quinta-feira, 30 de abril de 2009

Rali RN 1500 - Mudança de Percurso

RALI RN 1500 Mudança de percurso aumenta adrenalina

Fui despertado pela madrugada para ser informado por um dos participantes do Rali RN 1500 que houve mudança de percurso para esta quinta-feira, 30 de Abril. A especial do dia, como definem os pilotos, é o trecho onde se faz as aferições da prova que nesta primeira largada foi transferida para a comunidade de Residência em Santana do Matos.

Nesta manhã pilotos reunidos no Natal Shoping na capital, saíram em deslocamento para Residência de onde está previsto a largada às 12:00h da primeira Especial do Rali RN 1500. O percurso será a subida da Serra de Santana pela antiga estrada de barro no sentido a Cerro Corá, passarão por Bodó, descerão a serra da Cafuca, retornando por Fervedeiras, encerrando a especial do dia em Lagoa Nova.

O Rali RN 1500 já é considerado o segundo do País, principalmente a considerar dificuldades de trechos - encostas, rios e as passagens molhadas nesta época do ano.
Este ano foi grande o número de pilotos inscritos, destacando-se os de experiência internacional, já conhecidos no Rali dos Sertões, agora também estão presentes no RN 1500. Em destaque Juca Bala, Zé Hélio, Tiago Fantozzi, experientes pilotos do Paris – Dakar e outros.

O primeiro pernoite do Rali RN 1500 será na cidade de Currais Novos, onde a prefeitura local deu total apoio, promovendo a cidade e a região internacionalmente.

RALI RN 1500 RECORDES E MUDANÇAS

Rali RN 1500 conta com recordes e mudanças de última hora - 29/04/2009

Competição tem recorde de inscritos
A 12ªedição do Rally RN 1500 começa nesta quarta-feira, na capital potiguar, e conta com novidades para este ano. A prova, válida pela 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Cross-country para os carros e 3ª etapa para as motos e quadriciclos, registrou recorde de inscrições.

Para a organização, a “dor de cabeça” é por conta das mudanças do percurso nos últimos 15 dias.A chuva que cai na região do Rio Grande do Norte afetou cerca de 50% do trecho da competição.

Kleber Tinoco, organizador da prova, afirma que a situação está sob controle. “Estamos em uma correria grande, nosso roteiro estava pronto e definido há 15 dias e com as chuvas que tem caído na região, fomos obrigados a mudar. Refizemos três vezes e hoje (terça-feira) é a quarta vistoria que realizamos. Temos equipes andando nas trilhas para saber as condições que teremos para a prova”, explicou Kleber.

A previsão do tempo, apesar do sol e das altas temperaturas, indica possíveis chuvas e trovoadas ao longo da competição, principalmente durante o fim de semana. “É uma dor de cabeça para nós. Mas tudo estará sob controle, com certeza”, contou o organizador.
O número de inscritos para a competição é recorde nesta edição, que já conta com 37 carros e cerca de 30 quadriciclos. “Ainda não tenho o número oficial de motos, mas o volume de pilotos este ano é muito grande em todas as categorias”. Tinico explica que o RN, por se tratar de uma prova tão grande quanto o Rally dos Sertões, atrai uma quantidade maior de participantes.

O roteiro - Mesmo com as alterações no percurso da competição, o itinerário é destacado pelo organizador da prova por sua dificuldade e beleza nas paisagens. O que será mantido na prova de 2009 é a diversidade de terreno que os pilotos vão encontrar.

“Temos um roteiro maravilho nos dois primeiros dias, uma região com serra com lugares absolutamente incríveis, o diferencial de 2009. No começo, tem o Sertão do Seridó, um trecho chamado de sertão e pedra, que só existe aqui no Rio Grande do Norte.

Muitos pilotos que possuem experiência internacional dizem que lembra a África, por conta da aridez, mas este ano os competidores vão se surpreender, pois a vegetação está verde, a chuva deu uma vida na região”, destacou.

Outros pontos destacados por Tinoco foi a região após o sertão, com uma área agrícola e petrolífera e a chegada ao litoral potiguar. “No fim, os pilotos encontram dunas; e a prova muda completamente de figura”.

Confira a programação da prova29 de abril (quarta-feira) - Natal Shopping Center18h30 às 19h30 – Solenidade de Abertura e Briefing 20h – Largada promocional no Natal Shopping Center 30 de abril (quinta-feira).
1ª etapa – Natal/Currais NovosLargada – 9hLargada da especial – 12hBriefing – 20h Deslocamento Inicial Carros: 134,85 kmDeslocamento Inicial Motos: 149,13 kmEspecial: 113,34 km Deslocamento final: 21,54 km Total do dia Carros: 269,73 km Total do dia Motos: 284,01 km01de maio (sexta-feira) .
2ª etapa – Currais Novos / Assú Largada – 9hLargada da especial – 9h30Briefing – 20h Deslocamento inicial: 17,76 km Especial: 156,39 km Deslocamento final: 13,18 kmTotal do dia: 187,33 km 02 de maio (sábado).
3ª etapa – Assú / Guamaré Largada – 9hLargada da especial – 9h40Briefing – 20h Deslocamento inicial: 36,88 km Especial: 148,08 km Deslocamento final: 6,90 km Total do dia: 191,86 km 03 de maio (domingo)Largada – 9hLargada da especial – 9h40Chegada – 13hResultados – 17h30Premiação – 18hDeslocamento inicial: 54,42 km Especial: 113,20 km Deslocamento final: 137,63 kmTotal do dia: 250,63 km.
Fonte: webadventure

quarta-feira, 29 de abril de 2009

"SPVA" COM NOVA DIRETORIA

NOVA DIRETORIA DA "SPVA"

Presidente: Geralda Efigênia
Vice-Presidente: M. C. Garcia
Primeiro Tesoureiro: Josenildo Brasil
Segundo Tesoureiro: Sebastião Bezerra
Primeira Secretário: Aulzêh Freitas
Segundao Secretário: Mery Medeiros
Direção de Eventos: Flauzineide e Emannuel Iohanan
Assume a Presidência da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA/RN), a poetisa Geralda Efigênia, filha do saudoso poeta sindicalista Zé Milanez. Meu abraço a todos os poetas e poetisas daquela Sociedade, onde já tive a oportunidade de participar de Saraus na Capitania das Artes.
Geralda foi eleita por aclamação no dia 04/04/2009. Está de parabéns a SPVA, tendo como representante essa figura simpática e de bem com a vida. "Vamos batalhar por nossa sede própria", disse a presidente ao encontrá-la na livraria Siciliano no Midway e como sempre participando de eventos culturais. Farei o possível para comparecer ao evento.

A "SPVA" CONVIDA POETAS, AFINS E FAMILIARES PARA SAUDAR A NOVA DIRETORIA


CONVITE ESPECIAL DA POETISA GERALDA EFIGÊNIA


Geralda Efigênia assumirá a SPVA/RN, com seu talento e improviso por sí só se apresenta:

APRESENTAÇÃO

Sou Geralda Efigenia
Formada em Pedagogia
Professora há muitos anos
Lidando com a poesia
Nos versos encontro guarida e
Lazer no dia a dia.

Nasci em Cerro Corá
De onde sai criança
Com um ano de idade
Portanto não há lembranças
Currais Novos foi sem dúvida
O berço da minha infância.

Mãe de Arthur e Edinho
Duas perolas de valor
Arthurzinho foi para o céu
Assim Deus determinou
Edinho é minha força
Meu futuro, meu vigor.

Sou filha de um poeta
Que encantou muiltidão
Porisso o enalteço em versos
E faço com alegria
Foi grande o seu universo
No reino da poesia.

Filha de Zé Milanez
Poeta Sindicalista
Não tenho o seu talento
Mas também sou Progressista
Admiro toda arte
Mas prefiro os repentistas.

Busco me aperfeiçoar
Nas rimas e no declamar
Procuro em tudo colocar
A paixão de versizar
Porisso convido a todos
Comigo compartilhar
Da trajetória de versos
Dos poetas potiguares,

Sociedade de poetas
Super SPVA, com estilos diferentes.
Que encantam os que visitam
Os que vivem com agente
Viva a SPVA
Ela veio pra ficar
Sua ação é permanente.

Neste espaço de cultura
Ou a SPVA
Realizo-me ouvindo
A Zé Martins declamar
Emocionando a todos
Com seus versos populares.

Tem também Mery Medeiros
Emociona, tem históra!
Linda é sua trajetória
Faz agente se alegrar
Ao lado de Emanoel,
Grilo, Arlete, Jãnia e Thovar.

Nessa sociedade tem
Outros poetas também,
Gente fina, de valor.
Tião, M.C, Rosa Regis,
Ciano, Rosa Firmo, Flauzineide,
Socorro e a Irmã Salete.

Pra quem não sabe!
Tem também, no estilo cordelista
Acassi grande poeta,
Fera no improviso,
Nessa sociedade tem, outros poetas também!
Noutro dia digo mais, por enquanto esses fazem nossos...
Canto, nosso riso.

Com amor e lealdade
Peço a Cristo o meu Mestre
Uma benção especial por a mim ter escutado
Por isso agora, digo a todos nosso muito obrigado,
Sem rima e com atenção
Despeço-me com um abraço.

terça-feira, 28 de abril de 2009

CHOVE NORDESTE UM DIA VOLTARÁS A PLANTAR !



Mais quatro açudes sangram no RN


As últimas chuvas caídas na região Seridó provocaram a sangria de mais dois reservatórios: o Sabugi, localizado em São João do Sabugi e o Caldeirão de Parelhas, em Parelhas. De acordo com dados da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Sabugi é um dos maiores daquela região e tem capacidade para 65 milhões de metros cúbicos e o Caldeirão de Parelhas, armazena 10 milhões de metros cúbicos. Ambos integram a bacia Piranhas Açu, na região do Seridó.


O primeiro reservatório da bacia do Trairi também começou a sangrar, assim como o açude de Poço Branco, que começou a sangrar na noite dessa segunda-feira (27). A barragem de Santa Cruz do Trairi, que tem capacidade para pouco mais de 5 milhões de metros cúbicos, ultrapassou a capacidade máxima. Responsável pelo abastecimento de Santa Cruz, o açude também propicia atividades de irrigação e piscicultura. Dos 46 reservatórios monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, 23 já sangraram, a maioria deles no Seridó, na bacia Piranhas Açu.

Sangria
O Rio Grande do Norte tem 46 reservatórios monitorados pela Semarh. Vinte e três deles já atingiram a capacidade máxima e estão, em sua maioria, localizados na região Seridó. São eles: Encanto, no município de Encanto; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Novo Angicos, em Angicos; Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz; Pataxó, localizado em Ipanguaçu; Mendubim, em Assu; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Cruzeta, em Cruzeta; Dourado, em Currais Novos; Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu; Santa Cruz, em Apodi; Morcego, em Campo Grande; Umari, em Upanema; Jesus Maria José, em Pau dos Ferros; Sabugi, em São João do Sabugi, Caldeirão de Parelhas, em Parelhas, e agora,o Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz, e o açude Poço Branco.
Vazantes no município de Santana do Matos. A produção de grãos substituida pela pecuária.

HABITAÇÃO

Governo do RN abre inscrições para programa habitacional

A partir da próxima segunda-feira (4), o Governo do Estado abre as inscrições para o programa habitacional do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, que deve construir 1 milhão de casas no País até 2010. Para o Rio Grande do Norte, a cota inicial destinada é de 19.224 unidades. As inscrições serão recebidas no ginásio do DED, em Candelária, até dia 29 de maio, das 8 às 18 horas, não fechando no horário de almoço.

Os programas habitacionais do Governo do Estado não cobram prestação dos interessados depois que a casa é entregue. Trata-se de uma doação. Diferentemente do Projeto “Minha Casa, Minha Vida”, que é federal, o convênio será feito entre a Caixa Econômica Federal e as construtoras, e existe o valor mínimo de prestações a serem pagas por mês. Caso a procura seja grande é que há possibilidade de abrir inscrições numa segunda fase.

“Neste programa o valor mínimo da prestação é de R$ 50, por isso queremos testar a aceitação efetiva das pessoas e dimensionar a real demanda de interessados antes de tentar uma possível ampliação. Não queremos criar uma falsa expectativa no público, vamos agir com rapidez, mas com responsabilidade e de forma planejada”, afirmou Damião Pita, presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab).

O Governo do Estado deve atuar em duas frentes para viabilizar aprovação dos projetos no Rio Grande do Norte oferecendo contrapartidas ao setor privado, que ficará responsável pela execução das obras. Uma prioridade é atender os servidores públicos estaduais que ganham até três salários-mínimos. A outra é a população em geral carente de moradia digna. Paralelo ao processo de inscrições, será feito um levantamento das duas demandas para criação de uma estrutura específica exclusivamente para atendê-las.

“Os empresários com os quais conversei acharam muito interessante atender um público com estabilidade no trabalho e cujo pagamento é descontado diretamente em folha, no caso dos servidores. Já para a população em geral, podemos oferecer outros subsídios como a construção de equipamentos comunitários”, disse o secretário.

O custo de cada unidade habitacional gira em torno de R$ 17 mil, mas o preço final de cada uma poderá chegar a R$ 37 mil, já que o financiamento prevê a construção da casa com 32 metros quadrados de área construída e ainda o pagamento dos custos de infra-estrutura como água, energia, pavimentação e drenagem.

Para reduzir ao máximo a possibilidade de fraudes ou injustiças, a escritura dos imóveis beneficiará sempre a mãe de família. As que tiverem filhos com até seis anos terão acesso privilegiado ao programa. E será terminantemente proibida a venda e locação dos imóveis sob pena de perda do benefício.
Fonte: AssCom/RN

SAÚDE PÚBLICA CONVOCA IMPRENSA

NOTA
Sesap convoca imprensa para coletiva sobre gripe suína

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) convoca a imprensa para uma coletiva sobre a gripe suína e as providências de bloqueio que estão em andamento no Estado. O secretário estadual de Saúde, George Antunes, e equipe técnica da Sesap e da Secretaria Municipal de Saúde falam aos jornalistas às 15h30, desta terça-feira (28), no auditório da Sesap, no 12º andar.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Bodó é destaque - Vacinação contra a gripe

Apenas 31,67% dos idosos no RN receberam vacina contra a gripe no início da campanha
No Rio Grande do Norte, a campanha de divulgação para vacinação do idoso contra a gripe, parece não sensibilizar ou chegar a população alvo do Estado - aqueles com mais de 60 anos. Dos 167 municípios do Estado, apenas cinco, até essa data, (27) atingiram índices satisfatórios de vacinados. Pequenos Municípios onde naturalmente, existem mais facilidades para execução das ações e acrescidos pelo empenho de suas secretarias, já alcançaram percentuais estabelecidos como meta dos 80% à vacinar em cada cidade pelo Ministério da Saúde. Foram eles: Bodó, Paraná, São Miguel de Touros, Severiano Melo e Triunfo Potiguar. Os demais, no cômputo geral não atingiram os 32%. A campanha teve início sábado (25) e prossegue no Estado até 8 de Maio.

Foram instalados postos de vacinação, estrategicamente em locais de grande movimentação no interior e na capital. O objetivo é alcançar o maior número de idosos imunizados possível. “A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disponibilizou 8.149 profissionais da área da saúde, para trabalhar em 1.632 Postos de Vacinação. Serão 334.950 doses de vacina contra a gripe disponíveis para distribuição.” Informa a AssCom/RN.

Seria importante que os meios de comunicações se unissem a campanha, assim como toda a população do Rio Grande do Norte para que os benefícios chegassem, principalmente a todos aqueles mais necessitados no interior do Estado.

DESENVOLVIMENTO


Petrobras confirma implantação de planta industrial de biodiesel no RN

A Petrobras vai instalar uma planta industrial com capacidade para produzir 20 mil toneladas/ano de biodiesel no pólo petrolífero de Guamaré. A confirmação ocorreu durante encontro realizado entre a diretoria da empresa e o secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte, Jean-Paul Prates, na sede da estatal, no Rio de Janeiro. Durante a reunião ficou acertado que o termo de compromisso com o Governo do Estado vai ser assinado na primeira quinzena de maio, quando será divulgado o cronograma de obras da planta industrial. A unidade garantirá ao RN a auto-suficiência na produção do combustível.

Segundo Jean-Paul Prates, a Petrobras informou que a planta será construída em dois módulos, sendo o primeiro com capacidade para produzir 9.000 toneladas de biodiesel por ano, previsto para ficar pronto em setembro de 2010. O segundo módulo industrial produzirá mais 11 mil toneladas/ano de biodiesel a partir de 2011, totalizando 20 mil toneladas/ano, volume suficiente para atender toda a demanda local pelo combustível.

