quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

HOMENAGEM A MARIA DO CÉU FERNANDES - PRIMEIRA DEPUTADA ESTADUAL DO BRASIL

Robinson entrega placa de homenagem a Paulo de Tarso

Presidente da AL homenageia primeira deputada estadual do Brasil

A homenageada "in memorium" foi  a potiguar de Currais Novos, Maria do Céu Fernandes. O cerimonial realizado na Assembleia Legislativa sob o comando do presidente da Casa, o vice-governador eleito Robinson Faria. Representando a família e filho da homenageada estava o Dr Paulo de Tarso Fernandes que recebeu uma placa alusiva ao evento e fez belíssimo discurso.

“Esta Casa mais uma vez abre suas portas para prestar justas homenagens a uma das mais importantes figuras políticas de nosso Estado: a ex-deputada estadual Maria do Céu Fernandes, a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil”, discursou Robinson ao abrir a sessão solene, e comparando o poder feminino que começou com Maria do Céu, com a recente eleição presidencial.

“Se hoje o Brasil escolhe sua primeira Presidente da República é porque antes houve mulheres como Maria do Céu Fernandes, que abriram passagem para as futuras gerações”, disse Robinson. Além de Paulo de Tarso, estava prersente a filha de Maria do Céu, Olindina Fernandes. Nas galerias, prefeitos e vereadores de diversas cidades do Estado.

No discurso de agradecimento, feito por Paulo de Tarso, ele relembrou a luta da mãe, citou  histórias da política da época onde sua mãe foi pioneira em Currais Novos, lembrando a ousadia da deputada em fazer política naquela região, além do seu tempo, já enfrentando as oligarquias. “Sou um filho grato na emoção da saudade. Se tiramos lições do passado, devemos buscar esperanças para o futuro”. disse Dr Paulo de Tarso. 

Maria do Céu Fernandes nasceu em 6 de novembro de 1910, na cidade de Currais Novos. Ela chegou à Assembleia Legislativa em 1934, ainda solteira, aos 24 anos, para um mandato curto de menos de 2 anos. A parlamentar foi eleita pelo Partido Popular, que era oposição a Getúlio Vargas. Maria do Céu era irmã do ex-governador Cortez Pereira, e pela passagem na Casa do Povo foi considerada uma das melhores oradoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário