domingo, 9 de janeiro de 2011

EM SANTANA DO MATOS O PODER PÚBLICO FAZ "VISTAS GROSSAS" QUANTO A LEI QUE OBRIGA USO DO CAPACETE

Acidentes com vítimas fatais onde usuários de motos não usam capacete sinalizam co-responsabilidade das instituições locais

Após uma trégua entre motoqueiros e o álcool, os acidentes fatais diminuíram em 2009 envolvendo motocicletas e seus usuários pilotando seus veículos sem capacetes nas estradas do município de Santana do Matos. Naquele período foi realizado um fórum sobre Segurança no Trânsito por iniciativa do Ministério Público, onde participaram: o próprio MP, Detran/RN, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e praticamente todos os segmentos institucionais da cidade.

O evento foi divulgado na época pelo Jornal Cajarana e blogs da região. As estatísticas diminuíram significativamente naquele período, voltando no final de 2010 a indicar novo crescimento diante do descaso de órgãos co-responsáveis que ficaram de tomar iniciativas de ações escolhidas e deliberadas pela direção daquele encontro. Neste conjunto de responsabilidades, envolvendo o cidadão comum, em si mesmo, temos as variantes de resoluções, inerentes aos segmentos de educação, ministério público e governo municipal.

Com descrédito, o cidadão comum pergunta: a quem responsabilizar diretamente as medidas ostensivas, preventivas ou repressivas a serem utilizadas para diminuir o crescente número de acidentes em nossas estradas? De uma coisa nós sabemos: pouco foi feito. Precisamos de ações dirigidas ao problema com critérios e determinação. É necessário alguém assumir uma política pública municipal de pulso que enfrente o assunto com prioridade. Fazendo “vista grossa” sobre o assunto o executivo local é o principal co-responsável pelo retorno da trágica estatística que mata nossos jovens no município, dele deveria sair as diretrizes de ações sobre o tema.

Uma das maiores empresas de marketing do mundo, resolveu passar uma mensagem para todos, através de um vídeo criado pela TAC (Transport Accident Commission) que tem um efeito de reflexão em todas as camadas sociais do mundo. Ao ver essas imagens, estarrecido e comovido fiquei, pela sensibilidade visual de analogia, tal qual sentiram familiares de nossos jovens mortos nas estradas por acidentes trágicos e de co-responsabilidades não assumidas pelos nossos representantes e governantes em Santana do Matos. Veja o vídeo, vale a pena conferir.

Click no Link abaixo e veja imagens impressionantes ocasionadas pelo consumo de alcool

Um comentário:

  1. Todo interior é assim...
    A falta de respeito no transito e o não uso de equipamentos necessários de, fazem do Brasil um dos campeões em acidentes nas estradas...
    Parabéns Brasil por mais este título. :(

    ResponderExcluir