quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ANTECIPAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA ALUNOS ESPECIAIS

EDUCAÇÃO
Matrícula antecipada para alunos Especiais vai até 15 de dezembro
Alunos portadores de deficiência vão poder antecipar as matriculas na rede estadual de ensino até o dia 15 de dezembro. A medida faz parte do Programa Matrícula Antecipada, lançado pela Secretaria Estadual de Educação para incentivar os pais a procurarem as escolas com antecedência para matricular estudantes portadores de necessidades especiais com prioridade.

O projeto surgiu da necessidade de se ultrapassar obstáculos e barreiras arquitetônicas, além de outros problemas como salas inadequadas, despreparo de professores e falta de recursos técnicos pedagógicos entre outros empecilhos para a inclusão de alunos portadores de deficiência na sala de aula.

O Programa possibilita que as escolas solicitem o serviço de itinerância da Subcoordenadoria de Educação Especial, da SEEC, para assessorar a equipe pedagógica, professores, alunos e família, quando necessário, além de organizar e viabilizar a capacitação de docentes para atender as necessidades que surgirem e providenciar as adaptações de acessibilidade necessárias para receber alunos deficientes da melhor maneira possível. O Projeto se estende a todas as regionais de ensino do Rio Grande do Norte.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação existem hoje cerca de 10 mil alunos com necessidades especiais matriculados em escolas do Rio Grande do Norte, o que representa um aumento de 56 por cento entre os anos de 2003 e 2008 no número de matrículas, representando um grande avanço na quebra de barreiras do medo e do preconceito. 63 por cento desses alunos estão matriculados na rede pública e 37 por cento estão na rede privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário