quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

AS KENGAS - IRREVERÊNCIA E ALEGRIA DOS CARNAVAIS SANTANENSES

As Kengas foram apresentadas a sociedade como ninfetas debutantes em 2010

As Kengas ...

O comunicador social e radialista Edilson Mendes
mais um grupo de amigos em 1994 fundaram o bloco:
"As Kengas"
"O bloco "As Kengas" foi criado no dia 24 de Fevereiro de 1994 em uma sexta, durante uma brincadeira entre uma turma de aproximadamente 08 pesoas no "Bar de João Jacó", no centro da cidade. Quando por volta das 16:00 hs resolveram fundar um bloco carnavalesco para sair naquela tarde, já que o carnaval da cidade só começava no sábado a noite. A proposta era que todos se vestissem com trajes femininos. Aceita a proposta, se reuniram na casa de um dos fundadores: o radialista Edilson Mendes, no bairro Stª Luzia e de lá saíram com destino ao centro da cidade.

Por onde o bloco passava chamava à atenção do povo, que curioso, corria para conferir a façanha daqueles corajosos foliões. Isto porque homem se vestir de mulher, mesmo no carnaval, era coisa inédita na cidade. De repente uma verdadeira multidão lotou a praça Aluízio Alves para ver a passagem do bloco que recebeu o nome de "AS KENGAS".

A irreverência extravasa a rotina
em momentos de pura fantasia
O sucesso foi tanto, que logo terminada aquela improvisada apresentação foi criado um pacto entre os componentes, que o bloco voltaria as ruas da cidade no próximo carnaval e que a sua apresentação seria restrita a sexta-feira de carnaval. No ano seguinte, já bem mais organizado o bloco voltou a avenida com aproximadamente 60 componentes e de lá pra cá sempre aumentando o número de pessoas participantes, sendo que vários anos o bloco levou para avenida mais de 300 componentes.

Com isso AS KENGAS, tornou-se um dos blocos mais antigos e tradicionais que participa do carnaval santanense.

Pela sua irreverência, fez da sexta-feira o principal dia do Carnaval, onde uma multidão se aglomera na Av. 27 de Outubro e no corredor da folia para prestigiar o desfile e a escolha da miss e a rainha das kengas".

Casal de Kengas apaixonado - Sexta-feira carnaval/2008 em Santana do Matos - Fotos: Assis Braga

Um grupo de Kengas em momento de relaxe - Carnaval 2008

Fonte: santanadomatosemfoco.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário