domingo, 21 de setembro de 2014

AZUL, MEU CORDÃO DO PASSADO


Como se fora um pastoril, partidários e militantes de partidos políticos vão as ruas em Santana do Matos. Seus objetivos são questionáveis. O Encarnado agora representa outros interesses, assim como o Azul representado pelo verde brevemente dará o ar da graça. Observando os semblantes, talvez angustiados pelos transtornos e valores transformados, diria um Pastoril diferente. Antes que a ala verde se apresente pulverizando a Esperança, lembrei do meu Pastoril do Passado, onde a alegria era a cena, o sorriso a identidade, a vida vivida.
Foto: Disponível no face sem crédito de postagem

AZUL, MEU CORDÃO DO PASSADO
CRÔNICA
Dutra Assunção
Pastoris do passado uma lembrança viva da comunidade de Serra do Gado em Santana do Matos.  Sessenta anos depois tudo mudou. Os valores foram transformados, a qualidade de vida melhorou proporcionalmente em todo o mundo.

   A Democracia oportuniza opiniões, a individualidade influencia até a sociedade através de conteúdos sofismados com análise e posicionamentos em todas as opções de credos. Credo mesmo para alguns que se tornam até profissionais, quase uma fé cristã, influenciando as manifestações dos indivíduos, seus grupos e camadas sociais.
   A política maneja e encurrala o povo, oferecendo o pão e o circo com risos amarelos e falsos. A tecnologia nos veículos de comunicação se encarrega para a completa alienação da mente e suas ações. Tudo isso como se fosse uma festa, um entretenimento.
   Lembro minhas origens culturais onde as festas populares traziam as cores e à alegria para ser comemorada, muito diferente dos dias de hoje. Naquela época acordar para a vida, literalmente, o verbo ACORDAR, era A-COR-DAR! O que significava dar cores a vida.
   Lembro de minha tia Crinaura Guimarães que em Serra do Gado formou um grupo de jovens que no Mês de maio apresentava uma peça, tipo drama, um pastoril onde o Encarnado e o Azul polarizavam conceitos, gostos, simpatia e valores. Tudo era muito simples, espontâneo e colorido.
   Saudoso pastoril que trouxera Crinaura quando passou uma temporada em Ceará Mirim e ao voltar as origens do pé da Serra Grande em Santana do Matos nos proporcionou aquela lição de valores. Saudoso Pastoril! Contrastantes são os pastoris atuais onde são outros os interesses da maioria de seus astros e estrelas.

PASTORIL TRADIÇÃO E CULTURA DE UM POVO

    Na sala da casa grande, Crinaura  ensaiva e fazia suas apresentações. Abria a apresentação com um soneto, variando o texto de acordo com o tema a ser apresentado. Exemplo:
 
- “Eu sou a mestra do cordão encarnado
Eu sou a contra mestra do cordão azul
E eu sou a Diana e passo dia ao lado
Do cordão azul e do cordão encarnado”
    Em seguida as mocinhas da redondeza entravam em cena que em fileiras dançavam aos acordes de um violão. As meninas moças em duas fileiras paralelas, uma após outra davam um passo a frente e Joaquina, atualmente com 80 anos, dissertava  o Mês de Abril, fazendo uma alusão a mentira. E assim o drama era apresentado pelas 12 estrelas. - Luz, cores e pureza do meu sertão.

    Copiado, original ou colado temos na Internet o texto abaixo como conteúdo de uma apresentação de pastoril. Por falta de informações mais precisas não tenho dados concretos se as peças de teatro apresentadas por Crinaura Guimarães chamadas de  “Dramas”, eram reapresentações que aprendera em Ceará Mirim ou se criadas por sua imaginação, descrevendo, citando as características dos meses do ano.

EXEMPLO DE UM TEXTO DE PASTORIL SEMELHANTE AO APRESENTADO POR CRINAURA GUIMARÃES

- “Eu sou a mestra do cordão encarnado
Eu sou a contra mestra do cordão azul
E eu sou a Diana e passo dia ao lado
Do cordão azul e do cordão encarnado”

E eu sou o anjinho, a todos levo o amor

Eu sou a ciganinha, e danço com esplendor

Eu sou a camponesa, trago flores para enfeitar

Eu sou a estrelinha, ilumino onde passar

Eu sou a borboleta, passeio pelos cordões
Bato asas para a beleza
Das pastoras do meu coração".

Um comentário:

  1. Algo fugaz para as mentes que pouco ler em Santana do Matos, é uma bela manifestação do saber que si atua bem.

    ResponderExcluir