terça-feira, 25 de março de 2014

CARITAS DIOCESANA DE CAICÓ DESENVOLVE PROJETO DE COLETA SELETIVA EM SANTANA DO MATOS

A Caritas Internacional (Caritas Internationalis) é uma confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de 200 países. Suas missões coletivas ou individuais trabalham para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos. A primeira organização da Caritas foi estabelecida em Friburgo, Alemanha, em 1897. Outras organizações nacionais da Caritas foram formadas ao fim de pouco tempo na Suíça (1901) e nos Estados Unidos (Caridades Católicas 1910).

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário.Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Pe Josino, acompanha o processo de organização dos catadores na implantação do projeto de coleta seletiva. Presença da Igreja Católica.

"CDC" IMPLANTA PROJETO DE COLETA SELETIVA DE LIXO EM SANTANA DO MATOS
A Caritas Diocesana de Caicó (CDC)desde Fevereiro vem desenvolvendo um projeto de implantação da coleta seletiva no município em parceria com a prefeitura municipal onde os primeiros contatos foram feitos pelo pároco da cidade, Pe. Josino Raimundo da Silva.

Em outra reunião através da Secretaria de Assistência Social, as mulheres catadoras fizeram a adesão á participação na coleta seletiva e solidária, onde D. Maria Lindalva da Silva e D. Maria Marta da Silva ambas catadoras de matérias reciclavas disseram -  SIM, a Coleta seletiva Solidária de Santana do Matos.

Outro grupo de jovens da Pastoral da Juventude participou de uma oficina de teatro realizada pela Caritas Diocesana onde o educador social da CDC, Francisco Maguila  trabalhou o tema para implantação da coleta seletiva no município e ao mesmo tempo sensibilizando a comunidade sobre a importância da separação adequada dos materiais recicláveis.

Na ocasião foi convidado para contribuir com a montagem do espetáculo da Paixão de Cristo, que será encenado pelo Pastoral da Juventude na Paróquia.

Outras reuniões estão sendo agendadas e o projeto em andamento. A prefeita Lardjane participa aos veículos de comunicação social e a população de um modo geral a necessidade de união onde a dinâmica e eficiência do projeto necessita do apoio  de todos para que se possa oportunizar os menos favorecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário