terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A SOCIEDADE DEVE REPUDIAR A IDEOLOGIA DE JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS

Bate-papo com Alípio Souza Filho - Professor e doutor em sociologia pela UFRNPara o professor, a sociedade deveria repudiar a ideologia de justiça com as próprias mãos

Quais fatores contribuem para esse tipo de atitude? Sentimento de impunidade?
Penso que o fator principal é uma opção pela barbárie por parte de certos setores da sociedade brasileira, que continuam com mentalidade de senhores escravistas ou de coronéis, que se negam a se civilizar e a admitir o papel do Estado moderno na vida social. Na sociedade moderna, o ente que cuida dos assuntos relativos ao que se nomeia de “crime” é o Estado. A ideologia do “sentimento de impunidade” é uma falácia para justificar a vontade autoritária, violenta e fascista de certos setores da sociedade que continuam a acreditar que podem agir no mundo como querem.
Isso não seria uma reação que qualquer pessoa pode ter em um momento de raiva?
A raiva é uma emoção humana que deve ser sabiamente administrada, sublimada, substituída por alguma outra emoção ou atitude racional, única maneira de não fazermos de relação com o outro uma relação de ódio e guerra, assim como única maneira de tornarmos as relações sociais possíveis.

Estamos diante de algo “novo” ou apenas há maior exposição dos casos em função das ferramentas de comunicação?
Nada de novo há nesse comportamento. Pelo contrário, a cena do garoto negro, preso a um poste, com uma argola no pescoço, é coisa das podres entranhas da sociedade brasileira que, em seu passado, foi escravista, em seu modo de produção e estrutura social, e que, hoje, permanece escravista de modo imaginário, com efeitos práticas nas relações sociais.
Qual deve ser a reação da sociedade diante desses casos?
A sociedade brasileira deve repudiar toda a ideologia de “justiça com as próprias mãos”. Rechaçar toda ideologia falaciosa que o Estado não atua, que é ausente, que não há punição para os criminosos  e bandidos. Isso é discurso de gente autoritária, fascista ou ignorante. Além, é claro, é discurso de segmentos interessados num Estado autoritário, repressivo e complementado, ilegalmente, por bandos de extermínio, assassinos de aluguel, milícias criminosas.
F: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário