quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DEPUTADO DEFENDE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DE BASE



Rogério defende fortalecimento da Educação de Base

Durante seminário sobre o Plano Nacional de Educação, deputado voltou a cobrar que os governantes trabalhem ações concretas em prol do país.

A Educação voltou a ser tema de discussão no Rio Grande do Norte e, mais uma vez, contando com a participação do deputado federal Rogério Marinho (PSDB). Na manhã desta terça-feira (13), o parlamentar esteve na Assembleia Legislativa para a abertura do seminário regional sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), promovido pela comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, da qual o deputado também é membro.

Para o parlamentar, o novo PNE pode ser o divisor de águas na Educação do país. Reconhecidamente como um dos especialistas na Câmara dos Deputados nas questões de Educação, Rogério Marinho alertou, mais uma vez, para a necessidade de que os participantes do seminário – deputados federais, estaduais, vereadores e autoridades em Educação – transmitam à sociedade a necessidade de fazer da Educação uma prioridade para a população e para os governantes.

“A Educação não pode ser apenas um consenso retórico, temos que desempenhar ações que verdadeiramente façam a diferença. A discussão do PNE passa por isso. Podemos fazer efetivamente um plano que seja um divisor de águas na história do país através da Educação”, acredita o deputado.Durante suas palavras, Rogério voltou a citar a importância da aprovação do fim da Desvinculação de Receita da União (DRU) incidente sobre os recursos da Educação.

Com o substitutivo relatado por Rogério Marinho e aprovado pelo Congresso, estudantes de 4 a 17 anos serão beneficiados pela determinação de que o Governo ofereça o ensino gratuito aos cidadãos nessa faixa de idade, além do aporte financeiro oriundo da aprovação da proposta.“Serão mais de R$ 10 bilhões para a Educação, que irão contribuir para que o país chegue ao que deve ser o objetivo de todas as nações, que é a universalização do ensino. A Educação é um bem do povo e não dos partidos políticos ou de governos de ocasião”, disse o parlamentar.

DURA REALIDADE
O deputado Rogério Marinho (RN) também expressou sua preocupação com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrando que os brasileiros acima de 10 anos passam, em média, apenas sete anos na escola.

De acordo com o IBGE, o pior índice é registrado no Nordeste, com 5,9 anos de estudo, seguida pelo Norte, com 6,5. Segundo o tucano, para mudar essa realidade é fundamental uma política consistente para promover a qualidade do ensino, principalmente na escola pública.

O parlamentar lamentou ainda que apenas 55 de 100 crianças que ingressam no 1º ano chegam ao 9º ano do ensino fundamental sem repetência ou abandono. Além disso, apenas 32% concluem o ensino médio e 11% estudam em uma universidade.

Precisamos não somente um número maior de jovens no ensino superior, mas também uma preocupação com as primeiras séries do ensino fundamental. Caso contrário, reproduziremos constantemente novas gerações de analfabetos funcionais. Portanto, nossa responsabilidade é fortalecer a base, ou seja, a pré-escola e o ensino fundamental, para que no futuro tenhamos crianças com mais tempo na escola e jovens qualificados para ingressarem no mercado de trabalho”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário