quinta-feira, 20 de março de 2014

IDEMA FAZ DOAÇÃO DE LENHA ILEGAL APREENDIDA PARA A APAE DE ASSU


 equipe de fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) doou um carregamento de lenha ilegal apreendido no dia 14 de março. O caminhão que carregava o material foi encontrado em Ipanguaçú, seguindo para uma indústria de cerâmica no município de Assu.

O IDEMA autuou o motorista do caminhão que transportava a madeira ilegal, bem como o dono da cerâmica que recebeu o produto, e o mesmo admitiu que o Documento de Origem Florestal (DOF) encontrava-se fora do prazo de validade. 

Em seguida, o IDEMA procurou a Secretaria de Ação Social da cidade para contatar uma instituição carente que recebesse a doação. A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) foi a escolhida, e Maria Euzélia, presidente da APAE, juntamente com o fiscal ambiental, Luiz Augusto, assinaram o Termo de Doação. 

A APAE permutou a carrada de lenha recebida com uma panificadora local e terá direito a receber R$650,00 em produtos não industrializados fornecidos pela padaria. Esses produtos devem ser necessariamente oriundos da queima da lenha em questão e para consumo obrigatório da Associação.

A iniciativa da doação partiu da Gerência Estadual do DOF, que integra o Setor de Fiscalização do IDEMA, por meio do técnico Luiz Augusto Santiago Neto e contou com a anuência da diretoria geral do órgão ambiental.

“As apreensões de lenha ilegal feitas pelo IDEMA se dão geralmente no momento em que o caminhão está descarregando a lenha em seu destino. Desta vez, foi na estrada enquanto seguíamos com as atividades para o interior do Estado. O destino que as lenhas terão após a apreensão também é de extrema importância, pois o transporte de lenha ilegal é crime e tem que ser fiscalizado”, afirma o fiscal ambiental Luiz Augusto.
F: AssCom Idema/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário