segunda-feira, 26 de outubro de 2015

HENRIQUE ALVES DEFENDE INCLUSÃO DO TURISMO COMO PRIORIDADES PARA INVESTIMENTOS EM ALMOÇO COM EMPRESÁRIOS

Ministro do Turismo discursa em evento de empresários. 
Durante almoço-debate do Lide, Grupo de Líderes Empresariais, nesta segunda-feira (26), em São Paulo, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, destacou a isenção de vistos para países estratégicos e a criação de áreas especiais de interesse turístico, com regime diferenciado de tributação e licenciamento, para aumentar a competitividade do turismo brasileiro.
Foto: Darse Junior
"O turismo não pede favores ou privilégios, exige respeito e reconhecimento. Estamos falando de um setor que impacta e engloba 52 atividades, representa 3,7% do PIB brasileiro e gera mais de 3 milhões de empregos", afirmou o ministro. Henrique Eduardo Alves sustentou que a chegada de 6,4 milhões de turistas estrangeiros em 2014 é pequena perto do potencial que o país tem.

A isenção de vistos em caráter excepcionais e unilateral durante o ano olímpico para os Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália foi apontada como solução para o Brasil atrair mais estrangeiros. O projeto de lei que trata do tema foi aprovado na Câmara dos Deputados e nas comissões de Turismo e Relações Exteriores do Senado em menos de um mês. O texto segue para a aprovação no plenário do Senado e, por fim, para a sanção presidencial.

Outro item destacado como prioritário do ministro do turismo foi a criação de áreas especiais de interesse turístico, onde possíveis investidores terão um regime diferenciado de licenciamento e de tributação. O almoço-debate do Lide reuniu quase 400 pessoas em São Paulo.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, sugeriu que os empresários do setor apresentem uma agenda prioritária para o governo discutir objetivamente item a item. "Precisamos formalizar um pacto entre a iniciativa privada e o governo em prol do turismo", afirmou Lummertz.

O fundador do Lide e ex-ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlam, citou a importância do turismo para fortalecer a imagem do Brasil. O anfitrião, João Dória, destacou que o turismo é um dos setores que podem se aproveitar do câmbio elevado.

F: AssImp

Nenhum comentário:

Postar um comentário