Os advogados de governador cassado de Roraima, José Ancheita Junior (PSDB), vão entrar com um pedido de liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que ele fique no cargo até o julgamento do mérito pela própria corte. Ontem (11), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) decidiu, por cinco votos a dois, cassar o mandato do tucano e do seu vice, Chico Rodrigues (DEM), pelo uso indevido de meio de comunicação. Na decisão, os integrantes do TRE-RR determinaram que Anchieta saia do cargo imediatamente e que o segundo colocado na eleição, Neudo Campos (PP), tome posse.
Até o momento, o pedido de liminar não consta no sistema do TSE. A intenção dos advogados é que o mandado de segurança seja concedido neste fim de semana pela corte. A decisão do TRE manda diplomar Neudo Campos às 9h de segunda-feira (14). Ele é ex-governador de Roraima, por dois mandatos, e foi preso por decisão da Justiça Federal, em 2002, por envolvimento numa série de crimes contra a administração pública, que ficaram conhecidos como "escândalo dos gafanhotos".
Segundo a assessoria do governador cassado, os advogados de José Anchieta também argumentam, no pedido de liminar, que o TRE contrariou os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório ao negar ao PSDB, à Rádio Roraima e ao apresentdor Mário César Balduíno o direito de ser parte na ação. Segundo a denúncia, o radialista Mário César Balduíno veiculou diariamente, na emissora, programa matinal favorável a Anchieta, e com conteúdo negativo a Neudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário