quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA DO NORDESTE BUSCAM APOIO DE HENRIQUE ALVES PARA REPOSIÇÃPO DE SEMENTES DA AGRICULTURA FAMILIAR




Presidente
da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves ouve Secretários de Agricultura do Nordeste
Brasília (DF) - Os secretários de agricultura do Nordeste pediram o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para reposição dos bancos de sementes que foram esvaziados em razão da seca dos últimos dois anos.  Eles reivindicam recursos do governo federal nos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura.

No Rio Grande do Norte, são 1.150 bancos de sementes. A maioria deles está com estoques reduzidos ou vazios . ”Em muitos casos, em situações de extrema necessidade, as sementes destinadas ao plantio e à produção de grãos foram utilizadas na alimentação humana”, admitiu o secretário de agricultura do Rio Grande do Norte, Tarcísio Bezerra Dantas. Ele estava acompanhado de Luiz Cláudio Macedo, ex-diretor da Emater-RN e secretário executivo do Conselho dos Secretários de Agricultura do Nordeste.
Os secretários buscam a liberação de R$ 50 milhões do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Eles também estiveram reunidos nesta quarta-feira com o Secretário Nacional de Agricultura Familiar, Walter Bianchini, e o ministro da Agricultura, Antônio Andrade.No caso do Rio Grande do Norte, o estado busca no governo federal a liberação de R$ 4 milhões para a compra de 440 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo. A distribuição será feita para 36 mil agricultores familiares de um total de 100 mil famílias. “Estamos pleiteando o mínimo diante da necessidade dos pequenos produtores para iniciarem o plantio”, argumentou o secretário.
F: AssImp - Fotos: J. Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário