quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ESCOLA NA ZONA RURAL VENCE O PRÊMIO “CONSTRUINDO A NAÇÃO”


A escola pública municipal Adalberto Nobre de Siqueira, localizada na zona rural de Ipanguaçú/RN localizada a mais de 20 km da cidade no assentamento Tabuleiro Alto, receberá pela 3ª vez consecutiva o prêmio Construindo a Nação, desta feita, versão 2012.
A escola foi novamente reconhecida e premiada nacionalmente por suas políticas de incentivo à leitura literária. Dessa vez, a escola foi premiada pela realização da 4ª "Semana de Línguas", com o tema "De Caminha a Lobato: a evolução da Literatura Brasileira". O Prêmio Construindo a Nação 2012 configura-se, assim, como a 12ª conquista certificação/premiação da escola no triênio 2010-2012 com ações de incentivo à leitura de literatura na escola entre os alunos, principalmente os que compõem o segmento das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

O Prêmio Construindo a Nação 2012 é uma ação conjunta do Instituto da Cidadania Brasil, Confederação Nacional da Indústria – Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social, SESI e parceiros nacionais – Fundação Volkswagen, e Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

Para a Secretária de Educação Jeane Dantas, o município fica feliz pela conquista de mais um premio e pelas mudanças positivas nas vidas dos estudantes, “A Escola de Tabuleiro Alto já provou que tem competência quando o assunto é a leitura literária, e nossa felicidade é a mesma das crianças, dos adolescentes, dos professores e das famílias que mais vez conseguiram nova façanha dentro da educação pública municipal da nossa cidade.” 

PS DO BLOG:
Que seja pura didática no novo processo Ensino x aprendizagem: Uma escola municipal na zona rural de um município do Rio Grande do Norte ganhar pela terceira vez consecutiva um prêmio disputado com centenas de Escolas em todo o Estado. Não diria que a referida escola seja um bode expiatório do sistema educional brasileiro ou de uma montagem em esfera superior onde permanecem os corruptos do país. Acredito em duas hipóteses:

I) Um esforço de uma eficiente equipe de educadores daquele município com apoio diferenciado das secretarias de educação estadual e municipal;  e/ou

II) ...
uma ineficiência generalizada do sistema educacional em todo o país.

Em ambos os casos temos uma explicação, o ensino ainda continua a diplomar semi analfabetos como se fossem 
moluscos, à deriva entre o mar e o rochedo. Uma realidade do ensino brasileiro, permanecendo o Norte e Nordeste com os piores índices educacionais registrados em todo o país com uma atenuante do jargão popular daqueles portadores de diplomas que ...  "Em terra de cego quem tem um olho é Rei!".


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