segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GOVERNADORA WILMA DE FARIA VISITA OBRAS DO TERMINAL PESQUEIRO



Governadora visita às obras do Terminal Pesqueiro de Natal nesta segunda-feira

A governadora realiza visita técnica às obras do Terminal Pesqueiro de Natal às 9h desta segunda-feira (19). O pólo pesqueiro promete impactar a economia do Rio Grande do Norte e do país como referência na atividade na América Latina. Os investimentos são da ordem de R$ 29,5 milhões. Ainda no início da construção, a obra apresenta 10% de conclusão e está entre as prioridades do Governo do Estado.

As instalações estão sendo erguidas em um terreno cedido pela União, por trás da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), entre a Pedra do Rosário e a Capitania dos Portos, no bairro da Ribeira. O Terminal terá cerca de 200 metros de extensão de cais. A obra tem prazo de 18 meses para ser concluída. O esforço da governadora em Brasília garantiu a liberação total dos recursos junto ao Governo Federal.

O Terminal deve gerar 9.600 empregos diretos e um incremento na economia com a melhoria das atividades comerciais (serviços de apoio, combustíveis e lubrificantes, suprimentos, gelo, alimentação e hotelaria e aumentos das exportações), crescimento industrial (construção de embarcações, reparos navais e indústrias de processamento e embalagens), crescimento regional e promoção do Rio Grande do Norte, com a agregação de valor à pesca, qualificação do mercado, melhoria de infra-estrutura e expansão de fornecedores.

O terminal está entre as dez obras apresentadas como prioridade pelo Governo do Estado ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2009. A obra é vista pela governadora Wilma de Faria como uma das que trarão grandes impactos para o desenvolvimento sócio-econômico não apenas para o Rio Grande do Norte, mas para todo o país.

O Rio Grande do Norte dispõe de 25 municípios litorâneos, 84 comunidades pesqueiras, 30 colônias de pescadores e 11 mil pescadores cadastrados no litoral. O Estado é o maior exportador de pescado do Brasil e fechou 2008 com cerca de 10 mil toneladas de produtos (atum, espadarte, lagosta e camarão de cativeiro) vendidos para fora do país. A crise internacional deve provocar uma ligeira queda nestes índices ao fim deste ano. Mesmo assim a produção será mantida e será voltada para o mercado interno.

Hoje, cerca de 150 mil pessoas vivem da pesca de uma forma geral no RN. A estimativa é com o acréscimo de mais 10 mil empregos diretos gerados com a conclusão do Terminal, o setor vai sustentar aproximadamente 200 mil potiguares. O terminal é um sonho pensado em 2001, quando Wilma de Faria ainda era prefeita e depois como governadora empunhou a bandeira do segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário