quarta-feira, 7 de outubro de 2015

HENRIQUE ALVES DEFENDE A FORÇA ECONÒMICA DO TURISMO

A possível instalação de um HUB da TAM em Natal poderá gerar cerca de 15 mil empregos diretos. A informação foi dada pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, durante entrevista nesta terça-feira (6), em Brasília, ao programa Bom Dia Ministro, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), com a participação de rádios de todo o Brasil.

 Fotos: Paulino Menezes (Henrique Eduardo Alves participa do Bom Dia Ministro)


 Respondendo a um questionamento de Marcílio Dantas, da Rádio Globo Natal, ele voltou a enfatizar que a decisão da empresa aérea será estritamente técnica, respeitando as potencialidades das capitais potiguar, cearense e pernambucana, mas ressaltou que as qualidades do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, são um importante diferencial na disputa.

 "Esse aeroporto é hoje, agora mesmo saiu uma pesquisa, um dos mais bem avaliados do Brasil, um dos mais modernos do país, que tem hoje, no Brasil, a única pista capaz de receber o Airbus 380, aquele avião de 800 passageiros num voo só", ressaltou. Alves reforçou que a vitória de Natal na disputa exige o cumprimento de 'deveres de casa', como a construção de acessos ao terminal.

 O ministro acrescentou que a alta do dólar - que dificulta viagens de brasileiros ao exterior - pode elevar a procura de atrativos do Nordeste por turistas, especialmente com a chegada do verão. "Uma pesquisa do MTur revela que 78% dos brasileiros que pretendem viajar até fevereiro de 2016 planejam viajar dentro do país. E o Nordeste, nesse contingente, se destaca, com 45% das opções. E não é só o sol, praia e mar. É a nossa cultura, a nossa gastronomia, é o nosso turismo religioso, muito forte no nosso estado, haja vista a cidade de Santa Cruz, com Santa Rita de Cássia, onde se constrói um teleférico, o que fez crescer a cidade de Santa Cruz, o Trairi do nosso estado. Ou seja, o Nordeste é uma grande vertente para impulsionar o turismo regional e nacional", comentou.

 Turismo e Olimpíada  

Na avaliação do ministro, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos podem incentivar estrangeiros a visitar outras cidades além do Rio, sede principal da competição.
 "Nesse momento, quando a alta do dólar favorece viagens pelo país de brasileiros e estrangeiros, temos que investir em comunicação. Queremos fazer com que a Olimpíada não seja só da cidade do Rio, mas que o turista possa interagir com o Brasil todo. Que o turismo e a Olimpíada tenham um casamento perfeito a partir da cidade do Rio", sustentou.

 Alves lembrou que o revezamento da Tocha Olímpica, que a partir de maio de 2016 vai percorrer cerca de 300 cidades de todo o país até a véspera da abertura dos Jogos, será uma grande oportunidade de promover atrativos nacionais.

O ministro também comemorou a aprovação unânime pela Câmara dos Deputados do projeto que dispensa visto de estrangeiros que ingressarem no Brasil até setembro de 2016, medida que pode reforçar a chegada de visitantes na Olimpíada. Ele sugeriu que a iniciativa beneficie especialmente viajantes dos Estados Unidos, país que, depois da Argentina, mais emite turistas ao Brasil.
"O país mais apaixonado por Olimpíada, campeão olímpico tantas vezes, são os Estados Unidos. Na hora em que conseguirmos isentar esse viajante de visto, vamos trazer um contingente muito maior de turistas para fazer com que eles possam conhecer todo o país e sair daqui dizendo que valeu a pena", enfatizou.

 Ano Olímpico para o Turismo

Nesta quarta-feira (07), a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Henrique Eduardo Alves vão lançar em Brasília o 'Ano Olímpico para o Turismo'. Durante o evento, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, serão compartilhadas experiências dos governos federal e do Rio de Janeiro na preparação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.

O encontro vai reunir ministros, governadores, prefeitos, parlamentares e representantes do trade turístico. Um dos objetivos é evidenciar a oportunidade da competição para a divulgação de destinos turísticos de todo o país.

 F: AssImp


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