O complexo industrial de Guamaré já dispõe de duas unidades experimentais de biodiesel, A UEB-1 (Unidade Experimental de Biodiesel), que produz biodiesel a partir do óleo vegetal desde janeiro de 2005, e a UEB-2, que foi inaugurada em 2006 para o processamento direto a partir de sementes das oleaginosas. Com a instalação da planta, o Rio Grande do Norte passará a produzir o combustível em escala industrial, saindo da condição de importador para auto-suficiente na produção de biodiesel.

A planta de Guamaré vai permitir a produção de Biodiesel em nível B5, óleo diesel convencional com 5% de biodiesel em sua composição, conforme determina a legislação brasileira para os próximos anos. “Estamos, passo a passo, construindo a auto-suficiência do Estado em refino, gás e biodiesel, ficando cada vez mais fortes na área energética”, destaca Jean-Paul Prates.

sábado, 25 de abril de 2009

Câmara Municipal de Bodó

JOÃO DO LEITE É ELEITO EM BODÓ
Com Câmara lotada e clima de grande tensão, o vereador João do Leite (PMDB) foi eleito agora há pouco (Sessão noturna dia 24/04) presidente da Câmara de Bodó com mandato até dezembro de 2009. O novo presidente é o mesmo deposto pela justiça em 1° de abril e recebeu 5 votos dos 9 aptos a votar no plenário da Câmara bodoense. Betinho que foi candidato do oposto obteve os outros 4 votos. A eleição foi pacífica por parte da população e dos vereadores que temiam um confronto mais apimentado na sessão. Os edis se comportaram em respeito ao decoro parlamentar e o resultado foi anunciado pela presidente interina Iraci Raimunda (DEM). Logo após a sessão, Zé Airton que ocupou espaços na imprensa durante toda a semana passada como denunciante de possíveis irregularidades em gestões passadas na câmara, disse ao blog está tranquilo com o desfecho da eleição, pois a batalha foi perdida, mas a guerra e a luta pela verdade ao povo de Bodó continua até que sejam mostrados culpados ou inocentes dos fatos por ele levantados. Acompanharam os votos nominais na chapa vitoriosa os vereadores Vilânio, Dedé Félix, Manoel, Bihino e o voto do presidente eleito João do Leite. Na chapa contrária votos registrados dos vereadores Raineri, Iraci, Zé Airton e Betinho.
Do: blogdaserra.zip.net

terça-feira, 21 de abril de 2009

EM ANGICOS POLÍCIA NA RUA AGE COM FIRMEZA

POLÍCIA FAZ VALER DIREITO DEMOCRÁTICO
Do Blog do Carlos Costa - UOL Blog

Há poucas semanas atrás, aconteceu a segunda audiência pública do ano para tratar do tema: Segurança Pública em Angicos. Autoridades como o Dr. Cleudson Vale, Juiz da comarca e o Promotor André Mauro, Capitão Carvalho - comandante da companhia de Polícia da região, vereadores e representantes de segmentos e entidades locais estiveram presentes para discutir e definir as ações a serem tomadas.
Entre essas ações, uma já vem sendo cumprida com rigor em prol do bem estar da comunidade angicana, que é a proibição do uso indevido de carros de som com potência acima de 70 decibéis nas ruas ou locais públicos em horários pre determinados.
Constato e registro um fato que aconteceu no final de semana. Estava com um casal amigo, quando encosta dois carros com potentes alto falantes, daqueles que jorram um vendaval sonoro nos nossos ouvidos sem sermos consultados se queríamos ou não ouvir aquela poluição sonora. Um veículo para de um lado da rua, o outro pelo oposto, os volumes em disputas e o cidadão a domar a paciência e aguentar.

Mas eis que poucos minutos depois, surge a ronda da policia, que imediatamente encosta e manda baixar o volume. Os proprietários atendem e a polícia vai embora. Poucos minutos depois, tudo volta as alturas de antes.
Só que a polícia foi bem esperta e passou novamente pelo local. E aí, o policial já não estava tão amistoso quanto antes. E com razão, pois tem a ordem do juiz, promotor e comandante para recolher o reincidente. Aquele que não obedecer a primeira ordem, pode ter o som apreendido e ser conduzido a DP para esclarecimentos.

Mas tudo acabou bem. Depois de um diálogo, o proprietário do carro conformou-se com a lei e atendeu ao policial. Se você tem carro com equipamento de som potente, saiba que a lei não permite que use de forma indevida em via pública, pois isso fere o principio constitucional. Respeite os outros, seu direito termina onde começa o do outro.
Parabéns a ação policial. Não houve truculência, mas houve firmeza.
Do Blog do Carlos Costa - UOL Blog
------------------------------------------------------------------------------
Nota do Ponto de Vista:
Poluição Sonora - um fato real
Ao lermos a descrição do nosso colega blogueiro Carlos Costa da cidade de Angicos, constatamos que esse fato é uma realidade em todas as cidades do interior. Seu controle necessita, além das medidas de repressão, co-responsabilizar a população como elemento de suma importância para pressionar os infratores, pulverizando as responsabilidades através dos veículos de comunicação, educando e fazendo-se necessário a interação dos segmentos sociais.
No caso de Angicos, já existe uma ação em execução, certamente defenida pelas reuniões acima citadas. Tudo se torna mais simples quando existe uma política de ação dirigida, predisposta a resolver os problemas, seja de qualquer setor.

Origens dos fatos
Quais os motivos que levam esses jovens a tal comportamento?
Por que não tem esse tipo de problema na capital ou nas cidades grandes?
Para quem gosta de sociologia e psicologia, segue alguns dados: Na maioria das cidades do interior não existem mais o interesse social ou empresarial para serem criadas(os) agremiações ou clubes. Ficando assim, a juventude sem opções ou espaços para extravazar seus potenciais latentes, necessitados de momentos socializantes. Esses espaços foram tomados pelos shows de bandas que geralmente são de quatro ou de seis em seis meses ficando assim um período muito longo sem oportunidade para a juventude. O problema se torna, não só coletivo mas também de medidas sócio administrativas quando se pensa em soluções definitivas.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

NOTA DA JUVENTUDE SOCIALISTA DO PDT



Sábado, 18 de Abril de 2009

NOTA DA JUVENTUDE SOCIALISTA DO PDT
TSE SE AJOELHA AO ZÉ SARNEY E ATACA A DEMOCRACIA

Povo brasileiro,
A decisão tomada pelo TSE na noite do dia 16 de abril vai entrar para a história da política nacional como o dia em que aquela corte envergonhou a nação ao condenar com a cassação, não somente o governador Jackson Lago, mas a decisão do povo do Maranhão, tão sofrido pelos mais de quarenta anos de atraso e descaso promovidos pela família Sarney em suas vidas.
Quando vemos “as excelências” se dobrarem a vontade, a cretinice e a vaidade de um grupo de vampiros que sugam o sangue quente do povo maranhense e atacam a vontade do voto popular, temos o dever cívico de nos perguntar, a quem servem estes homens, que em baixo de suas togas tomam decisões tão nojentas? Durante estes 28 anos de existência a Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista – JS/PDT, sempre teve como principal desafio atrair jovens para a luta política, tarefa fácil? Não, sabemos que não é, mas por muitas vezes, quando vemos o quanto é difícil um jovem para o mundo da política temos a sensação que não conseguiremos conquistar nossos sonhos de um Brasil melhor, mais justo e igualitário, justamente por ações como estas.
A decisão de cassar o médico de vida simples, sem ostentações e patriota Jackson Lago é também um ato contra a juventude brasileira. É como se tivéssemos um balde com água contaminada, que infelizmente não podemos entornar, virar, chutar e que a única possibilidade que temos de transformar aquele líquido podre em potável é colocando mais água limpa, até que todas as impurezas transbordem balde a fora, mas o TSE me faz pensar que estas impurezas são de chumbo que dificilmente elas deixarão o balde.
O atual modelo político que temos no Brasil não ajuda em nada a renovação, nós jovens somos relegados a votar nos mesmos que durante anos vem saqueando a nossa esperança e vontade de lutar, justamente no momento de nossas vidas que mais podemos contribuir para a construção de uma nova forma de fazer política, no momento em que mais temos vigor de lutar.

