sexta-feira, 26 de junho de 2009

PROFESSOR DEUSDETE LANÇARÁ LIVRO SOBRE SEUS 40 ANOS DE VIDA PÚBLICA EM SANTANA DO MATOS

Mais um capítulo de nossa história

Fiquei surpreso e orgulhoso ao receber em primeira mão as 27 laudas com mais ou menos 90 tópicos do livro em fase final de elaboração e correções do professor Deusdete Alípio de Macedo.

Delegando-me a responsabilidade de fazer algumas observações ou comentários sobre a obra, sobre o conteúdo, o que assim quase me deixa envaidecido. Deusdete, o professor, político e articulador envolvente, pulveriza essa característica espontânea e habilidosa de fazer novos amigos e agora presenteia a todos com suas memórias escritas retratando passagens de sua vida pública eternizadas pelo seu trabalho. Ao mesmo tempo realizando mais um dos seus sonhos, aflorado o talento como escritor.

O professor Deusdete foi vereador por quatro legislaturas e Secretário nas áreas de Educação e Desportos em Santana do Matos. Durante os 40 anos de vida pública, desde 1968 quando eleito, ainda muito jovem para o seu primeiro mandato de edil até a campanha de 2008 como militante político partidário, acumulou no currículo fatos históricos da cidade que agora transcreve para a posteridade toda a sua experiência vivenciada como professor, legislador e homem público.

Detalhes curiosos e pitorescos da política, segredos, articulações, decisões, alegrias e tristezas com um vernáculo original da nossa região. Pura origem santanense. Ainda sem título o livro tem um conteúdo interessante para a sua geração e servindo de referencial histórico para os mais jovens.

Observem a curiosidade engavetada como exemplo e com outras palavras de um dos tópicos do livro: Sabem de onde surgiu a idéia para o lançamento do Padre Monteiro a candidatura de Prefeito pela primeira vez pela oposição? Pouca gente sabe. - Foram quatro jovens, reunidos na praça Aluízio Alves. Articularam a idéia e na mesma hora foram diretamente a casa do Reverendo expor o fato. A partir daquele momento as conversas adquiriram corpo, convergências e propostas. Pouco tempo depois se consolidava a candidatura que tornou-se vitoriosa.

Sobrepostos ao fato descritivo, o talento daqueles jovens citados nominalmente no livro fizeram e ainda fazem a história política de Santana do Matos. Aguardamos o lançamento que poderá ser “40 anos de vida pública” como um título simplesmente sugestivo, recheado com a simplicidade da nossa gente, e os causos do nosso povo. Estamos aguardando professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário