sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SELO UNICEF NÃO AVALIA MARIONETES

 O Grito fora de sala 
Se, por um instante, vislumbrassem que não sou uma marionete de trapo e me presenteassem com um pedaço de vida ... seria um professor! Possivelmente não poderia dizer tudo o que penso, mesmo assim, por um deslize da verdade seria até agredido pelo sistema. 
Dutra Assunção

SELO UNICEF CONSCIENTIZANDO O UNIVERSO ESCOLAR
A educação no município de Santana do Matos deve ser alertada. Anda camuflada, maquiada ou apresentada como uma marionete uniformizada com crachá, tipo “Escola que desenvolve Ações para ser aferida pelo Selo UNICEF.” O Selo UNICEF, na verdade avalia um conjunto de medidas que começa no próprio gabinete de um Secretário de Educação. Nomear uma Escola para desenvolver ações com esses objetivos parece mais uma preocupação de modelo político, distorcendo a informação ou forçando por exemplos isolados os requisitos a serem analisados.

Ações que oportunizam a criação e desenvolvimento do conhecimento não se restringem a execução em um só estabelecimento de ensino. Conceitos sobre educação, auto estima e dedicação profissional estão escritos em cartilhas primárias do antigo ABC. Coordenar educação necessita pulverizar essas ações, mesmo limitadas alcançariam o conjunto sendo esse o ponto principal a ser avaliado pelo Selo UNICEF.

Enquanto isso, escolas municipais da zona rural em Santana do Matos possuem computadores e não dispõe de linha para acessar a Internet; o programa “Professores Conectados”, aquele que distribuiu notbooks para professores - alguns não usam por não poder pagar um provedor de linha para acessar a rede mundial de computadores. E, tantas outras dificuldades que os Secretários de Educação deveriam falar ou direcionar medidas para amenizá-las.

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