O TSE, que agora se ajoelha as elites, tentou calar a voz da juventude nas eleições passadas quando encaminhou a proibição da campanha na internet é a mesma corte que agora tenta calar a voz da juventude do Maranhão que escolheu Jackson Lago, por isso resistir é preciso! Desejamos toda força ao Governador e aos companheiros e companheiras do PDT do Maranhão. Sua luta não é apenas em defesa do cumprimento da constituição, mas em defesa da esperança da juventude brasileira que vem sendo destruída desde a ditadura militar.
Saudações Socialistas!
Luizinho Martins
Presidente Nacional
Fonte: Blog pdtangicos.blogspot.com

sábado, 18 de abril de 2009

Web Communication

Twitter um novo hábito de comunicação pela internet
A maioria dos internautas sabem o que é o twitter. Transcrevo meu ponto de vista sobre o assunto através das informações filtradas nas leituras feitas sobre o assunto, configurando-se um novo mundo virtual. Twitter é um novo serviço mundial de troca de mensagens pela internet. Surgiu esse novo canal, uma mistura de Blog e Celular que tomou conta das comunicações, textos sintetizados com mais ou menos 140 caracteres desmoronou a privatização dos comunicadores da escrita, aí então, a comunicação se tornou mais democrática, mais abrangente, mais eficiente pela amplitude da fonte e esses conteúdos de informações quando transformados em conhecimento, ganha os leitores globais.

Acrescidos aos Blogs e aos Celulares milhões de pessoas no mundo inteiro se comunicam através de I-meios, recados pelos Orkut, pelo MSN, estamos literalmente conectados, agora mais grudados e que nos chamam de logados de várias maneiras e praticamente em qualquer lugar do mundo. Já somos 1 bilhão e 570 milhões de pessoas que utilizam a internet, 3 bilhões e 300 milhões com celulares.

Em Notas do Cajarana, escrevi que em breve haveria necessidade de uma nova sintaxe gramatical e que seriam necessárias em todas as línguas ou que sejam em esperanto, para facilitar a interpretação dos textos, tantos expressos pelo sistema Internet.

E as comunicações pela Internet como se fosse um leque aberto, representado pelo vértice/fonte e ângulo/alvo, o twitter naturalmente, pela força aritmética, quebrou o pino do vértice, em pouco tempo aquela extremidade em alargamento geométrico iguala-se ao alvo, aí então, o abanador parece ser sanfonado.

E ainda sendo ele o Twitter o caçula do sistema, criado apenas em 2006, pipocou o ano passado e já tem mais de 6 milhões de utilizadores no mundo. Os especialistas dizem que ele foi considerado a mistura que deu certo entre os blogs e os celulares. As mensagens sintéticas (as vezes incompletas) 140 toques, como se fossem uma cópia dos torpedos dos celulares, atenuados pela Internet como se fossem textos de Blogs, agora com a vantagem de ter no cabeçalho um endereço coletivo com o mesmo texto, ao contrário do Celular e do MSN.

E agora não se faz necessário, uma contra partida, (como dizem os gestores públicos). A verdade agora chega por todos os lados, em todos os linguajares, insinuantes, contundentes, inteligentes, falsos ou verdadeiros esses são os conteúdos dos novos escribas. Assim eles criam, sejam por ideologia, por prazer, dom, dedicação, potencial ou interesses. E a leitura sempre foi necessária, pelo lazer, curiosidade ou enriquecimento cultural e que assimile a interpretação para desenvolver a capacidade de discernimento para separar o conteúdo da coivara de palavras.

E agora os hábitos de comunicação mudaram entre as pessoas. Foram criados novos conceitos populares de privacidade. Privacidade agora só em outro ambiente! Em comunicações somos também Público, diz a Privê comunicacion. Certamente teremos uma maior gama de informações, precisamos sim, separar a informação do conhecimento. Geralmente a informação, mesmo sem conhecimento ou técnica de mestrado vem acompanhada de proposições, coragem para se expor e muita abnegação pelo que se faz.

Dutra Assunção
Editor/redator do Jornal Cajarana
Blog : www.redacaocajarana.blogspot.com

sexta-feira, 17 de abril de 2009

CHUVAS

MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS
Armando Ribeiro e Santa Cruz
do Apodi estão prestes a sangrar

Os dois maiores reservatórios do Estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e a Santa Cruz, no município de Apodi, estão prestes a sangrar. Para a barragem Armando Ribeiro, faltam apenas 18 cm para a sangria; para o reservatório de Apodi, faltam 26 cm. No total, os reservatórios do Rio grande do Norte estão com 89% da capacidade. Em todo o Estado, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos monitora 46 açudes, com capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos.

O último deles a atingir a capacidade máxima foi o Passagem das Traíras, em São José do Seridó, que tem capacidade de 48 milhões de metros cúbicos e é responsável por metade do abastecimento do município de Caicó.

Localizada no município de Assu, a Armando Ribeiro Gonçalves é a maior barragem potiguar e, atualmente, abastece os municípios de São Rafael, Jucurutu, Assu, Itajá, Ipanguaçu, Pendências e Alto do Rodrigues - seja através de sistema adutor ou pelo tradicional método de distribuição d'água - através dos rios. O limite de armazenamento do reservatório é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Já a integrante da bacia Apodi-Mossoró, Santa Cruz do Apodi, com capacidade de, 600 milhões de metros cúbicos, é uma das mais importantes fontes de abastecimento do Rio Grande do Norte, atendendo a uma população de 108 mil habitantes em 27 cidades. A barragem, que sangrou pela última vez em 2008, será base para a transposição das águas do Rio São Francisco no Estado.

SANGRIA – Os 14 reservatórios que já chegaram à capacidade máxima foram Encanto, no município de Encanto, em Encanto, Passagem, em Rodolfo Fernandes, Beldroega, em Paraú, Novo Angicos, em Angicos, Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz, Pataxó, localizado em Ipanguaçu, Mendubim, em Assu, Campo Grande, em São Paulo do Potengi, Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, Cruzeta, em Cruzeta, Dourado, em Currais Novos, Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos e Passagem das Traíras, em São José do Seridó.

AGRICULTURA


AGRICULTURA
Caprifeira abre calendário de exposições e eventos do agronegócio potiguar

O Governo do Estado, por intermédio da Emater-RN, participa da 13ª Exposição de Caprinos e Ovinos da Região do Potengi, que acontece dessa sexta-feira (17) até domingo (19) no município de São Paulo do Potengi, com diversas ações para os agricultores familiares. Além de palestras, oficinas e torneio leiteiro, diversos projetos e programas desenvolvidos pela instituição estarão à mostra em um estande onde os extensionistas rurais também vão distribuir folhetos informativos.

A Caprifeira de São Paulo do Potengi abre o calendário de exposições e eventos do agronegócio norte-rio-grandense no ano de 2009. O calendário, que consta de oito realizações, é patrocinado pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Emater-RN e outras instituições. O calendário culmina com a 47ª Festa do Boi, no período de 10 a 17 de outubro, no município de Parnamirim.

Segundo o extensionista rural da Emater-RN, engenheiro agrônomo Manoel Neto, as oficinas organizadas pela instituição são de grande importância para os agricultores familiares com temas abrangentes como: meio ambiente e agroecologia, sanidade de caprinos e ovinos, febre aftosa e conservação de forragens. No estande montado no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, os técnicos da Emater-RN mostram projetos e programas, entre os quais: Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Compra Direta), Escolas de Inclusão Digital e Bancos de Sementes.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

CONCURSO PÚBLICO

CONCURSO
Abertas inscrições para agente penitenciário

O Diário Oficial desta quinta-feira (16) publica o edital de convocação para inscrição no concurso público para preenchimento de 400 vagas para agente penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o edital, são 320 vagas para candidatos do sexo masculino e 80 vagas para candidatas do sexo feminino. Os interessados já podem se inscrever pelo site da Consulplan ou de forma presencial entre os dias 24 de abril e 14 de maio nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó ou Pau dos Ferros. A remuneração inicial será de R$1.470,00 para o cargo que exige ensino médio completo.

As vagas serão destinadas às penitenciárias estaduais localizadas em Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas. Quando contratados, os agentes trabalharão por oito horas diárias e/ou escala de plantão, no regime de 24/72 horas. Para concorrer os candidatos devem ter ensino médio completo, idade mínima de 21 anos, estarem quites com as obrigações eleitorais e militares, além de diversos outros requisitos que confirmem a boa conduta do candidato, como não ter sofrido condenação criminal com pena privativa.

A principal atribuição do cargo é garantir a ordem e segurança no interior dos estabelecimentos prisionais, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do sistema prisional. Os candidatos à Agente Penitenciário precisarão passar por cinco etapas: Prova Escrita Objetiva de Múltipla Escolha (classificatória e eliminatória); Exame de Capacidade Física (apenas eliminatória); Exame Psicotécnico (apenas eliminatória); Investigação Social (apenas eliminatória); e Curso Específico de Formação Profissional.

Nas provas objetivas de múltipla escolha os candidatos responderão às questões de língua portuguesa, atualidades e conhecimentos específicos (Direito Penal, Lei de Execução Penal e Direito Penal Processual). As provas serão realizadas na capital do Estado Natal, e Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros e a data prevista é 14 de junho, às 14h.

O concurso está a cargo da Consulplan, que será a responsável pela aplicação das etapas da prova objetiva de múltipla escolha, do exame de capacidade física e do exame psicotécnico por testes específicos. O edital pode ser consultado no site www.consulplan.net . Mais informações pelo telefone: (32) 3729-4700.

Locais de inscrições presenciais:
Natal:
Avenida Rio Branco, 778, Centro - Natal/RN
De segunda a sexta-feira, de 08h às 17h.
Shopping Via Direta - Av. Senador Salgado Filho, 2233, Lagoa Nova - Natal/RN
De terça-feira a sábado, de 08h às 17h.
Mossoró:
Rua Camilo Paula, 01, Aeroporto - Mossoró/RN
De terça-feira a sábado, de 08h às 17h.
Caicó:
Rua Doutor José Nilton de Araújo, s/nº, Penedo - Caicó/RN
De terça-feira a sábado, de 08h às 17h.
Pau dos Ferros:
Av. da Independência, 1640, Centro - Pau dos Ferros/RN
De terça-feira a sábado, de 08h às 17h.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Prêmio Mulher Cientista 2009

Ciência e Tecnologia
Governadora entrega nesta quinta-feira
Prêmio Mulher Cientista 2009

Lançado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), para dar visibilidade à atuação de mulheres na área da ciência e tecnologia no RN, o Prêmio Mulher Cientista 2009 será entregue nessa quinta-feira (16) pela governadora Wilma de Faria às ganhadoras escolhidas. A solenidade será realizada às 12:30h no Versailles Recepções (Tirol).

As contempladas irão receber troféu criado pelo artista plástico Guaraci Gabriel, que utilizou a imagem da Vênus de Willendorf. Trata-se da mais antiga imagem de figura humana encontrada. Sua datação é de 25 a 30 mil anos. O nome se deve ao local onde foi encontrada em 1908, por Josef Szombathy: um sítio arqueológico, perto de Willendorf, na Áustria.

“Escolhemos tão antiga e significativa imagem como símbolo da nossa contribuição à ciência. Representação do Feminino, do Reprodutivo, do que Multiplica e Cria e é presença em museus do mundo. Vitoriosas, das lutas, indicativo também dos passos, dos espaços e dos largos horizontes que temos a conquistar na ciência” explicam a governadora Wilma de Faria e a presidente da Fapern, Isaura Rosado.

Idealizadora do Prêmio, a professora Isaura Rosado afirma que a presença feminina tem crescido em todas as áreas. Nas ciências, também, essa presença tem tido maior repercussão social. “A nossa intenção é que a participação feminina nas ciências no Rio Grande do Norte, tenha tanta repercussão quanto sua atuação na política. O Prêmio é a contribuição da Fapern para dar mais visibilidade às mulheres que também atuam nessa área”, justifica.

O Prêmio Mulher Cientista, composto por Troféu e diploma, será conferido nas categorias Jovem Pesquisadora e Pesquisadora Sênior para mulheres com menos e mais de 10 anos de atuação na ciência, respectivamente.

A comissão especial de seleção do Prêmio foi composta pelos professores Ana Lúcia Dantas, diretora do Campus/Natal da UERN; Ana Lúcia Sarmento, do IFRN; Maria Bernadete Sousa, pró-reitora de Pesquisa da UFRN; Tereza Neuma de Castro Dantas, aposentada da UFRN e Francisco das Chagas Dantas Lemos, da UFRN, representando a FAPERN.

AGRICULTURA

Confirmado pagamento do Garantia Safra para esta quinta-feira

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), confirmou para esta quinta-feira (16) o início do pagamento do Garantia Safra 2007/2008 para 4.621 agricultores em 18 municípios do Rio Grande do Norte. Segundo o titular da Sape, Francisco das Chagas, os agricultores destes municípios vão receber R$ 2.541.550,00 em quatro parcelas. Em anos anteriores o pagamento era feito em cinco parcelas.

A primeira parcela a ser paga em abril será de R$ 220,00, enquanto as outras três serão de R$ 110,00, observou Francisco das Chagas. Para que esse pagamento fosse possível, os agricultores desembolsaram R$ 25.415,50 ou o equivalente a 1% do valor total do seguro. As prefeituras recolheram R$ 76.246,50 (3%); o Governo do Estado, R$ 152.493,00 (6%) e o Governo Federal R$ 508.310,00 (20%).

Francisco das Chagas disse ainda que outros 2.144 agricultores familiares de quatro municípios vão receber, a partir do mês de maio, R$ 1.179.200,00 atendendo o mesmo critério de forma de pagamento.

Municípios que receberão a partir do mês de abril

Assu - 113 agricultores - valor total: R$ 62.150,00
Angicos - 169 agricultores - valor total:R$ 92.950,00
Apodi - 4 agricultores - valor total: R$ 2.200,00
Bodó - 213 agricultores - valor total: R$ 117.150,00
Caraúbas - 120 agricultoreS - valor total: R$ 66.000,00
Currais Novos - 348 agricultores - valor total: R$ 191.400,00
Itajá - 57 agricultores - valor total: R$ 31.350,00
Janduís - 208 agricultores - valor total: R$ 114.400,00
Jardim de Piranhas -114 agricultores - valor total: R$ 62.700,00
Jardim do Seridó - 140 agricultores - valor total: R$ 77.000,00
Lajes Pintadas - 454 agricultores - valor total: R$ 249.700,00
Messias Targino - 107 agricultores - valor total:R$ 58.850,00
Mossoró - 366 agricultores - valor total: R$ 201.300,00
Parelhas - 158 agricultores - valor total: R$ 86.900,00
Porto do Mangue - 329 agricultores - valor total: R$ 180.950,00
Santana do Matos - 983 agricultores - valor total: R$ 540.650,00
Serra Negra do Norte - 64 agricultores - valor total: R$ 35.200,00
Tenente Laurentino Cruz - 674 agricultores - valor total: R$ 370.700,00

Municípios que receberão a partir de maio

Bento Fernandes - 218 agricultores - valor total: R$ 119.900,00
Lagoa de Velhos - 414 agricultores - valor total: R$ 227.700,00
Lagoa Nova - 459 agricultores - valor total: R$ 252.450,00
São Tomé - 1053 agricultores - valor total: R$ 579.150,00
Fonte AssCom RN

terça-feira, 14 de abril de 2009

Refinaria do RN previsão para funcionar em 2010

Governadora Wilma de Faria do RN após audiência com o Diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto, esteve também com o Diretor de Exploração Guilherme Estrela.

GASOLINA

Refinaria do RN entra em operação em Agosto de 2010

A refinaria de petróleo do Rio Grande do Norte inicia suas operações em agosto de 2010, quando será inaugurada a planta de gasolina automotiva no Pólo Industrial de Guamaré. A informação foi dada hoje (14) à governadora Wilma de Faria pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto. No encontro, que ocorreu na sede da empresa no Rio de Janeiro, ficou definida para o próximo dia 12 de maio a data de apresentação oficial do cronograma de obras da nova refinaria de petróleo.

A nova refinaria será a 12ª a entrar em operação no país e a oitava maior do Brasil. A unidade vai custar cerca de R$ 340 milhões somente na primeira fase e deverá gerar 700 empregos diretos e até 5 mil indiretos nas indústrias satélites, bases, terminal e transporte.

"A refinaria de petróleo era um sonho antigo do Estado que está se tornando realidade. E o mais importante é que o seu projeto é viável e vai se concretizar em um curto espaço de tempo. A partir do próximo ano, já teremos a nossa tão esperada refinaria que vai gerar mais empregos e desenvolvimento para o Rio Grande do Norte", destacou a governadora.

A unidade de produção de gasolina automotiva será concluída em agosto de 2010 e se somará às plantas industriais existentes em Guamaré, onde são produzidos óleo diesel, querosene de aviação, gás natural, GLP e biodiesel. A capacidade de processamento do Pólo Industrial da cidade será de até 80 mil barris de petróleo por dia, maior que, pelo menos, quatro outras refinarias no país.

O óleo diesel produzido na nova refinaria da Petrobras no Rio Grande do Norte terá o mesmo padrão do combustível adotado pela Europa a partir de 2009. O produto será cerca de 36 vezes menos poluente do que o consumido hoje no Brasil. A unidade potiguar será uma das primeiras do país a produzir o diesel limpo e vai eliminar aquela fumaça preta das ruas e estradas.

Junto com a refinaria potiguar haverá investimentos na implantação de terminais de entrada e saída marítima de produtos na região de Guamaré, inclusive com a necessidade de construção de um duto de cerca de 15km que vai melhorar a logística e escoar a produção da usina.
Fonte: AssCom RN
Foto: Agência Petrobras

Em Lagoa Nova a população tem atendimento jurídico grátis


Dr Fábio Bulcão
Prefeitura de Lagoa Nova mantém atendimento jurídico à população.

A Prefeitura de Lagoa Nova está mantendo desde o ano de 2005 o seu atendimento jurídico gratuito a população. Com uma média de 40 atendimentos todas as quintas-feiras, a prefeitura melhora o acesso da população mais carente ao meio jurídico para solucionar problemas diversos na justiça criminal, trabalhista, cível, entre outras.

Para o prefeito Erivan Costa, a população de Lagoa Nova que não conta com um fórum de justiça no próprio município, ficava muitas vezes a mercê de resolver problemas simples na área jurídica e com esta ação de trazer um advogado ao município para atender as necessidades de nosso povo, os casos que eram mais demorados de serem resolvidos ganharam agora mais agilidade no fórum de nossa comarca que funciona em Currais Novos, que fica há 27 km de distancia, destacou o prefeito.
O atendimento que é feito por ordem de chegada é rápido e prático e na maioria das vezes o caso é resolvido consensualmente no próprio município, sem precisar acionar a justiça que hoje já está muito congestionada.
Segundo o assessor jurídico da prefeitura Dr. Fábio Bulcão, "os casos mais comuns que surgem em seus atendimentos são os ligados à família e á questão documental de terras e aposentadorias, mas sempre oferecemos a mesma atenção aos casos que surgem, sejam eles simples ou não, nossa meta é o bem estar do usuário que nos procura que sempre é bem amparado pelos nossos serviços e do que está dentro de nossas limitações", frisou Bulcão.

Para atendimento e acesso a este serviço, o cidadão lagoanovense basta se dirigir a prefeitura todas as quintas feiras no horário das 09:00 ás 12:00 Hs ou agendar atendimento através do fone 3437-2232.
Fonte:
Ass Imp de LNova.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nossa Cultura

CULTURA

Lei Câmara Cascudo totaliza R$ 4 milhões em renúncia fiscal

A Lei Câmara Cascudo de incentivo à cultura é uma lei estadual que, através da renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços Imposto sobre Circulação de Mercadorias(ICMS), busca estimular a cultura local. Nos últimos seis anos (2003-2008), o Governo do Estado financiou projetos culturais através da Lei que somam investimentos de mais de R$ 27,2 milhões. Do total destes recursos, R$ 21,9 milhões foram de renúncia fiscal (recursos do Governo) e o restante (R$ 5,2 milhões) das empresas privadas capitalizadas pelos projetos culturais.
Nesses seis anos, foram beneficiados 411 projetos culturais nas mais diversas manifestações. Os projetos são selecionados por uma comissão responsável pela análise de cada uma das propostas apresentadas, como a 4ª Feira do Livro de Mossoró, o projeto Artes da Vila, o Festival de Música do Beco da Lama (MPBeco), o Circo da Luz, entre outros. Somente em 2008, o Governo do Estado financiou quase R$ 4 milhões em projetos, por intermédio da LEI.
Fonte: AssCom/RN.


Nota Blog:
Incentivo a cultura na verdade é feito de outra maneira, bem mais simples. Por exemplo: uma vez por mês uma dupla de violeiro em praça pública, uma dupla de cantador de coco, também na rua, enfim, era simples fazer a nossa cultura, fazer o acontecer. Seria tão barato que tenho até vergonha de colocar os valores que esses profissionais cobrariam para passar um fim de semana em Santana do Matos fazendo cultura ao vivo.

Enquanto isso existem os milhões gastos nos projetos! ... Isso aí é muita Cultura!.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Capa da 23ª Edição do Jornal Cajarana


CAPA DA 23ª EDIÇÃO DO JORNAL CAJARANA

Matérias da 23ª Edição do Jornal Cajarana

23ª Ed do Cajarana nas bancas a partir dessa sexta-feira santa nas cidades de Lajes, Angicos, Santana, Bodó, Lagoa Nova e Currais Novos.

Essas são algumas matérias da edição:
1 – Desperdício d’água no açude do Alecrim – sangra por infiltração.
2 – Saúde Pública: um mal diagnosticado (Editorial)
3 – Delegacia de Polícia de Lagoa Nova – pede socorro.
4 – SETUR/RN começa implantar o programa de regionalização do turismo.
5 – Entrevista com o prefeito de Angicos – Jaime Batista(DEM).
6 – O marchante. Variação do KG do carneiro entre a capital e Lajes é mais de cem por cento.
7 – Sábado da aleluia no Espaço do Forró: Forrozão pode balançar, Forró Resenha e Jankley.
8 – A casa da cultura promove evento com dupla de violeiros.
9 – Mago de Miro – fala ao Cajarana em seu Gabinete.
10 - XIII Exposição de caprinos e ovinos do potengi.
11 – Nossa Previdência – Informações e Instruções aos beneficiários da previdência.
12 – Prática Forense – Exemplos de pensão, ações, como proceder em caso de doenças, dupla cobrança, veículos furtados ... e outros.
13 – Coluna Via Independente - Modesto Batista.
14 – Artigo: A crise do Sistema - Modesto Batista.
15 – Poesias: Contraste – autor: Dutra Assunção.
16 – Baú de Recordações - duas fotos do mesmo ângulo com 40 anos de diferença da cidade.
17 – Bodó comemora o dia da mulher.
18 – Prefeitura de Lagoa Nova encerra comemorações da Semana da Mulher.
19 – Bodó – Escolas recebem novos equipamentos.
20 – Lagoa Nova mantém funcionalismo em dia
21 – Câmara Muncipal de Santana do Matos – AÇÃO PARLAMENTAR.
22 – Legislar o poder que convence.

DESPERDÍCIO - Vazamento d'água no açude do Alecrim


Vazamento d'água por infiltração no açúde do Alecrim em Santana do Matos.

Dezenas de metros cúbicos de água vazam por infiltração no anteparo do sangradouro do açude do Alecrim. Defronte a construção da nova sede da Colônia de Pesca Z-61, já se forma um pequeno lago com uma pequena passagem molhada e cedida na pista em conseqüência do vazamento constante por baixo do sangradouro. É grande o volume d’água desperdiçado daquele reservatório. O anteparo/muro que serve como sangradouro em certo trecho foi construído encima da rocha, provavelmente a infiltração instalou-se ao longo dos anos e agora necessita serviços de vedação urgentes na parte interna do muro. Nas condições atuais o açude fica com um limite de retenção das águas, o que não se concede em tão importante obra, vizinha a cidade que beneficia várias famílias que moram na rua com seus lotes plantados de capim elefante nas direções “a jusante” (rio abaixo) das águas do açude. Nos últimos anos a área “a montante” (rio acima) tem diminuído, certamente essa perda volumosa das águas pelo vazamento contribui para a diminuição da área muita valorizada, as chamadas vazantes. Essa deve ser uma obra de prioridade (1) para o executivo no período da seca.

Jornal Cajarana - Editorial da 23ª edição

Saúde pública: um mal diagnosticado
O Sistema Único de Saúde (SUS) vislumbrou, com a criação do Programa Saúde da Família (PSF), o elo definitivo de aproximação entre o médico e o paciente. Pura filosofia populista. Melhor dizendo, um modelo cubano que não deu certo, nem nunca vai dar certo. A saúde pública é uma obrigação, um dever do Estado.

Sua eficiência é onerosa para os gestores, então os governantes imaginam que bom mesmo seria concentrar todos os enfermos, adoentados, envelhecidos e operados, num mesmo local, acomodados e isolados. Parece assim mesmo pensar nossos governantes.

A saúde pública não tem prioridade na concepção dos conceitos capitalistas do país, portanto, menos oneroso seria optar pela prática assistencialista da consulta, da receita e por fim, a graça conclusiva, a oferta das amostras grátis oferecidas pelas multinacionais dos medicamentos, dos laboratórios dos governos que reconhecem a classe médica como meros representantes do sistema.

No interior do Estado, na maioria das cidades da nossa região, os médicos estão desestimulados com a profissão e muitos enfrentam uma verdadeira maratona ao trabalhar em duas, três, até quatro cidades, juntando salários e sem tempo para pesquisar e acompanhar a evolução do exercício da própria Medicina.

Esses empregos são adicionados às suas indisposições profissionais, que somados às infra-estruturas hospitalares inadequadas, sucateadas e arcaicas, resultam em profissionais sem as mínimas condições da prática ou do exercício pleno da profissão. Doutores agora assumem as condições de meros e simples despachantes. Atendimentos e procedimentos simples às vezes se tornam duvidosos pela falta das condições necessárias e os encaminhamentos para a capital se tornam “o cumprimento do dever”.
As classes menos favorecida sabem disso com detalhes pelos exemplos do dia a dia. O diagnóstico de uma doença em alguém da família carcteriza um sofrimento, um conhecimento intuitivo de constrangimento e desesperança.
E muitas vezes a Fé que lhes resta superam o mau ou até o inexistente atendimento. A experiência e a prática levam as condições primatas, e convencidos de viverem num país de terceiro mundo, submissa a pobreza aguarda o milagre que pode chegar pelas mãos dos anjos vestidos de branco. E nos armários os jalecos em cabides podem virar fantasmas.

O sistema assim nos condiciona. Se alguém tem condições financeiras de alcançar os planos de saúde, que seja prudente e econômico, pois o quinhão como tributo é quase vitalício. E assim, por essas e outras, a Saúde no Brasil vai continuar por muito tempo, mal, péssima e de vez enquando na UTI.

E os médicos sem compromissos ou vínculos empregatícios, sem hora pra chegar ou atenções ao seu juramento descobrem talvez que deveriam ter outras profissões e o atendimento diferenciado surge como se fosse uma prática salvadora da pobreza.

Em Santana do Matos e na maioria das cidades do interior as ambulâncias não param na ida e vinda aos corredores inchados dos hospitais, a forçar mais um leito na capital.
O pior exemplo foi o de um paciente em Santana do Matos que, acometido de uma dor súbita no abdômen por um, dois, três dias indo ao hospital da cidade, era atendido, tomava soro, um analgésico, voltava pra casa e em seguida retornava ao hospital. Assim passou 12 dias. Quando foi encaminhado a Natal era um infartado a tantos dias a sofrer, chegando a óbito.

É esse nosso sistema, é essa nossa saúde, são esses nossos impostos que nem seguridade social oferecem à tão importante classe de profissionais que são forçados a uma rotina não condizente com sua profissão.
Dutra Assunção.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Calma gente ... é só uma marolinha!

Somos capazes de produzir, exportar e crescer dignamente.

Agora o assunto é a queda de percentual distribuido pelo Fundo de Participação dos Municípios(FPM), todos eles, municípios grandes e pequenos, pobres ou ricos, sofrerão com a redução dos dividendos. Qualquer percentual subtraido, representa como se fosse uma bolsa qualquer retirada do pacote assistencialista que poda a força do homem, a dignidade e o trabalho.
Na prática isso significa que, quando uma pessoa perde nos ganhos ou numa família alguém deixa de trabalhar, a receita logicamente sente o poder de compra, então só há uma saida: o trabalho! E esse é o caminho, honrado e dignificante.
É melhor ensinar a pescar, do que dar o peixe. É melhor dar aumento digno aos professores do que prevê as greves, é melhor produzir e dar oportunidade ao povo, do que instigar a pobreza ou servir de reféns ao banditismo, através da própria insegurança formada.
Agora é bom que cada município, cada Gestor público, como os prefeitos agora estão gostando de serem chamados, se voltem para o exemplo primário da contenção de despesas, do bolso, da casa, dos cofres públicos ou sendo mais arrojado e de visão pública que procurem desenvolver os potenciais de cada local para poder produzir.
Potencial todos os municípios têm. E ainda arriscamos a pergunta. Por que sobrevivemos em outras épocas, aliás com mais desenvolvimento e não tínhamos o tal FPM? Essa pergunta ninguém tem o interesse de responder, principalmente por aqueles que administram receitas sem sasber de onde vem o suor que as produzem.
Adormecidos ficaríamos para sempre, se as ajudas fossem eternas. Mas de vez enquando alguém, acha que devemos produzir, aí a realidade chega e pega muita gente de calça curta ou mesmo com gestos treinados e com trejeitos de pedir clemência.
O trabalho é o caminho certo. E na marolinha a gente não morre afogado. Os nordestinos já passaram pelo pior. Agora temos Petróleo, Pecuária, Turismo, Agricultura, caprinovinocultura, sal, bacias leiteiras ... e muitas outras atividades econômicas e novas tecnologias. Temos ou não temos? Pra onde vão os dividendos desses produtos? Acorda Nordeste !

Boas notícias para Lagoa Nova

O prefeito Erivan recebe do vice-Governador Iberê Ferreira boas noticias para Lagoa Nova.
Atendendo a um convite do vice-governador Iberê Ferreira, o prefeito Erivan Costa participou na manhã desta segunda-feira(6) na cidade de Currais Novos do “Seminário de Socialização de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural para o território da Cidadania do Seridó”, promovido pela Emater, na sede da AMSO (Associação dos Municípios da Micro-Região do Seridó Oriental). Erivan recebeu boas notícias para Lagoa Nova, entre elas, que a cidade não terá nenhum prejuizo da crise mundial em relação as suas obras em andamento. Em conversa pessoal com o prefeito, Iberê garantiu que as obras do Centro de Comercialização, do calçamento do distrito Manoel Domingos e da praça do bairro Jesus Menino que dependem do aval do estado, fluirão normalmente sem interrupção.
Fonte:Val Araújo
AssCom L Nova

sábado, 4 de abril de 2009

Vereador insatisfeito com sua base governista

Vereador "Mago de Miro" revoltado com o descaso do executivo para com a zona rural


Vereador Airton Ovídio de Azevedo(PSB)-Mago de Miro. Em seu gabinete deixou claro para a redação do jornal Cajarana que está compromissado com Santana do Matos: “estarei sempre presente, junto ao povo, tentando fazer o possível para dar uma melhor qualidade de vida. Principalmente a gente sofrida do Distrito de São José da Passagem e comunidades vizinhas, onde tenho especial atenção por ser minhas origens, assim o farei com garra e determinação”.

Foram suas primeiras palavras e continuando disse: “fazendo parte da coligação que elegeu o atual prefeito, Assis da Padaria, não estou satisfeito pela omissão do executivo junto as necessidades da zona rural, como também o descaso das promessas de campanha”. Citou ainda que: “com recursos próprios, dentro do possível, tento cumprir meus compromissos. Coloquei um trator para cortar terras em pequenas faixas de várzeas de pequenos proprietários em Santa Maria e comunidades vizinhas”.

“Por ocasião da festa de São José tive a iniciativa de fazer uma limpeza básica e pintura nos meios fios do Distrito, preparando assim, para a festa do padroeiro. Ações essas que deveriam ser feitas pelo executivo. Essas vão ser as linhas de ações do meu mandato, sempre voltadas para tentar melhorar a qualidade de vida daquelas comunidades”, conclui Mago de Miro.


“A Câmara dispõe de um quadro mural onde são colocados os assuntos de interesse da população e da Casa. Entre eles os balancetes periódicos, demonstrando assim, seriedade e transparência. Por que a prefeitura não faz o mesmo”? Pergunta o edil.

Câmara Municipal de Santana do Matos

7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santana do Matos, sexta 03/Abril/2009

Presidente da Câmara vereador Magnos José dos Santos(DEM)

No decorrer da sesão o O Secretário de Obras do Município Paulo Bezerra, convidado pela Câmara para aquela sessão, discorreu sobre o Hospital Clovis Avelino que será entregue a população no dia das Mães.

O vereador Airton Ovídio de Azevedo(PSB)-Mago de Miro, agradeceu a Vinda do Secretário a Câmara. Mesmo assim discordou em alguns pontos e fez várias críticas. Segundo o vereador a cidade encontra-se suja, imunda mas disse que o secretario é vítima de não poder desenvolver o seu trabalho.

Rebatendo as críticas o secretário Paulo disse que cada administrador tem sua maneira de administrar citando o Padre Monteiro como um grande administrador e fez comparações à gestão de Assis da Padaria. Também falou que pra ele criticar o prefeito teria que primeiro pedir demissão. (Analogia inoportuna).

