sábado, 17 de maio de 2014

EMPRESÁRIO MARCELO QUEIROZ É REELEITO NA FECOMÉRCIO RN

Marcelo Fernandes de Queiroz foi mantido na presidência da entidade: votação unânime
Foto:: Alex Régis
Em eleição realizada na manhã de ontem, na sede da entidade, foi eleita a nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), para o período 2014/2018. A eleição ocorreu com chapa única, consensual, em votação unânime. A diretoria tem novamente à frente os empresários Marcelo Fernandes de Queiroz (presidente) e Gilberto de Andrade Costa (1º Vice-presidente). A posse para o novo mandato deverá ocorrer em em 1º de agosto. O atual mandato termina em julho.

“Seguir na presidência da Fecomércio é extremamente honroso para mim e sobretudo amplia minha responsabilidade em continuar realizando o trabalho de fortalecimento dos sindicatos e de interiorização das ações do Sesc e Senac, além de promover a maior participação da Fecomércio, de forma direta e ativa, no debate dos grandes temas ligados ao desenvolvimento econômico e social do estado e do país. Além disso, pela forma como se deu, esta eleição mostra a união de todos nós que fazemos esta entidade. Espero continuar correspondendo à confiança que me está sendo depositada por meus companheiros de diretoria”, afirma Marcelo Queiroz.

Ação
No ano passado, o Sistema Fecomércio, que é encabeçado pela federação e composto ainda por Sesc e Senac, foi responsável pela capacitação de 45 mil potiguares, dos quais cerca de 27 mil foram beneficiados com vagas gratuitas destinadas à população de baixa renda, por meio de iniciativas como o Programa Senac de Gratuidade (PSG) – cerca de 7 mil, em números redondos - e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) – cerca de 20 mil.

O Senac terminou 2013 ampliando sua atuação de cerca de 10 (considerando a atuação das carretas-escola) para 89 municípios do estado. Hoje já são 116 as cidades que podem ter acesso a um dos 350 cursos de excelência do portfólio da instituição em diversas áreas como Turismo e Hospitalidade, Moda, Gastronomia, Informática e Idiomas.

Para este ano, deverão ser 60 mil profissionais formados, sendo 40 mil em vagas gratuitas, através do PSG e Pronatec. Isso irá representar um aumento de 33% no número de profissionais formados e de 48% na oferta de vagas gratuitas. Através do Sesc, o Sistema Fecomércio tem como foco promover o bem-estar do comerciário e dos seus dependentes, e, em alguns casos, de toda a comunidade. Este trabalho é feito sobretudo com ações nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, esportes e assistência.

Através do Mesa Brasil, por exemplo, desde 2003 o Sesc já distribuiu 18 mil toneladas de alimentos a inúmeras instituições carentes do RN. Somente no ano passado foram 1.037 toneladas de alimentos distribuídos (mais de um milhão de quilos), que complementaram cerca de 14 milhões de refeições, beneficiando aproximadamente 58 mil pessoas, em 321 instituições beneficentes de cidades como Natal, Mossoró, Caicó e muitas outras.

O Sesc mantém ainda o projeto Ver para Aprender, que oferece consultas oftalmológicas e pares de óculos a pessoas de todas as idades em diversas regiões do estado. A unidade Sesc Saúde da Mulher, que foi a primeira do país a iniciar suas atividades, leva exames e consultas de alta e média complexidades, específicas para o público feminino de diversos pontos do estado.

Desde 2012, o Sistema Fecomércio também passou a oferecer cursos gratuitos de preparação para o Enem, beneficiando cerca de 1.400 alunos de baixa renda na maioria comerciários ou seus dependentes que passaram a ter oportunidade de competir em pé de igualdade pelas vagas do exame nacional. Tudo é feito com recursos exclusivamente dos empresários do comércio e dos serviços do estado.

Número
45 mil potiguares foram capacitados pelo Sistema Fecomércio no ano passado, dos quais, 27 mil receberam bolsas de estudo.
F: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário