terça-feira, 28 de abril de 2009

CHOVE NORDESTE UM DIA VOLTARÁS A PLANTAR !



Mais quatro açudes sangram no RN


As últimas chuvas caídas na região Seridó provocaram a sangria de mais dois reservatórios: o Sabugi, localizado em São João do Sabugi e o Caldeirão de Parelhas, em Parelhas. De acordo com dados da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Sabugi é um dos maiores daquela região e tem capacidade para 65 milhões de metros cúbicos e o Caldeirão de Parelhas, armazena 10 milhões de metros cúbicos. Ambos integram a bacia Piranhas Açu, na região do Seridó.


O primeiro reservatório da bacia do Trairi também começou a sangrar, assim como o açude de Poço Branco, que começou a sangrar na noite dessa segunda-feira (27). A barragem de Santa Cruz do Trairi, que tem capacidade para pouco mais de 5 milhões de metros cúbicos, ultrapassou a capacidade máxima. Responsável pelo abastecimento de Santa Cruz, o açude também propicia atividades de irrigação e piscicultura. Dos 46 reservatórios monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, 23 já sangraram, a maioria deles no Seridó, na bacia Piranhas Açu.

Sangria
O Rio Grande do Norte tem 46 reservatórios monitorados pela Semarh. Vinte e três deles já atingiram a capacidade máxima e estão, em sua maioria, localizados na região Seridó. São eles: Encanto, no município de Encanto; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Novo Angicos, em Angicos; Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz; Pataxó, localizado em Ipanguaçu; Mendubim, em Assu; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Cruzeta, em Cruzeta; Dourado, em Currais Novos; Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu; Santa Cruz, em Apodi; Morcego, em Campo Grande; Umari, em Upanema; Jesus Maria José, em Pau dos Ferros; Sabugi, em São João do Sabugi, Caldeirão de Parelhas, em Parelhas, e agora,o Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz, e o açude Poço Branco.
Vazantes no município de Santana do Matos. A produção de grãos substituida pela pecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário