  Bezerra, no Ginásio de Esportes David Azevedo, abrilhantaram a solenidade, o  vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), Desembargado Saraiva Sobrinho, Prefeita Lardjane Ciríaco, o páraco da cidade, Pe Josino, Secretária Municipal de Educação, representada por Maria José de Carvalho (Zezé), secretários municipais, equipe administrativa do governo municipal, vereadores e convidados especiais.

A prefeita Lardjane emocionada e autêntica falou da importância daquele momento para a educação do município. Uma realidade constatada, verificado-se seu empenho e ações em execução neste setor. Ao priorizar o segmento com essas iniciativas temos um novo marco no processo educativo em Santana do Matos. 

Disse a prefeita Lardjane:  “Buscamos parceria como essa do programa Justiça e Escola porque apostamos na educação como transformação da sociedade e da importância que teremos no ensino, na aprendizagem de nossas crianças”.

Além das opções de aperfeiçoamento e valorização dos funcionários públicos, proporcionando cursos, programas e projetos, beneficia-se de uma maneira mais abrangente as futuras gerações com o programa “Justiça e Escola”, um novo marco na Educação do município de Santana do Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário