terça-feira, 27 de setembro de 2011

A REFORMA POLÍTICA TERÁ ATO NA CÂMARA COM PRESENÇA DE LULA

Foram convidadas para o ato representantes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), centrais sindicais e fundações ligadas a partidos políticos.

Câmara dos Deputados será palco na próxima terça-feira (4) de um grande ato pela aprovação da Reforma Política. Segundo o relator da comissão especial que debateu o tema na Casa, deputado Henrique Fontana (PT-RS), já está confirmada a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de vários dirigentes de entidades da sociedade civil.

“Este será um ato importante com a presença de vários setores da sociedade civil organizada que reivindicam uma reforma na política brasileira. Esses movimentos, que representam grande parcela da sociedade, clamam por mudanças que aperfeiçoem e preservem o bom funcionamento da nossa democracia”, disse Fontana.

Financiamento público


O relator afirmou que a proposta do financiamento público e exclusivo de campanha é um ponto da reforma que unifica todos esses segmentos. “Todas as principais entidades do País têm em comum a defesa de um sistema de financiamento da democracia que retire dos setores econômicos, que mantêm relação com os governos, o direito de influenciar financeiramente as campanhas eleitorais”, declarou Henrique Fontana.

Segundo ele ainda, as propostas de seu anteprojeto, já apresentado na Comissão, foram discutidas com vários líderes de entidades que vão participar do Ato. Dentre eles, o presidente da CNBB, Dom Raimundo Damasceno; o presidente da UNE, Daniel Iliescu, e o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

Logo após o ato, na quarta-feira (5), o deputado Henrique Fontana deve apresentar o relatório final dos trabalhos da Comissão da Reforma Política da Câmara. Durante quase seis meses, o colegiado debateu mudanças no sistema político e eleitoral brasileiro. O local e o horário da reunião do colegiado ainda não foram definidos.
Fonte: Informes PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário