quinta-feira, 1 de outubro de 2009

I CONGRESSO DA JUVENTUDE SOCIALISTA EM ANGICOS/RN



Dutra Assunção, Modesto, Dr. Joanilson e o ver. Jr de Chicola
I Congresso da Juventude Socialista (CJS) em Angicos

O estudante do curso de história da UERN Modesto Batista, realizou no domingo, dia 27 p/p, o " I Congresso da Juventude Socialista ” Um documento pautado em 14 artigos, conclamando a Juventude Socialista de Angicos com um bravo motivante: ”Eu vou à luta com essa juventude” para análises dos artigos expostos na reforma educacional do município com o tema Reforma Educacional – Raimunda Neci.
I Congresso da JS em Angicos (II)
Dutra e Kleber Fernandes
Compondo a mesa para debate e questionamentos estavam o Dr. Joanilson de Paula Rêgo presidente da OAB do RN, Kleber Fernandes presidente da Juventude Socialista do RN, vereador Francisco Batista Filho, “Júnior de Chicola” (PMDB), Dutra Assunção diretor/editor do Jornal Cajarana e coordenando o Congresso o presidente do PDT em Angicos Modesto Batista.
I Congresso da JS em Angicos (III)

Houve participação dinâmica de universitários, representantes do movimento estudantil da UERN, UFERSA, UVA, FARN, FAL, UNP, UFRN, professores, advogados, políticos e o público em geral. Os 14 artigos foram questionados e a maioria aprovados, alguns com ressalvas outros por unanimidade. Destacando-se à aprovação do artigo 6º que sugeria ao legislativo municipal instalar uma Comissão de Sindicância para apurar nas finanças do município, os critérios adotados para parcelar salários atrasados de funcionários.

Dr. Joanilsn de Paula Rêgo
O teor original do artigo estabelecia uma Comissão Provisória de Investigação (CPI), o que foi alterado para uma Comissão de Sindicância, com argumentos convincentes do Dr. Joanilson de Paula Rego, entretanto o vereador Marcílio Torres, líder do PR na Câmara Municipal de Angicos trouxe novamente a idéia da CEI e apresentou-a para ser apreciada. Pelos argumentos jurídicos do Dr. Joanilson a CEI e a CPI foram rejeitadas sendo aprovada a proposição como uma Comissão de Sindicância.


I Congresso da JS em Angicos (IV)
Modesto Batista
Assuntos importantes e polêmicos foram debatidos entre os estudantes e os congressistas, tais como: meio ambiente, ecologia, processo ensino x aprendizagem, maior participação dos pais no processo educativo, necessidade de reforma nos conceitos didáticos da globalização, definição sobre o processamento do lixo nas cidades do interior, que começa a ser um problema grave, até então, sem aparentes conseqüências. Tema esse colocado e discutido com argumentos fortes pelos estudantes e que houve interação e importantes esclarecimentos pelo vereador Marcílio Torres.

I Congresso da JS em Angicos (V)
Dutra Assunção

O assunto polêmico foi colocado pelo diretor e editor do Jornal
Cajarana Dutra Assunção, quando falou que o Assistencialismo na região era o responsável pela formação de uma geração sem perspectivas de futuro, acomodados e podados do sentimento de auto estima, beneficiados por projetos, sem pelo menos corresponder o recebido pelo que de mais digno, o ser humano possui, que é a predisposição ao trabalho.

O assunto causou contestações, sendo necessário explicar que, a maneira como chegava o assistencialismo era o diferencial. Caso esses benefícios chegassem através de serviços prestados por todos os cidadãos e cidadãs em todas as áreas, o apoio seria o mesmo com a diferença de oferecer oportunidades para formação da dignidade de todos. Desenvolveria assim, a auto estima e formação digna de valores as classes menos favorcidas, o que não acontece como é feito pelos procedimetos atuais. O dinheiro chega ainda em montantes significativos após pulverização em estudos tramitados por vários gabinetes.



Poeta santanense ministra palestra sobre educação em Angicos

O poeta santanense Francisco Neves Macedo, esteve nessa quinta-feira, 1º de outubro em Angicos/RN, ministrando a palestra “Poesia”. Com o tema Educação. Os angicanos acolhem um santanense de peso na literatura e na poesia. Certamente citará Paulo Freire como base da palestra, teor receptivo na terra onde o processo Ensino X Aprendizagem é visto e executado com conceitos apurados.

A cultura popular na escola
O IV evento do Projeto Nossa Língua Brasileira na Literatura, enfoca o tema “A cultura popular na escola”, o professor Carlos Magno de Souza, ator, artista e poeta é o ministrante, dia 03/10/2009, sábado, das 18 às 19 horas, na Fundação Cultural Capitania das Artes - Av. Câmara Cascudo enfrente ao Solar Bela Vista – A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA) convida a todos os poetas, poetisas e afins.

Trabalho

Governo convida e reúne os 167 prefeitos do Estado para mostrar crescimento da taxa de emprego formal. Com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), nos últimos 10 anos - período que se estende de 1999 a 2008. Nesta quinta-feira (01/10), às 14h30, será a 1º Reunião Ampliada do Observatório do Emprego, que acontece no auditório da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do RN (FCDL), localizado na Rua Ceará Mirim, no Tirol, em Natal.

Segurança
Governadora inaugura Delegacia do Idoso nesta quinta-feira às 16h - a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, uma antiga reivindicação de integrantes de movimentos sociais e dos profissionais que trabalham com a terceira idade. A nova delegacia vai funcionar na Central do Cidadão localizada na Avenida Rio Branco, na Cidade Alta, em Natal.

Desenvolvimento Ponte aérea Natal-Mossoró deve operar em 30 dias.
Consolidada a parceria para a operacionalização de vôos regulares entre a capital e Mossoró. A governadora Wilma de Faria e o diretor presidente da empresa de táxi aéreo Star Fly, Sérgio Augusto, assinaram o protocolo de intenções que formaliza o contrato de operacionalização dos vôos, criando a rota aérea Natal-Mossoró-Natal.

Gestão
O Governo do Estado através Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), promovem o 1º Congresso de Direito Administrativo do Estado. A nova gestão pública deve otimizar sua ação de modo adequado, para que atinja seus verdadeiros fins. Os resultados têm de trazer melhoria para a sociedade e para o cidadão em particular, e as leis não podem ser a causa do não cumprimento desse objetivo. A declaração foi dada pelo secretário estadual da Administração, Paulo César Medeiros, na noite dessa terça-feira (29), durante a abertura do Congresso.

Feira de Negócios do Vale do Açu começou nesta quinta-feira
Vitrine das potencialidades econômicas produzidas na região, a 6ª Feira de Negócios do Vale do Açu foi aberta nesta quinta-feira (1), na Praça da Igreja Matriz, em Assu, prolongando-se até sábado (3). Esse ano, a feira atingiu recorde na venda de estandes, 30% a mais que o ano passado. Foram vendidos 150 estandes dos setores de agronegócio, indústria, comércio, artesanato, turismo, serviços, além de prefeituras e órgãos do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário