quarta-feira, 3 de junho de 2009

NATAL CIDADE-SEDE DA COPA DO MUNDO

COPA 2014

Comitê da Copa 2014 terá nove áreas de atuação

A primeira reunião do Comitê Executivo Natal 2014 após a escolha da capital potiguar como cidade-sede da Copa do Mundo definiu nove subcomissões de áreas estratégicas para iniciar a organização logística dos preparativos para o evento. A reunião presidida pela governadora Wilma de Faria foi realizada na noite desta terça-feira (2) no Salão Vermelho da Governadoria. Participaram representantes do Governo do Estado, da prefeitura de Natal, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol. Na segunda e terça-feira, técnicos das cidades-sedes escolhidas estarão reunidos com a representação da CBF no Rio de Janeiro para pontuar melhorias em pontos específicos do projeto apresentado.

Os nove grupos formados procuraram englobar as áreas mais urgentes de ação para cumprir o cronograma pré-estabelecido pela Fifa para abertura de editais para as Parcerias Público-Privadas (PPPs). As subcomissões foram divididas entre Mobilidade; Segurança; Saúde; Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos; Arquitetura e Engenharia; Qualificação e Capacitação; Comunicação; Esporte e Ação Social; e Turismo e Economia. Cada grupo será coordenado por representantes das três esferas do governo e serão compostos de subgrupos de atuação voltada a cada assunto específico. O organograma de trabalho será aprovado pelo comitê em uma nova reunião que deverá ocorrer na próxima semana, logo após o encontro com a Fifa.

A governadora Wilma de Faria abriu a reunião comemorando o resultado anunciado no último domingo. “Somos um Estado pobre, mas fomos ousados, confiantes e conquistamos essa vitória”. A governadora reforçou agora a precisão da celeridade no processo diante das exigências do cronograma rigoroso da Fifa. Para isso ressaltou a importância da parceria com a prefeitura. “Um dos aspectos cuja exigência é mais rigorosa pela Fifa é a questão das licenças ambientais. Por isso é necessário o trabalho conjunto entre Governo do Estado e município para acelerarmos o projeto. Agora é trabalhar e trabalhar muito”, disse a governadora.

O secretário estadual de Turismo e presidente do Comitê, Fernando Fernandes afirmou que seis das oito empresas que devem investir no projeto da Arena das Dunas já contataram o Governo do Estado depois da escolha de Natal como sede da Copa. “Vamos trabalhar agora para cumprir os prazos. Na segunda-feira a representação técnica de Natal será a primeira cidade-sede a ser recebida pela CBF para que sejam pontuados itens do projeto a serem melhorados, principalmente no tocante às licenças ambientais”, afirmou o secretário.

O chefe do Gabinete Civil do Governo, Vagner Araújo, alertou a respeito da competitividade ainda presente entre as cidades escolhidas. “Conseguimos estar entre as cidades escolhidas. Agora temos que tirar o projeto do papel. Portanto, é preciso manter a linha de compromisso com os cronogramas”.

Comitê - O Comitê Executivo Natal 2014 foi criado pela governadora Wilma de Faria em 12 de janeiro deste ano, atendendo a uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) às cidades candidatas à sede da Copa de 2014. O Comitê é formado por membros do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal, Federação Norte-rio-grandense de Futebol, e outras entidades representativas. O Comitê é o órgão que vai articular as ações e agilizar os processos junto à CBF. Foi responsável, por exemplo, pela entrega do Relatório de Encargos, com informações completas sobre infraestrutura logística exigido pela Fifa.

A solenidade de implantação do comitê, que ocorreu na Secretaria Estadual de Administração, contou com a presença da governadora Wilma de Faria, representante da Prefeitura de Natal, o vice-prefeito Paulinho Freire, da Assembléia Legislativa e Câmara Municipal de Natal, na pessoa de seus presidentes, Robinson Faria e Dickson Nasser, respectivamente, e entidades ligadas à área do esporte, como a Federação Norte-rio-grandense de Futebol, além de técnicos da empresa de consultoria contratada para dar apoio logístico ao Estado.

COPA 2014 - O anúncio das cidades sedes da Copa de 2014 foi feito às 15h30 do domingo (31) pelo presidente da Fifa, Joseph Blat. As 12 capitais anunciadas são: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Entre janeiro e fevereiro uma comitiva da Fifa/CBF percorrreu as 17 cidades candidatas a sedes dos jogos, avaliando as condições de aeroportos, hospedagem e mobilidade urbana.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
Mobilidade
Segurança
Saúde
Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos
Arquitetura e Engenharia
Qualificação e Capacitação
Comunicação
Esporte e Ação Social
Turismo e Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário