terça-feira, 11 de junho de 2013

CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE SERÁ LANÇADA SEXTA-FEIRA, (14).


O estado do Rio Grande do Norte fará na próxima sexta-feira (14) o lançamento da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (IV CEMA/RN). O evento será realizado das 8h30min às 13 horas no auditório da Emater, no Centro Administrativo e oficializa o início da realização das conferências regionais pelo Estado – obedecendo ao seguinte calendário: Região de Mato Grande, 03 de julho, em João Câmara; Região do Seridó, 05 de julho em Caicó; Região Metropolitana, 12 de julho, em Natal; Região do Agreste, 19 de julho, em Santo Antônio; Região de Assú, 25 de julho, em Mossoró; e Região de Alto Oeste, 02 de agosto, em Pau de Ferros.
Após realizadas todas as etapas regionais, será então promovida em Natal a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, nos dias 3 e 4 de setembro. Sob a coordenação da bióloga Mary Sorage, técnica do Instituto de Desenvolvimento sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), a IV CEMA/RN desenvolverá seus trabalhos a partir do tema central “Resíduos Sólidos” e terá entre as suas finalidades firmar a Conferência como uma instância de tomada de decisões e de orientação para as políticas públicas ambientais e sustentáveis, sensibilizar a população potiguar sobre os impactos decorrentes de hábitos culturais negativos ao meio ambiente e à sustentabilidade, além de eleger os delegados 30 que irão participar da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (IV CNMA), entre os dias 24 a 27 de outubro.

A Conferência Nacional do Meio Ambiente chega à sua quarta edição com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A meta é qualificar poder público, setor privado, sociedade civil organizada, cooperativas de catadores e cidadãos em geral no grande esforço nacional para reduzir a geração dos resíduos sólidos, assumir responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável e lançar um novo olhar sobre os resíduos sólidos, reconhecendo-os como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor da cidadania.

A IV CNMA trará esse ano duas novidades em relação às edições anteriores: as conferências livres e a conferência virtual. Essas duas novas modalidades de participação configuram um processo que avança em relação às três conferências anteriores, estabelecendo um espaço para que toda a população interessada discuta e contribua para o tema dos Resíduos Sólidos.

Convocada pela Portaria MMA nº 185, de 04 de junho de 2012, a IVª CNMA vai centrar a discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos em quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; e Educação Ambiental.
F: AssImp

Nenhum comentário:

Postar um comentário