O vereador Erinaldo Florêncio Xavier da Costa - (Naldinho-PTB) fez várias cobranças, falou de falta de iluminação pública e do problema das fossas de Barão de Serra Branca.

Com relação os Carros do DER que estão trabalhando na estrada da Serra sem licitação e da falta de apoio a prefeitura a festa de São José, O secretário Paulo Bezerra disse que a Prefeitura não tem estrutura pra atender a cidade e a Zona Rural. Dois dos tratores estão no serviço da serra e com relação a iluminação disse que no inverno queimam muitas lâmpadas e que serão substituidas após a semana santa.

Ainda com relação aos carros do DER existe um convênio da prefeitura com o Governo do Estado para que as máquinas possam trabalhar. Já com relação a limpeza o secretário disse que apesar das dificuldades, a cidade é uma das mais limpas da região.

Sobre a praça das mães houve um erro de engenharia.

Sobre a RN 041 O governo do Estado prometeu em praça pública, assumiu compromisso de restaurar a estrada, mas até agora não cumpriu, isso é um erro e não tem justificativa.

O vereador Francisco de Assis Santos(Dr Assis-PSB) disse que Paulo era coerente, fez vários elogios e disse que o secretário não cospe no prato que comeu, (insinuação) se referindo ao Vereador Mago de Miro. Finalizou dizendo que Paulo cobre sempre o que for melhor pra população e pro Município.

O vereador Sales Araújo(PR) disse que estava satisfeito com os esclarecimentos do Secretário e também parabenizou o Prefeito pelas obras que realizou na cidade e fez um apelo ao Secretário que falasse com o prefeito para retirar com urgência os escombros da cidade.

O vereador João Maria Cadó de Macedo(PMDB) parabenizou o secretário e disse que o prefeito acertou pela escolha do seu nome como secretário de obras.

O vereador e presidente da câmara Magnos José dos Santos(DEM) pediu providências ao secretário com relação as fossas do bairro do Alecrim que estão trasbordando e disse mais, a rua do Alecrim não é bem vista pelo prefeito e que também o secretário tomasse providências com relação a limpeza da rua do Meio.

O Vereador Marco Aurélio de Carvalho Nobre(PT) - Dr Lelo - agradeceu a presença do secretário e perguntou com relação a sua pasta, se tem algum local do município que não foi atendido por sua secretaria e se tinha o total de valores de recursos próprios investidos em obras no município?

O secretário pediu uns dias pra poder dar essa resposta.

O vereador Washington Luiz Júnior(PP) cobrou à iluminação pública, a reposição das lâmpadas de ruas da cidade e alertou a população que já está vindo pra essa casa três projetos polêmicos e convida a população pra acompanhar esses projetos na Câmara. E que o prefeito só olha com bons olhos pra AV 27.

Pediu a construção de um quebra mola por várias vezes e não foi atendido, lamentou pelo secretário ter dito em seu pronunciamento que a cidade era uma das mais limpas da região, imagine as outras como estão! Coloca o vereador em tom de crítica!

Cobrou mais coletoras de lixo e demostrou estranheza sobre as casas do conjunto Lavoisier Maia - tem casas que ainda continuam fechadas, cita em tom de indagação o edil.

O secretário Paulo Bezera disse que com relação ao quebra mola, estamos com dificuldades, pois, contamos apenas com um pedreiro para atender todo o município. Com relação as coletoras, na próxima semana estarão prontas. Finalizou dizendo que graças a Deus, convive muito bem com todos os vereadores e que está aqui pra prestar serviços a população, sempre da melhor maneira e procurando sempre dar uma melhor qualidade de vida a população.


Fonte: Edilima e Marcello Maurício . . Sec. de Obras Paulo Bezerra

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Desfiliação

Desfiliação
Da: Coluna OPINIÃO – F. Cruz (CANELINHA) - Li a carta aberta do meu amigo e escritor Modesta Batista, da cidade de Angicos. Na carta o companheiro mostrava as razões pelas quais esta deixando o PMDB angicano. Comenta-se nos bastidores da política angicana que o jovem escritor tem pretensões futuras na política de Angicos. Ao que entendo, Modesto Batista tinha seu espaço limitado nas hostes PMDBistas, por este motivo se desfiliou da agremiação partidária. Modesto que na última campanha eleitoral em Angicos defendeu a candidatura do atual prefeito Jaime Batista (DEM) e que agora deverá se filiar a uma nova agremiação partidária visando às eleições de 2012 naquele município. Gostaríamos de salientar que o escritor tem pela frente um brilhante futuro na política do município de Angicos pela sua obstinação, pela política e pelo trabalho serio que desenvolve não só na imprensa como também junto à juventude de Angicos. Sucesso amigo.
Fonte: www.robsoncabugi.zip.net

Modesto Batista desfiliado do PMDB

Modesto Batista está oficialmente fora do PMDB

O jovem escritor e estudante do curso de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – (UERN) Modesto Neto está definitivamente fora do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – (PMDB). Modesto era filiado ao PMDB há quatro anos, no entanto o jovem estudante não concordava com as ações, propostas, atitudes e posturas que o partido estava tendo nos últimos anos, adotando uma postura “oportunista e inaceitável” classifica o jovem. “Infelizmente o PMDB vem sendo o bobo da corte, não importa quem seja o rei” analisa Modesto. Na carta que foi enviada ao Presidente do PMDB no município de Angicos, Sr. João Maria da Costa Pinheiro, Modesto diz o seguinte:
“Venho por meio desta requerer o meu desligamento das hostes partidárias, em caráter irrevogável e irretratável, por motivos particulares, políticos e partidários. Ainda em tempo desaprovo a condução que o PMDB está tendo nas esferas municipal, estadual e federal e entendo que os atuais comandantes do partido desonram e ferem de forma banal os ideais democráticos, além de discriminar de forma inaceitável, mesquinha e torpe no município de Angicos o vereador Francisco Batista Filho.”

Nesta segunda-feira (30/03/2009) por volta das dezesseis (16:00) horas o jovem esteve no Fórum do Município de Angicos onde apresentou os requerimentos necessários para a sua desfiliação oficial junto a justiça eleitoral.“Sou um cara de postura, não poderia compactuar com as idéias antidemocráticas do partido. O PMDB perdeu a postura que tinha, submetendo sua historia e trocando-a por migalhas e ganhos do poder. Faço política por amor e por idealismo e não por poder e dinheiro” disse o jovem Modesto Batista a direção do blog na pessoa do Maximiliano Ferreira.

Modesto é sobrinho do vereador Francisco Batista Filho “Júnior de Chicola” (PMDB) que se acha discriminado, hostilizado, perseguido e prejudicado pelo seu próprio partido, o PMDB. Modesto Neto tem uma forte e consistente afinidade política e pessoal com o vereador Júnior.
FONTE:
PDT – Angicos
Direção: Maximiliano Ferreira

Contraste - Traços poéticos

Mesmo em Pérolas, que não sejam em série

Com permissão de vocês e convencendo os sentimentos, a madrugada se foi e o talento não despontou. Nada melhor poderia sair dos meus limites. Lembrei dos amigos, quem sabe a clemência, a lisonja, a mão pela cabeça e que digam ... vá recitar aprendiz ... mas como sabem, nós somos otimistas! Paradoxalmente em CONTRASTE.
Um abraço, um beijo no coração.
Dutra Assunção.

Contraste
31/03/2009
Autor: Dutra Assunção

Antônio Carlos
Brasileiro de Almeida Jobim
Águas de março
Foi começo, eterno, sem fim ...
Em dueto nos apresenta
Os anos setenta
Elis Regina como clarim

Sol, verão, estações, águas de março
Um dueto famoso nos acalenta
o poeta ... o boêmio e a intérprete,
A década, a paz não se comenta

Regando cidades,
Campos e sertões
Águas de março
Fizeram sóbrios os salões.

Agora se canta em refrão,
As águas de março
Em recordação.

E o poeta se foi,
E o canto entoou,
O refrão se firmou,
A melodia marcou.

Foi um passado pungente
Agora presente sem carinho,
O amor mais ausente.

Agora é a vida insegura
É arma atirando,
É o sangue pingando.

É a vida saindo
É o poeta partindo
É a morte chegando.

É o ritmo sem rima,
O trabalho sem o moço
É o suor sem esforço.

Agora pode ser
Carlos Antonio Estrangeiro
De Souza ou Sousa e Silva
Sem ideais, meios ou fins
Que se apresentam
Em grupos, em coro
A voz coletiva como estopim.

Natal, 31 de Março de 2009.
Dutra Assunção