sábado, 7 de junho de 2014

ESCOLA EM SANTANA DO MATOS LANÇA JORNAL ESCOLAR

A escola estadual Aristófanes Fernandes (EEAF) em Santana do Matos cumprindo uma pauta inovadora (através de oficinas) no ensino médio, apresenta dois meses depois, resultados positivos nos temas trabalhados. As atividades de abrangência interdisciplinar abordaram assuntos de "Línguas estrangeiras", "Cultura corporal", "Leitura/Letramento", "Iniciação científica/pesquisa" e "Comunicação, cultura digital e uso de mídias". Esse tema - uso de mídia sob a coordenação do professor Assis Braga, motivou os alunos a criar um jornal interno na escola. Culminando assim com uma resposta concreta dentro do processo Ensino X Aprendizagem.


Logomarca do Jornal Escolar da Escola Estadual Aristófanes Fernandes (EEAF) em Santana do Matos
PRIMEIRA EDIÇÃO DO JORNAL ESCOLAR DA EEAF
Edição Nº 01, Santana do Matos, 23 de Abril de 2014

CASA DA CULTURA PROMOVE CINEMA NA PRAÇA


A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer promoveu o evento “Cinema na Praça”, que aconteceu desde o dia 07/04/14 até o dia 11/04/14, toda noite ás 19:30. O filme exibido foi “A História de Jesus”, e foi apresentado nos seguintes locais de acordo com as datas abaixo:
07/04/14- Bairro do Alecrim;
08/04/14- Capela de Frei Galvão;
09/04/14- Capela de Santa Luzia;
10/04/14- Praça Lavoisier Maia;
11/04/14- Praça Aluízio Alves.

Leonaldo Assunção, Secretário
de Cultura, Turismo, Esporte e
Lazer de Santana do Matos.
 
Esse evento foi importante para a comemoração da passagem da semana santa e deu a oportunidade da população ir a um evento cultural que geralmente a nossa cidade não tem. O filme foi gratuito para todas as idades e todos puderam comparecer!

Por: Roque Ferreira da C. Neto
Marcos Vinícius da S. Câmara
Ana Cecília c. da Cunha

SANTANENSES RECLAMAM DA QUALIDADE DA ÁGUA
Açude da Pedra, açude que abastece Santana, em sua última sangria, em 2009.  

Nossa população em geral, está sofrendo com um grave problema “A Água”, por ela está com mau cheiro, a cor diferente e escura.  Na escola os alunos então tomando dessa água, pois é a mesma água que abastece a cidade. Assim como o restante da população, os alunos estão reclamando, pois o cheiro e o gosto da água estão muito ruins. Muitos nem bebem por que tem muito cloro e acaba fazendo muito mal a algumas pessoas.
    Nossa cidade está com escassez de chuvas, o açude que abastece a cidade está com pouca água, e as pessoas simplesmente não estão colaborando, desperdiçando a água lavando as calçadas e motos, deixando as torneiras abertas.
    Enfim, precisamos nos conscientizar e vermos que se não chover vamos sofrer graves problemas.

Por: Viviane Chayslle da S. Moura
Lídia Emanuele A. de Souza

          POETISA DO ARISTÓFANES SE DESTACA A NÍVEL ESTADUAL


Maria Jales, poetisa e estudante da escola Aristófanes Fernandes

Maria da Conceição Jales Cavalcante, filha de Manoel Braz Cavalcante Filho e Afra de Macêdo Jales Cavalcante nasceu em 07/12/1996 em Natal/RN. Residente de um sitio chamado Riacho da Porta, onde seus pais são agricultores, estudou lá até 2006, já em 2007 passou a estudar em Santana do Matos onde teve incentivo para começar sua vida literária. Filha de mãe poetisa, começou a criar poesias, sendo a primeira para um concurso que ocorreu naquele mesmo ano na escola na qual estudava. Concorreu e ficou em 2° lugar; no ano seguinte participou e desta vez conquistou o 1° lugar com a poesia “Meio Ambiente”, concorreu com a mesma poesia em um concurso do projeto “ Quem ama faz” organizado pela casa da cultura popular onde também conquistou o 1° lugar, depois então participou do “ VI prêmio COSERN literatura de cordel” que tinha como tema “O que é ser cidadão?” e com a ajuda de dois professores ficou em 1° lugar na categoria ensino médio com a poesia “Para ser um cidadão tem que ter dignidade”.
 Mais recentemente, ainda no Prêmio COSERN, no ano de 2013, com o tema “Rio Grande Do Norte, do sertão ao litoral um estado de energia” conquistou o 3° lugar em sua categoria. Usa como inspiração para suas criações a natureza, a vida em si e as histórias de amor. Abaixo temos um exemplo da qualidade dos poemas de Maria.

Um sonho
Autora: Maria Jales

Era uma noite perfeita
A lua no céu brilhava
O frio vinha de leve
Então você me abraçava
E as estrelas olhando
Felizes admirando
O quanto agente se amava.

Era um momento tão lindo
Melhor não podia está
E você me conquistando
Com seu jeito de olhar
E com apenas um sorriso
Eu estava no paraíso
E só sabia te amar.
Mas não demorou muito
Para que eu fosse acordando
Vendo que era ilusão
E que estava sonhando
Mas uma coisa e verdade
Mesmo com tanta saudade
Eu continuo te amando.

Por: Paulo Barros da S. Formiga
       Ednilson da Silva Cunha
       Crislane Priscila S. de Medeiros
      Vaneska Regina S. Pinheiro
      Felipe da Silva Alves

ATLETAS SANTANENSES SE PREPARAM PARA CORRIDA CICLÍSTICA

Jonathan e Luíz Fernando se inspiram em Jean para competir no ciclismo.

     Os atletas Jonathan Jonni de França Araújo, com apenas 16 anos de idade e Luís Fernando da Silva, também com 16 anos, e Josean Wilson, com 32 anos de idade, sendo este último veterano, estão treinando desde do mês de fevereiro de 2014 para corrida ciclista de Santana do Matos/RN, que acontecerá no dia 27 de Outubro deste mesmo ano, em comemoração ao aniversário da cidade.
Os mesmos estão percorrendo 11Km, saindo da entrada da cidade, seguindo até a ponte da comunidade de Bom Jesus, gastando cerca de quatorze á dezoito minutos no percurso de volta, onde eles impõem o ritmo de competição.
       Os atletas estão sendo treinados por Josean Wilson, mais conhecido como Jean,que foi campeão das seis últimas edições. Jonathan e Luís Fernando estão treinando com o objetivo de conquistar  os mesmos títulos que foram conquistados pelo seu treinador.

Por: Paulo Barros da S. Formiga
Ednilson da Silva Cunha
Crislane Priscila S. de Medeiros
Vaneska Regina S. Pinheiro
Felipe da Silva Alves

 
Logomarca do Jornal Escolar da Escola Estadual Aristófanes Fernandes (EEAF) em Santana do Matos

SEGUNDA EDIÇÃO DO JORNAL ESCOLAR DA EEAF
Edição Nº 02, Santana do Matos, 04 de Junho de 2014
 

Casa da Cultura Realiza Homenagem ao Dia do Trabalhador!

  O Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1° de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional. A história do Dia do Trabalhador remonta o ano de 1886 na industrialização da cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1° de Maio deste ano, milhares de trabalhadores foram ás ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre eles, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.
 Que o Dia do trabalho nos ajude a refletir e a agir para que o mundo do trabalho seja cada vez mais humanizado e justo. Pois, além de ser uma necessidade, é uma benção poder trabalhar.
 Na nossa cidade, Santana do Matos, foi realizado um evento em homenagem ao dia do trabalhador, no dia 01/05/2014 (quinta-feira) ás 19:30, na praça de alimentação e teve um sanfoneiro para animar a escolha do “ Funcionário Padrão”. Em seguida, no dia 04/05/14 (domingo), aconteceu um torneio de futebol de campo com a participação de 32 equipes do nosso município, também em homenagem ao Dia do Trabalhador. 
      

      Torneio do Dia do Trabalhador

Um dos valores mais preciosos do ser humano é o trabalho. Trabalhar é sinal de caráter, orgulho e satisfação. O trabalho faz parte da identificação de cada pessoa, portanto, nada mais justo que todos tenham esse direito.

Por: Viviane Chayslle da S. Moura,


Roque Ferreira da C.Neto,
Lídia Emmanuele A. de Souza e
Marcos Vinícius da S. Câmara


E.E. ARISTÓFANES FERNANDES INICIA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.

     O Mais Educação é um programa do governo federal que tem como objetivo desenvolver as habilidades dos discentes, através das  oficinas de Flauta Doce; Horta Escolar; Percussão; Matemática; Língua Portuguesa e Letramento;
   Além disso, oferece aos alunos mais segurança, fazendo com que eles permaneçam na escola por mais tempo, em vez de estarem nas ruas correndo certos riscos.
    O processo seletivo foi regido por meio da 8ª DIRED e foi implantado no dia 16 de Abril do ano de 2014 e será desenvolvido de acordo com o calendário escolar, sendo que a Escola Estadual Aristófanes Fernandes foi contemplada com as cinco oficinas de diferentes Macro Campos citadas anteriormente.
  O projeto está sendo coordenado por Maria das Graças Ladjane Ladjane da Silva e um monitor para cada oficina, sendo assim distribuídos:
 Língua Portuguesa e Letramento – Adriana Alves da Silveira Guimarães
             Flauta Doce – Anderson Rodrigues Jardel

Matemática – José Edson Rodrigues da Silva

Percussão – Ricardo Gomes da Silveira 
 Horta Escolar- Paulo Ricardo 

 Por: Luís Fernando da Silva,
Jonathan Jonny de F.Araújo,
Luíz Felipe B. Damasceno,
Silvanete M. da Silva



ARISTÓFANES FERNANDES DESENVOLVE OFICINAS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR
A oficina integração curricular: diversidade na escola e seu papel social  tem como meta de trabalho, instigar os alunos a melhorarem seu relacionamento social no âmbito escolar e nos demais ambientes de convivência diária. Já que, observamos que há um desrespeito enorme com os gêneros sexuais e as raças que compõem a sociedade brasileira hoje.

A oficina iniciação científica e pesquisa tem  como objetivo despertar a vocação científica e incentivar novo talentos para área de pesquisa e desenvolvimento de artigos científicos com experimentos laboratoriais que serão mostrados nas feiras de ciências do país.

A oficina Leitura e Letramento objetiva propor condições para que os educandos compreendam os vários gêneros textuais que circulam socialmente.

A oficina Cultura Estrangeira desenvolve atividades que proporcionem aos educandos a aquisição e ampliação dos conhecimentos acerca da cultura estrangeira.

A oficina Cultura Corporal busca oportunizar aos estudantes do Ensino Médio conhecimentos a cerca de atitudes saudáveis e a sustentabilidade do meio ambiente.

As oficinas do Ensino Médio Inovador estão gerando mais oportunidades de aprendizagem para os alunos que serão de muito proveito para o futuro acadêmico.

Por: Crislane Priscila,
Ednilson Silva, Nayara Rocha,
Paulo Barros, Vanesca Sílvia e
Waneska Regina

    





Nenhum comentário:

Postar um comentário