domingo, 7 de junho de 2009

MP ENVIA MENSAGEM CIRCULAR A PREFEITOS DA REGIÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO APERTA OS CINTOS PARA PREFEITOS E SECRETÁRIOS
Os procuradores da República no município de Mossoró Fernando Rocha de Andrade e Marina Romero de Vasconcelos enviaram recomendações a 60 municípios do estado. O documento tem por objetivo alertar prefeitos e secretários a enviar, prontamente e integralmente, sempre que solicitado pelo Ministério Público Federal, informações e documentos relacionados a procedimentos administrativos que investigam a aplicação de verba pública federal.

Atualmente, a Procuradoria da República em Mossoró tem cerca de 500 procedimentos administrativos que apuram irregularidades que envolvem a área de atuação MPF, em especial, a má utilização de recursos públicos federais, nos 60 municípios que integram a subseção federal de Mossoró.

A maior parte de tais procedimentos necessita de dados e informações fornecidas diretamente pelas prefeituras. De acordo com os procuradores da República, parte dos prefeitos e secretários municipais retarda as informações solicitadas, ou simplesmente, deixa de responder.

"As requisições do MPF têm caráter coercitivo, impositivo e obrigatório, não se traduzindo em um mero requerimento ou uma simples solicitação. O destinatário deve responder no prazo estabelecido", alertam os procuradores.

Os membros do MPF/RN explicam ainda que atender à requisições legais, de superiores hierárquicos, membros do Poder Judiciários e do Ministério Público é atribuição de todos os servidores e agentes públicos.

É inerente às atribuições do cargo, emprego ou função. O descumprimento caracteriza-se ato de improbidade administrativa. Já a Lei nº 7.347/85 (artigo 10) determina ser crime, punido com reclusão de um a três anos, mais multa, a recusa, o retardamento ou a omissão de dados técnicos indispensáveis à propositura de ação civil pública.

Prefeitos ou secretários que descumprirem a recomendação serão processados pelo MPF, além de responderem criminalmente pela omissão, retardamento ou recusa.
Blog da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário